31 de ago. de 2009

Brasil Cacau, a nova franquia da Kopenhagen, soma 12 lojas


A rede de franquias Brasil Cacau, especializada na venda de chocolates, foi criada pelo grupo CRM, o mesmo da Kopenhagen, para atender o público da classe C. Desde janeiro, foram abertas 12 lojas, sendo 11 próprias e uma pelo sistema de franquias. Localizada no terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, a primeira franquia da Brasil Cacau tem, além de chocolates, uma cafeteria – assim como as demais lojas da marca. A marca segue em expansão e até o final do ano deve inaugurar mais 38 lojas, todas operadas por franqueados selecionados pelo Grupo CRM. Os planos de expansão incluem Brasília, Porto Alegre, Natal e Rio de Janeiro. A meta do Grupo CRM é de 50 lojas até o fim de 2009 e 500 lojas até 2011. Segundo a empresa, 3 mil pessoas já estão na fila de espera por uma franquia da Brasil Cacau, sendo que 88 delas já têm franquias da Kopenhagen. Norberto Farina é um dos empresários que apostou na franquia da Brasil Cacau. Ele abre as portas de suas duas primeiras lojas da marca na próxima semana - uma delas localizada no shopping Campo Limpo, na capital paulista, e a outra em Diadema, na Grande São Paulo. Farina e suas duas filhas são donos de 12 lojas da Kopenhagen, sendo quatro delas em Porto Alegre e oito em São Paulo. “Não desistimos das franquias da Kopenhagen. Pelo contrário, temos planos de abrir mais unidades da marca, mas também optamos por diversificar nossos negócios”, afirma Farina, que também é proprietário de dez óticas – que não são franquias – na capital paulista. “A classe C está crescendo muito e, além disso, será um grande aprendizado para a gente trabalhar com um público diferente. Isso tem muito a acrescentar nos nossos negócios”, complementa o empresário.

fonte: Brasil Cacau


30 de ago. de 2009

Região do ABCD passa a integrar a maior rede de jornais do país

Agência BOM DIA

Numa das principais datas do calendário nacional, 7 de setembro, estréia no ABCD paulista o oitavo BOM DIA. O jornal circulará diariamente em cidades que fazem parte de uma das regiões mais importantes do país – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Juntos, os sete municípios têm 2,6 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente ao Uruguai e Paraguai somados.

“Inovamos ao criar o conceito de jornais afiliados e agora estamos inovando mais uma vez ao entrarmos numa região metropolitana”, diz o diretor-geral da Rede BOM DIA, Flávio Pestana. “Este lançamento fortalece ainda mais a rede para que possamos exercer uma influência cada vez mais positiva junto à sociedade civil.”

O jornal é o quarto a integrar a rede no sistema de afiliados. O Grupo Notícia Comunicação será o responsável pela operação local. “O ABCD, por sua importância no cenário nacional, anseia pela chegada de um veículo de comunicação ágil, moderno, imparcial e plural”, diz o publisher do jornal no ABCD, Carlos Cortegoso. “O BOM DIA vem suprir essa lacuna.”

Para o diretor-geral do jornal no Grande ABC, Helvio Alcoba, o desafio é empolgante. “Não estamos falando de uma região que vive a reboque de outras, mas de uma das locomotivas da economia do país.”

O jornal está instalado na avenida Redenção 514, Centro, em São Bernardo.


Rede já chega a mais de 90 cidades
Com a edição que circulará na região do ABCD paulista, o BOM DIA chega à oitava região do Estado de São Paulo, completando uma lista que já passa de 90 cidades.

A rede, que começou em 2005 com os jornais inaugurados em Bauru, Jundiaí, Rio Preto e Sorocaba, avançou no início deste ano para Fernandópolis, em seguida a Marília e, no dia 16 deste mês, entrou também na região de Catanduva. O projeto da Rede BOM DIA prevê abrir 23 edições até o fim de 2010.

Ainda este ano, mais duas regiões deverão receber o jornal diariamente no sistema de afiliados, em que empresários locais são responsáveis pela gestão do BOM DIA em suas regiões, mas sempre obedecendo aos mesmos princípios éticos, editoriais e comerciais que unem a rede em seu dia-a-dia.

Mercado imobiliário volta-se para dois dormitórios

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

Depois dos lançamentos imobiliários de alto padrão, com três e quatro dormitórios, o mercado volta novamente os olhos para os empreendimentos de dois dormitórios.

Pesquisa realizada pelo Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário de São Paulo) aponta que, das vendas acumuladas no primeiro semestre deste ano (total de 14,4 mil unidades), 39,3% foram resultado da comercialização dos imóveis com dois dormitórios - os empreendimentos de três quartos participaram com uma fatia de 31,1%.

O economista-chefe e diretor executivo da instituição, Celso Petrucci, explica que os fatores que justificam o novo cenário têm relação com a crise global.

Entre 2007 e 2008, houve um boom imobiliário, resultado da ampliação do prazo de financiamento. "As construtoras, por sua vez, investiram nos imóveis de alto padrão. É só olharmos para a Região Metropolitana de São Paulo", exemplifica.

Com o impacto das turbulências financeiras (em meados de outubro do ano passado), as vendas desses empreendimentos ficaram freadas em virtude do alto custo para as empresas e do valor de venda, o que desaqueceu esse mercado. "Mesmo assim, nunca deixamos de vender residências com dois quartos", conta Celso Petrucci.

Com a situação econômica mais fraca, o governo federal, a fim de não deixar a construção civil parar de crescer, lançou o programa Minha Casa, Minha Vida em março deste ano. A iniciativa visa oferecer moradia para pessoas com renda mensal de até 10 salários-mínimos. "Esse fator fez com que as empresas focassem novamente nos imóveis menores. Agora, 2009 é o ano do ‘dois dormitórios''", ilustra o economista do Secovi-SP.

No Grande ABC, desde a inauguração do programa habitacional até o momento, 1.600 unidades já foram aprovadas entre as cidades de São Bernardo, Diadema e Santo André, principalmente, segundo o gerente regional de negócios da construção civil da Caixa Econômica Federal, Leomar Antonuci. Algumas unidades, inclusive, já tiveram suas obras iniciadas e estão na fase de contratação por parte do mutuário.

Ao todo, ainda estão em análise 35 empreendimentos, num total de 3.900 unidades, voltadas para pessoas com faixa de renda entre três e 10 salários-mínimos.

Antonuci explica que, em virtude do anúncio do Minha Casa as construtoras apostam em imóveis cuja faixa de venda varia entre R$ 95 mil e R$ 100 mil. "Todas as unidades que estão sendo aprovadas dentro do programa têm dois dormitórios. É uma característica", acrescenta.

O presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci, explica que, mesmo com as facilidades para financiar a casa própria entre todas as classes sociais era preciso um incentivo como o que foi dado pelo governo federal - oportunidade que está sendo aproveitada neste momento.

Mesmo não havendo um comparativo, apenas no primeiro semestre deste ano, foi computada a venda de 774 unidades de dois dormitórios entre São Bernardo, São Caetano e Santo André, de acordo com o estudo da associação.

29 de ago. de 2009

Diadema: inscrição para o 'Minha Casa, Minha Vida' ainda é incerta

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC

A Prefeitura de Diadema ainda não tem previsão de quando abrirá as inscrições para os interessados no Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal. O déficit na cidade é de 10 mil moradias - cerca de 3.300 famílias vivem em áreas de risco.

No entanto, construtoras já começam a focar o município, que tem 31 terrenos destinados como AEIS (Áreas Especiais de Interesse Social) no Plano Diretor. Ontem, o vereador e líder do governo na Câmara, Laércio Soares (PCdoB), e representantes da HM Engenharia, foram ao escritório Regional da Caixa Econômica Federal, em Santo André. A construtora pertence ao Grupo Camargo Corrêa e possui escritórios em Campinas e Barretos, no Interior.

"A HM está interessada em investir na cidade, mas tinha dúvidas sobre o programa. Fomos à Caixa para reunião de esclarecimentos", afirmou Laércio, que ainda expôs o pacote de benefícios aprovados na Câmara para atrair os novos investidores.

O gerente de Habitação da Caixa, Leomar Antonuci, ressaltou que "as vantagens são muitas para as construtoras e os compradores".

Alunos de Diadema terão jornada de sete horas

Programa Diadema Mais Educação irá abranger dez escolas e começa já em setembro.

Diadema coloca em prática no fim da primeira quinzena de setembro o programa Mais Educação, do governdo federal, que promove a educação em tempo integral para alunos da rede pública de ensino. A diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Jaqueline Moll, lançou nesta sexta-feira (28/08) a parceria com o município.

O evento reuniu, pela manhã, os nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo que já aderiram à proposta. A reunião aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Recad (Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Diadema).

O município lançará a sua versão do programa abrangendo 2,4 mil crianças de 6 e 7 anos, pertencentes a dez escolas dos bairros Eldorado e Inamar. Elas passarão a ter jornada diária de sete horas, cinco dias por semana. Além do ensino regular em sala de aula, os estudantes participarão de atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer em vários equipamentos da cidade.

"Pensamos em temáticas diferenciadas junto com os voluntários para garantir que as crianças não tivessem o mesmo conteúdo de manhã e à tarde", disse a secretária de Educação de Diadema, Lúcia Colto.

Para a implementação, serão envolvidos, além de professores, também monitores, oficineiros, voluntários, agentes de trânsito, pais, comerciantes da região, e comunidade local. De acordo com a secretária, o programa irá contribuir para o alcance da meta nacional de fazer com que o aluno chegue aos 8 anos sabendo ler e escrever.

Diadema teve opção pela educação integral porque também está investindo recursos próprios no programa. Para 2009, a cada R$ 40 mil mensais investidos pelo MEC, outros R$ 37 mil serão dados como contrapartida pela Prefeitura. Cerca de 150 voluntários participarão do programa. Eles receberam ajuda de custo apenas o para transporte, alimentação e material.

Mais Educação - Criado em abril de 2007, o Programa Mais Educação do MEC abrangia, até o ano passado, 1,2 mil escolas de todo o País, de capitais e regiões metropolitanas. Este ano, esse número subiu para 5 mil escolas e, para 2010, estão previstas 10 mil escolas, englobando as cidades com mais de 163 mil habitantes.

fonte: Carol Scorce - Jornal ABCD Maior

26 de ago. de 2009

Nova empresa de saneamento em Diadema deve iniciar atividades em janeiro

A junção entre Saned e Sabesp deve ocorrer neste ano, mas o funcionamento em 2010


A possível junção inédita entre as empresas de saneamento Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve acontecer apenas em janeiro de 2010. De acordo com a comissão do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo), a constatação foi feita pelo diretor administrativo da Saned, Antonio Carlos dos Anjos, durante uma reunião.

De acordo com informações de dirigentes sindicais presentes à reunião, a assinatura da junção seria realizada neste ano, mas as atividades da nova empresa de saneamento teria início em janeiro. A decisão seria para não atrapalhar as finanças de 2009.

“A junção vai ser a partir de 1º de janeiro do ano que vem, pois começaria o ano com a nova empresa de saneamento. A direção da Saned também informou que os concursados celetistas terão o emprego garantido, mas ainda temos muitas dúvidas sobre esta parceria”, disse o diretor do Sintaema, Ivo Godoy, que é um dos membros da Comissão.

O diretor administrativo da Saned confirmou a realização da reunião, porém, desmentiu a informação de que em janeiro o saneamento de Diadema passará a ser administrado por uma nova companhia gerida pela autarquia municipal e Sabesp. “Estamos em processo de negociação e nada foi decidido. Não teria como prever uma data”, comentou.

Entretanto, admitiu que o melhor para as empresas de saneamento é iniciar a parceria em janeiro de 2010. “Falei que o melhor é iniciar o trabalho em 2010 para fechar o ano fiscal. Mas eles se precipitaram e confundiram”, opinou.

Em dezembro do ano passado, as companhias assinaram um documento que deve resultar em uma nova empresa pública de saneamento. O prazo para a junção foi prorrogado por duas vezes e a nova data determinada para a possível junção é 5 de outubro. Ainda não há informações se o tempo determinado é suficiente para chegar a um acordo.

A prorrogação tem se dado pela falta de entendimento nas questões financeiras e na formação jurídica da nova empresa. Outro motivo é a divergência na divisão de poder. A Saned e a Sabesp há mais de 14 anos brigam na Justiça em virtude de divergências no valor da água e da dívida e, para chegarem a um acordo, as empresas públicas estudam a melhor maneira de administrar em conjunto o saneamento da cidade.

fonte: Karen Marchetti - Jornal ABCD Maior

25 de ago. de 2009

Diadema faz campanha sobre entulho

APrefeitura de Diadema gasta por ano cerca de R$ 5 milhões com a retirada de entulho jogado nas ruas da cidade. Para diminuir esses custos a administração promove o programa Pé na Rua, que duas vezes por ano realiza a Operação Cata-Entulho, recolhendo esses materiais nas residências.

Ontem pela manhã os moradores do bairro Campanário acordaram ao som dos cumprimentos do prefeito do município, Mário Reali. O chefe do Executivo estava na região para iniciar a segunda etapa do projeto. Com o intuito de intensificar a conscientização, foi lançada uma campanha educativa e de prevenção. “Não adianta colocar remédio para matar rato, enquanto tem gente dando comida para os bichos. É preciso integrar as ações e orientar a população sobre a importância da limpeza. Essa é a única forma de atingir um resultado melhor, com uma cidade mais limpa e, consequentemente, mais saudável”, garantiu Reali.

Nas atividades participam profissionais das Secretarias de Obras, Transportes, Meio Ambiente, Saúde e Educação, Centro do Controle de Zoonoses e Companhia de Saneamento de Diadema (Saned). “Cada um usa os equipamentos que dispõem”, destacou o secretário de Transportes, Ricardo Perez. Entre os serviços está a pintura de guias, desentupimento das redes viárias, cata bagulho e entulho, poda, orientação e prevenção e arborização urbana. Como parte integrante do projeto, aos fins de semana serão promovidos eventos esportivos.

O Pé na Rua passa por todos os bairros do município e permanece por 15 dias em cada um deles. A próxima parada do programa será no Parque Reid.

Cidadão Legal

Nos folhetos informativos distribuídos à população está o Olimpo, Cidadão Legal. O personagem foi criado como representação do morador que faz a sua parte e cuida da cidade. “Acho esses esclarecimentos necessários. Na rua de baixo o pessoal joga lixo nos bueiros, que acabam entupindo e, quando chove, a água não tem para onde escoar e volta para dentro de casa”, comentou a dona de casa Marta Benatti Copula.

De acordo com a lei municipal nº 2336/04 é proibido jogar entulho nas ruas. Os que não cumprirem a regra poderão ser multados. Para denúncias a Prefeitura mantém o Disque Sujão: 0800 77 04 348.

fonte: Michele Coutinho - DIÁRIO REGIONAL

Município amplia serviços de educação para atender mais alunos

Com um déficit de 3.125 crianças fora da escola, a Prefeitura de Diadema prevê a construção de três novas creches e seis escolas municipais de educação infantil (Emefs) até o fim de 2010. Outra medida é ampliar algumas unidades.


Em visita ao bairro Campanário, o prefeito Mário Reali, aproveitou para vistoriar as obras da Emef Santa Terezinha. “Aqui serão construídas duas novas salas e feitas readequações”, ressaltou. Em 2009, o valor destinado à educação é de R$ 7 milhões.


Outro plano na área destacado por Reali é a implementação do projeto Mais Educação, que promoverá atividades esportivas aos alunos de 1ª e 2ª séries em períodos de contraturno.

fonte: Michele Coutinho - DIÁRIO REGIONAL

GT do Parque Tecnológico faz a1ª reunião

Agência de Desenvolvimento Econômico encaminhará documentos ao governo do Estado

A primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) do Parque Tecnológico discutiu o encaminhamento formal de documentos ao Governo do Estado para o credenciamento do SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos). Os documentos devem ser enviados até o fim desta semana e estará a cargo da Agência de Desenvolvimento Econômico.

Outro ponto levantado no encontro foi a realização de uma oficina de planejamento para que sejam detalhadas as diretrizes de um projeto mais refinado para o parque. O evento será marcado para a última semana de outubro.

Neste meio tempo, representantes das sete cidades visitarão o parque de São Carlos (10/09) e o Parque Tecnológico do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul (25/09). “Os relatos das visitas farão parte da próxima reunião que será preparatória para a oficina de planejamento”, falou o secretario de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Luis Paulo Bresciani. A próxima reunião será no fim de setembro.

O encontro preparatório para a oficina foi definido pelo secretário como uma “lição de casa”. “Cada um ficou responsável de trazer informações das prefeituras sobre as suas ações e perspectivas em termos de inovação tecnológica”, afirmou.

fonte: Por: Deise Cavignato - Jornal ABCD Maior

Fundação de Diadema oferece curso de Drywall

São 20 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 27/08

A Fundação Florestan Fernandes oferece o curso de Gesso Acartonado (Drywall). São 20 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 27/08, das 9h às 19h, na sede da Fundação (alameda da Saudade, 186). As aulas serão ministradas no Centro Público de Formação Profissional da Construção Civil, na rua Santo Ignácio, 90, Centro, de segunda à quinta, das 19h às 22h. Para participar, o aluno deve ter mais de 18 anos.

O curso vai ensinar como funciona e quais as aplicações do drywall, expressão originada da língua inglesa que significa "muro seco" ou "parede seca". Ela é uma técnica de revestimento que substitui paredes e forros construídos em alvenaria. Bastante popular em países da Europa, Estados Unidos, e Japão, a tecnologia do material consiste em placas pré-moldadas, confeccionadas por chapas compostas de camadas de enredados de aço galvanizado e de gesso.

O método está sendo muito utilizado na construção civil, principalmente para áreas comerciais. As paredes de gesso drywall permitem instalações elétricas e hidráulicas através do sistema de fixação à pólvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado. Além disso, adaptam-se a qualquer estrutura, como aço, concreto ou madeira.

A montagem do sistema drywall é fácil, com redução de prazo de entrega e, consequentemente, custos menores. Com o sistema, há um ganho de área útil que pode chegar a quatro por cento a cada 100 m², diminuindo custos na preparação da superfície para a pintura.

Como as paredes são mais leves que o sistema de alvenaria tradicional, o sistema de parede de drywall mais simples pesa cerca de 25Kg contra 150 kg de uma parede de alvenaria.
Documentação - Para participar de qualquer um dos três cursos, é preciso apresentar os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência, carteira profissional, comprovante de escolaridade e comprovante de renda. Além disso, é preciso ser morador de Diadema.

fonte: Jornal ABCD Maior

Griletto abre 20α loja

Meta para os próximos três anos é chegar a 30 pontos em São Paulo

O Griletto, rede de restaurantes tipo fast-food, abre sua quinta unidade na Grande São Paulo e a 20ª da rede. Será na quarta-feira (26/08/09), no Super Shopping de Osasco.

Nos últimos dois meses foram abertas unidades nos shoppings Villa-Lobos (São Paulo), Top Center (São Paulo), Praça da Moça (Diadema) e Outlet Premium São Paulo (Itupeva).

A meta para os próximos três anos é chegar a 30 pontos de venda na capital e Grande São Paulo, entre próprios e franqueados.

. [ Descrição do negócio: Serviços alimentícios | Ano de fundação: 2004 – Brasil | Investimento total estimado (R$): R$ 290 mil | Área para instalação (m²): acima de 35m² | Previsão de retorno (meses): 24 | Faturamento médio por unidade (R$): R$ 100 mil | Funcionários por unidade: 18. | Contato da franquia: franquia@griletto.com.br ou www.griletto.com.br].

fonte: Fator Brasil

24 de ago. de 2009

Empresários discutem o setor da borracha

DIADEMA - Formulação de compostos, vulcanização, legislação trabalhista, gestão de tecnologia, novas aplicações de DSM, Refis e tributos são temas que permearão o 1º Encontro de Inovação e Gestão da Borracha, na próxima quarta-feira, na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Diadema. No encontro são esperados profissionais de mais de 60 empresas de artefatos de borracha, de Diadema e de municípios vizinhos. Em Diadema, ABC Paulista, o setor é o quarto maior gerador local de receita e emprego.

O seminário é realizado pela prefeitura, em parceria com o Ciesp e o Sindicato da Indústria de Artefatos da Borracha (Sindbor) e com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, do Consórcio Intermunicipal e do Sebrae-SP.

O 1º Encontro de Inovação e Gestão da Borracha tem entrada franca, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail sueli@ciesp.diadema.com.br. Outras informações, pelos telefones 4056-4844 ou 3251-2999.

fonte: DCI

23 de ago. de 2009

Sto.André, S.Bernardo e Diadema estão bem colocadas

Vanessa Fajardo e William Cardoso
Do Diário

O Grande ABC tem quatro cidades entre as 100 primeiras colocadas no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal). Além de São Caetano, Santo André (39ª), São Bernardo (63ª) e Diadema (67ª) estão entre as melhores do Brasil pelos dados referentes a 2006 e divulgados agora.

O município que mais cresceu no ranking, porém, foi o menos qualificado na região. Rio Grande da Serra (em 559º lugar no Brasil) avançou 2,6% em relação ao ano anterior. São Bernardo (-1,7%) e Diadema (-1,3%) foram os que sofreram queda na pontuação final.

São Caetano lidera também no Grande ABC todos os indicadores individualmente. A vice-liderança fica com Santo André em Emprego e Renda (0,8797) e Educação (0,85). Em Saúde, São Bernardo é a segunda colocada, com 0,9099.

Todos os municípios da região estão acima da média nacional (0,7376). Ponto alto em todos os municípios, o item Emprego e Renda (0,5827) faz com que Rio Grande da Serra (0,7457) seja a única abaixo de 0,80 no Grande ABC.

ESPECIALISTAS - O IFDM não serve apenas para consagrar municípios com elevado nível de desenvolvimento social. O indicador é também um instrumento poderoso de gestão pública ao apontar os locais mais carentes e necessitados de recursos governamentais. É um mapa que indica claramente a distâncias entre ricos e pobres, e fornece subsídios para ações que possam diminuir essa diferença.

A avaliação é feita por especialistas em administração pública, especialmente no setor de Saúde. "Pode servir para o gestor identificar lacunas, atrasos do próprio município em comparação com outros do mesmo porte ou região. É uma forma de sensibilizá-lo a melhorar o seu desempenho", diz o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) Bernard François Couttolenc.

Ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também professor da USP, Gonzalo Vecina Neto não se surpreende com o desempenho de São Caetano e das demais cidades paulistas. Saneamento básico, campanhas de vacinação e o nível educacional são fatores relevantes. "Essa transversalidade só é encontrada em cidades desenvolvidas."

22 de ago. de 2009

4 DIAS DE LOUCURA NO SHOPPING PRAÇA DA MOÇA EM DIADEMA

Diadema coloca em prática projeto de fomento à economia

A prefeitura de Diadema quer viabilizar a implementação de um projeto com enfoque no desenvolvimento territorial em área de manancial no ABCD. A ação visa favorecer o crescimento da economia local na região Sul da cidade e também do bairro Riacho Grande, em São Bernardo, e conta com a participação de moradores e de organizações locais que já atuam na área da geração de trabalho e renda.

O projeto beneficiará a população na medida em que melhora as condições da atividade econômica e apoia as indústrias de Eldorado e Inamar, por meio do Programa de Melhoria de Competitividade Industrial em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) Regional e outras secretarias municipais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, Luiz Paulo Bresciani, o projeto está em fase de desenho das equipes técnicas, principalmente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

“Temos clareza de que o programa de capacitação do comércio no município, denominado Bom Negócio, que será lançado em 2 de setembro, terá o Eldorado como uma das áreas prioritárias inicialmente”, informou Bresciani. De acordo com o secretário, a partir do dia 29/09 serão iniciadas no Eldorado oficinas para comerciantes que tenham interesse no processo, em parceria com o Sebrae.

A parceria com o Sebrae Nacional visa possibilitar um aporte maior de recursos técnicos para o projeto, especialmente a partir de 2010, quando prosseguirem os atendimentos já iniciados.

“Uma das nossas prioridades é o desenvolvimento territorial, olhando para diferentes localidades da cidade. Entendemos que a política de desenvolvimento passa pela melhoria da qualidade de vida, da atividade econômica e pelo bem-estar da população em todo o município”, anunciou o secretário.

fonte: Cinthia Isabel - Jornal ABCD Maior

ABCD visitará parques tecnológicos no Interior e no RS

O Núcleo Estratégico de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do Consórcio Intermunicipal definiu nesta quinta-feira (20/08) que visitará o Parque Tecnológico de São Carlos, no Interior, em 10 de setembro. Representantes do núcleo também visitarão o Parque Tecnológico do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, no dia 25 do mesmo mês.

O objetivo do grupo é conhecer o processo de implantação e a dinâmica de funcionamento dos parques, para servir de base à implementação do Pólo Tecnológico do ABCD. No início deste mês, um grupo de 53 pessoas liderados pela Agência e pelo Consórcio Intermunicipal conheceu o Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Participaram da reunião desta quinta-feira os secretários de desenvolvimento econômico de Santo André e de Diadema e representantes das outras cidades. O grupo definiu a próxima segunda-feira (24/08) como data da primeira reunião do GT (Grupo de Trabalho) do Pólo Tecnológico.

fonte: Jornal ABCD Maior

Shopping Praça da Moça promove liquidação

O shopping Praça da Moça, em Diadema, organiza a promoção “4 dias de loucura” até domingo (23/08). De acordo com informações da administração do empreendimento, durante a campanha os consumidores encontrarão a coleção outono/inverno das lojas com descontos.

A primeira promoção do shopping de Diadema conta com a adesão de aproximadamente 90 lojistas que liquidam produtos com descontos de até 70%. Atualmente, o Praça da Moça conta com 105 lojas, de segmentos variados, como moda feminina, masculina, acessórios, esportes etc.

Serviço:
Liquidação “4 Dias de Loucuras”
Onde: Shopping Praça da Moça (rua Graciosa, Diadema).
Quando: até domingo (23/08)

fonte: Jornal ABCD Maior

Nanotecnologia garante o futuro da indústria do plástico

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC

A nanotecnologia é o futuro da indústria do plástico, por possibilitar que as empresas desenvolvam produtos diferenciados, que tragam melhores condições de competitividade, segundo especialistas.

Foi com essa perspectiva que a Prefeitura de Diadema, em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e outras entidades, promoveu ontem seminário sobre o tema, para apresentar as tendências nessa área e as oportunidades de negócios para os empresários do segmento.

Mas o que é a nanotecnologia? Presente ao evento, o professor Oswaldo Luiz Alves, da Unicamp (Universidade de Campinas), explicou que é o estudo de aplicações em escala ‘nano'' (ou seja, do tamanho de um bilionésimo do metro, ou para efeito de comparação, 70 mil vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo).

Nessas dimensões, segundo ele, a matéria (no nível de molécula) se comporta de forma diferente de quando está em tamanho normal e pode ter sua morfologia (sua estrutura) modificada para adquirir propriedades como alta resistência ao impacto, característica antibactericida etc. Atualmente, já existem à venda tintas automotivas à prova de riscos, plástico duro como aço, raquetes de tênis leves e altamente resistentes e meias que evitam a formação de bactérias.

Segundo o coordenador geral de nanotecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Mario Baibich, esse mercado no mundo - estimado em US$ 88 bilhões em 2008 e que pode movimentar US$ 2,6 trilhões até 2014 - cresce tanto porque se trata de uma "nova revolução industrial".

O País ainda é incipiente em desenvolvimento nesse campo, mas o governo federal começa a apoiar a tendência. Já há 48 centros tecnológicos espalhados pelo País e mais de 70 empresas com projetos relacionados ao tema.

Também existem linhas de crédito que favorecem a pesquisa ‘nano''. Recentemente o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ampliou recursos para financiamento à inovação.

E a ABDI fez estudo que identificou oportunidades na área de embalagem. A coordenadora de inovação da ABDI, Rosane Argou Marques, exemplificou que poderia ser desenvolvido plástico que mantenha o alimento fresco por mais tempo.

O evento atraiu o interesse de empresários da região. Para Alexandre Marques, da Isos Embalagens, de Santo André, é importante conhecer as tendências para poder se antecipar e oferecer aos clientes.

20 de ago. de 2009

Solarium Revestimentos apresenta nova fábrica amparada no conceito de sustentabilidade

A Solarium Revestimentos, empresa pioneira na fabricação de revestimentos cimentícios refratários no Brasil apresenta sua nova unidade fabril, em Diadema, São Paulo, totalmente adequada aos preceitos de sustentabilidade.

A empresa, que conta com mais 4 fábricas em todo o país (Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Rio de Janeiro), adequará as demais unidades até o final de 2009. Para Ana Cristina de Souza Gomes, presidente da empresa, “sustentabilidade é respeito ao meio ambiente, com sua preservação, responsabilidade com as pessoas e resultados financeiros”.

Todos os revestimentos da marca Solarium já são, por seu processo de fabricação não ser poluente, ecologicamente corretos. Isso significa que as placas cimentícias curam sem ser preciso passar por fornos. Por essa qualidade, não são utilizadas fontes de energia como elétrica, gás ou carvão e, consequentemente, não são expelidos gases poluentes na atmosfera. Além disso, são utilizados materiais reciclados na sua composição, como resíduos de pedras nobres, mármore, granito, quartzo.

Calcados nessa filosofia, a nova fábrica da Solarium foi construída levando em consideração todos os detalhes para a preservação do meio ambiente. E as ações são significativas: toda a água utilizada na produção é decantada e reutilizada; a água da chuva é coletada e utilizada para lavagem do equipamento e da fábrica; grande parte da energia utilizada é a solar; uso de matéria prima é de materiais reciclados.

Além disso, as fábricas são construídas para obter um aproveitamento máximo de luz natural, diminuindo em muito o consumo de luz elétrica. Outro ponto relevante é a reciclagem de sacaria de ráfia, papelão e ferro. Há também coleta seletiva de lixo. Toda a receita obtida com a reciclagem é revertida em ações para os funcionários.

No lado em que a responsabilidade com as pessoas é contemplado, a Solarium firmou parceria com o Projeto Pescar, abrindo espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional para adolescentes de baixa renda, entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social. As aulas do projeto já começaram para os primeiros 15 jovens selecionados e até o final do ano, esses jovens terão aulas que incluem cidadania e formação profissional. A parceria significa a capacitação de jovens dentro da área de atuação da empresa, e dali sairão assentadores de pisos, qualificação em falta no mercado e com demanda para jovens talentos.

SOBRE A SOLARIUM REVESTIMENTOS – Indústria pioneira na fabricação de pisos cimentícios que atua há12 anos no mercado de revestimentos para ambientes internos e externos. Fundada pela arquiteta Ana Cristina de Souza Gomes, a Solarium é a maior fabricante de pisos acimentados ecologicamente corretos e possui cinco unidades fabris no Brasil, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília. Na internet: www.solariumrevestimentos.com.br

Fonte ou Autoria é : Fernanda Magalhães

ALLIS abre 120 vagas para shopping de Diadema

A ALLIS anuncia a abertura de 120 vagas para atendentes e repositores para um shopping de Diadema. Os salários vão de R$ 640 a R$ 800 e os benefícios oferecidos são vale-refeição e vale-transporte. Os candidatos devem possuir Ensino Médio completo ou cursando o último ano e ter fácil acesso ao local.

Os candidatos podem comparecer ao escritório da ALLIS, localizado na rua Bráulio Gomes, 36, 15º andar, Centro, próximo ao Metrô República, travessa da rua Sete de Abril, enviar o currículo para lojas@allis.com.br ou registrar-se no site www.allis.com.br.

fonte: REPÓRTER DIÁRIO

Diadema contrata

Está agendada para 5 de outubro a concorrência para contratar agência de propaganda que vai prestar serviços de publicidade, marketing e comunicação à Prefeitura de Diadema. Informações podem ser obtidas no serviço de compras da prefeitura ou no site www.diadema.sp.gov.br

FONTE: Ariverson Feltrin - DGABC

19 de ago. de 2009

Inovação e nanotecnologia na indústria de plásticos

Ações governamentais de incentivo à inovação e ao uso da nanotecnologia serão apresentadas em Seminário em Diadema

No próximo dia 20 de agosto (quinta-feira), em Diadema (SP), será realizado o seminário “Inovação e nanotecnologia na indústria de transformação do plástico”, evento promovido para divulgar as ações governamentais voltadas à inovação e as aplicações da nanotecnologia para a indústria do plástico. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Diadema e conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Abiplast), da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Para Rosane Marques, coordenadora da Estratégia Nacional de Nanotecnologia na ABDI, o seminário será uma oportunidade para incentivar a utilização de novas tecnologias e da inovação. “A competitividade nos mercados externos e internos depende da implementação de melhorias, decorrentes da inovação tecnológica, nos produtos e processos”, explica. A coordenadora será palestrante do evento e irá apresentar estratégias para o desenvolvimento da indústria de transformados plásticos e os resultados do Estudo Prospectivo desse setor, encomendado pela ABDI.

Os temas debatidos no Seminário serão utilizados na elaboração do Projeto Agendas Tecnológicas para o segmento de plásticos, trabalho que visa identificar as ações tecnológicas mais relevantes para a competitividade. As Agendas serão produzidas pela ABDI, em alinhamento com a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI). | . [ Dia 20 de agosto, das 15h30 às 19h, Sede CIESP Diadema ( Rua Caracas, 73 – Vila Mulford, Diadema - São Paulo). Informações: (11) 3060-9688].

FONTE: Fator Brasil

Rede Bom Dia chega ao Grande ABC

A Rede BOM DIA de jornais é a única rede de jornais do País e a partir de setembro, terá oito edições diárias, com o lançamento o BOM DIA na região do Grande ABC. A rede é composta hoje por 7 jornais: BOM DIA Jundiaí, BOM DIA Bauru, BOM DIA Sorocaba, BOM DIA Rio Preto (próprias), BOM DIA Fernandópolis, BOM DIA Marília e BOM DIA Catunduva (licenciados) e chega agora, no Grande ABC. Com este lançamento, a REDE BOM DIA consolida seu projeto de expansão que prevê para 23 o número de edições locais até o final de 2010.

Com tiragem inicial de 30 mil exemplares, o jornal abordará os principais assuntos das 7 cidades da região: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. O lançamento contará com peças para TV, Rádio, outdoor e mídia alternativa. Com a abertura de mais uma unidade na região do Grande ABC, a REDE BOM DIA de jornais configura-se cada vez mais como a principal opção para o mercado publicitário desenvolver seus planos de mídia, atingindo mais de 6 milhões de pessoas em 93 cidades.

Segundo o IBGE, as 7 cidades que compõem a região do grande ABC somam juntas mais de 2 milhões e 600 mil habitantes. Para se ter uma comparação, em todo o Brasil, residem 191.480.630 milhões de pessoas em 5.565 municípios.

Com exceção das capitais estaduais, São Bernardo e Santo André ocupam o sexto e oitavo lugar, respectivamente, entre os municípios mais populosos. Posições ocupadas pelas duas cidades nos últimos quatro balanços do IBGE.

FONTE: AdNews

18 de ago. de 2009

Empresa recicla 1,4 mil t de óleo de cozinha

A Bioauto, uma empresa de Diadema, cidade da Grande São Paulo, vem transformando 120 toneladas mensais de óleo vegetal em biodiesel. E a expectativa é passar a recolher 2,5 milhões de litros por mês. Desde sua fundação, em 2007, vem atuando na área de reciclagem de óleo vegetal e, assim, reduzir os impactos ambientais.

Além da prática ambientalmente responsável, há também uma contrapartida social, afirma Daril Sanchez, diretor da empresa. Existem leis e códigos ambientais que regulam o descarte adequado do óleo vegetal por parte de empresas e estabelecimentos comercias, exigindo deles modelos e logística específicos.

"Respeitando todas as determinações da lei ambiental, a Bioauto recolhe de bares, restaurantes e indústrias da região de Diadema o óleo que não será mais aproveitado. Eles não cobram pelo produto e nós não cobramos pela coleta, assim os dois lados se ajudam", ressalta.

No caso de cooperativas, ONGs e pessoas físicas, a empresa oferece os instrumentos necessários para o recolhimento do óleo vegetal, além de reembolsá-las com os gastos da mão-de-obra do processo, informa a assessoria da Fiesp.

Além dos prejuízos que o óleo causa ao meio ambiente (um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água), é um fator de constantes entupimentos nos encanamentos dos estabelecimentos comerciais que despejam o produto diretamente no ralo.

A Biauto é uma das empresas que vão participar da 3ª Mostra Ciesp/Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Estado São Paulo. Este ano, o evento discutirá três temas: Nova Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, divididos em 27 mesas temáticas.

FONTE: Carlos Rangel - DiárioNet

17 de ago. de 2009

Legislação cultural em Diadema

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC

Além de contar com lei de incentivo ao setor artístico, Diadema planeja a criação do Fundo de Cultura. O diretor de Cultura da cidade Sérgio Lara afirma que a proposta é amplamente debatida desde o início da atual gestão e deve ser encaminhada à Camara Municipal em 15 dias.

Já foram realizadas pré-conferências sobre o tema no Legislativo, por requerimento do vereador Laércio Soares (PC do B) e com o apoio pelo presidente da Casa, Manuel Eduardo Marinho, o Maninho (PT). "Vamos trabalhar no sentido de captação de recursos e de investimentos na produção local. A verba do Fundo virá de ingressos dos teatros da cidade e espaços municipais que são utilizados a custo zero pelos interessados", explicou o diretor Lara.

Ele não especificou quanto será cobrado pela utilização de uso dos teatros por parte dos produtores, mas garantiu que seriam contribuições pequenas.

Lara ressalta ainda que o Fundo poderá reduzir problemas orçamentários da Secretaria. "Esse trabalho vem para diminuir os efeitos nocivos da nossa falta de dinheiro. Somente este ano houve sequestro de cerca de R$ 24 milhões de arrecadação, por causa de precatórios. Quem sofre primeiro é a cultura", afirma o diretor.

Inscrições - Artistas e produtores têm até o dia 30 de setembro para inscreverem projetos na Lei de Incentivo à Cultura de Diadema, Os interessados deverão protocolar as propostas na Central de Atendimento (setor de protocolo) e os documentos de terão de conter: nome, objetivos, justificativa, plano de trabalho, público alvo, estimativa de atendimento e de custos e orçamento.

Os projetos passarão por duas comissões de avaliação, cada uma com prazo de até 30 dias para emitir parecer. A primeira comissão avalia o cunho cultural, enquanto a segunda examina a viabilidade financeira.

Os contemplados serão os que oferecerem as melhores propostas com o menor custo - beneficio.

Após aprovação, os selecionados receberão certificado de incentivo fiscal que os permitirá buscar patrocínio entre as empresas do município. Em contrapartida essas empresas são beneficiadas com a isenção de impostos como IPTU e ISS.

Mais informações pelos telefones 4072-9322 e 4072-9324.

16 de ago. de 2009

Diadema se prepara para o censo 2010

Se você perguntar por aí o que é o IBGE, quase ninguém sabe. Agora, se você perguntar ‘sabe o IBGE, aquele do censo?’, aí todo mundo conhece, porque as pessoas associam o IBGE apenas ao censo”, disse o coordenador da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Diadema, Geraldo Junior Carneiro. Foi justamente com o objetivo de deixar a população mais próxima, ativa e participativa que o instituto criou as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE).

Diadema formou o grupo, durante reunião que contou com a presença de representantes do poder público, IBGE e sociedade civil. Outras cidades do ABC deverão proceder de maneira semelhante.


“O objetivo das comissões que estão sendo formadas nos 645 municípios paulistas é acompanhar, ajudar e tornar transparente o trabalho do IBGE no censo de 2010. Ao término desse serviço, as comissões terão a liberdade de acompanhar outras atividades.


Muitas pessoas acham que o IBGE só trabalha de dez em dez anos, mas isso não é verdade. Dessa maneira, damos a oportunidade da população nos conhecer melhor e de captarmos novas demandas”, explicou o chefe da Unidade Estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia.


As comissões são formadas por pessoas-chave do município, que possam colaborar para a realização dos censos, como líderes comunitários, de associações de moradores, representantes de empresas privadas e da imprensa local, além de membros dos poderes municipais, estaduais e do próprio IBGE. A CMGE será o canal de contato entre o instituto e a comunidade local e ajudará na atualização da base territorial das cidades, como localizar núcleos habitacionais, áreas ocupadas ou zonas rurais que não estejam nos mapas oficiais, além da responsabilidade de divulgar o processo seletivo para as contratações e monitorar a coleta de dados durante o censo.


O levantamento abrangerá 58 milhões de domicílios nos mais de 5.500 municípios brasileiros. Isso significa que 240 milhões de empregos serão criados, sendo 360 apenas em Diadema, e que o governo federal investirá R$ 1,4 bilhão.


“É algo muito grandioso e não podíamos fazer sozinhos”, ressaltou Barcia. A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2010 e o resultado, previsto para novembro, será disponibilizado no site do IBGE. “O censo 2010 é algo muito aguardado, pois nos ajudará a planejar as políticas públicas da cidade”, disse Roberta Rodrigues, diretora de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria Municipal de Habitação de Diadema.

fonte: Claudia Mayara - DIÁRO REGIONAL

Diadema inicia plantio de oito mil mudas de árvores

A Prefeitura de Diadema promoveu neste sábado (15/08), com o apoio de associações, empresas e da Secretaria do Meio Ambiente, o primeiro “Mutirão Viva Vida Verde”. A ação, que contou com a participação de cerca de 100 voluntários, possibilitou o plantio de 860 mudas de árvores nativas no Parque Ecológico do Eldorado e em canteiros de ruas e avenidas dos bairros Eldorado e Serraria.

“Fizemos o plantio e também a limpeza de locais em que estávamos com problemas de lixo e entulho acumulado”, explicou o secretário de Meio Ambiente do município, Rogério Menezes de Mello, que pegou na enxada para ajudar na realização do trabalho.

O projeto não teve custos para a administração municipal, uma vez que as mudas foram uma compensação ambiental de empresas que se instalaram na cidade. O próximo mutirão está marcado para 21 de setembro, dia da árvore.

Nesta primeira edição, foram plantadas espécies nativas, como quaresmeiras, aroeiras, ipês roxos e amarelos. “Nós fizemos o início de uma recomposição de mata ciliar no Parque Ecológico do Eldorado e depois trabalhamos concentrados na região Sul, que é uma área de mananciais”, destaca Mello.

Até o final do ano há uma meta a ser atingida: oito mil mudas plantadas em Diadema. “A árvore traz uma série de benefícios para a população, fixa gás carbônico, diminui a poluição do ar, libera o oxigênio para nossa atmosfera. Ela fornece sombra e traz um aspecto visual muito bonito”, enumera o secretário.

No entanto, a moradora do Bairro Serraria, Tereza Pacheco, que acompanhava a ação, lamenta a falta de consciência da população sobre a necessidade de áreas verdes. “Eu acho muito bonito, mas a molecada não deixa as árvores brotarem, quebram tudo. Acho que a Prefeitura deve plantar árvores maiores para evitar isso. Falta consciência da juventude”.

A munícipe, inclusive, busca fazer a sua parte na preservação ambiental. “Eu detesto rua suja. Às vezes eu mesma recolho lixo da minha rua com um saco”, conta, orgulhosa, a moradora.

Por: Walter Fernandes (wfernandes@abcdmaior.com.br)

Região aposta nos imóveis populares

Por: Mauricio Milani (pauta@abcdmaior.com.br)

Se o mercado imobiliário do ABCD viveu momentos de baixa no último trimestre do ano passado e no primeiro deste ano, o cenário começou a mudar a partir de abril e apresenta perspectivas animadoras, traduzidas em nicho até então pouco atendido: o de baixa renda. A Região tem déficit calculado em 80 mil moradias, 90% delas nas classes C e D. O programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pelo governo federal em abril para famílias que ganham até dez salários mínimos, tem mobilizado não só potenciais compradores como também todo o segmento de construção.

“Vale lembrar que na faixa de seis a dez salários muitas construtoras já trabalham há anos. Para a faixa de zero a três salários, o problema da construção no ABCD é o custo alto do terreno. É preciso que as prefeituras doem as áreas e façam a infraestrutura”, observa Milton Bigucci, presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) e vice-presidente do Interior do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).

O déficit habitacional do País é de aproximadamente 7 milhões de moradias, das quais 90,9% para famílias de zero a três salários mínimos (até R$ 1.395). Na Região, do déficit estimado de 80 mil moradias, aproximadamente 72 mil são de famílias nessa faixa de renda. No Brasil, o déficit tem até endereço: está concentrado nas regiões Sudeste (36,4%) e Nordeste (34,3%), segundo o IBGE (PNAD 2007).

Santo André foi a primeira cidade da Região a protocolar na Caixa Econômica Federal os primeiros projetos habitacionais voltados a quem ganha até três mínimos. Cinco projetos foram entregues no início deste mês para a construção de 2,2 mil unidades. As inscrições encerram-se no próximo dia 21 e podem ser feitas pelo site www.santoandre.sp.gov.br. Mauá, São Bernardo e Diadema também aderiram ao programa.

“Antes do lançamento do Minha Casa, Minha Vida, para uma família se candidatar à compra de um imóvel de R$ 90 mil, tinha de comprovar renda de R$ 3,3 mil. Com o programa, essa mesma família precisa de renda de R$ 1.850 para adquirir o mesmo apartamento”, diz João Crestana, presidente do Secovi-SP.

Demora
O processo todo, do projeto à concretização, não tem sido tão rápido quanto querem os que sonham com a casa própria. “Demanda um tempo de reflexão, análise de mercado e preparação de pessoal, até o lançamento das unidades”, argumenta Celso Petrucci, economista-chefe e diretor executivo do Secovi-SP.

“O grande mérito do Minha Casa, Minha Vida é adaptar a prestação do imóvel ao bolso do consumidor, dando subsídios para isso. Em todo lugar do mundo só se consegue fazer habitação popular com subsídio”, lembra Milton Bigucci, que também é proprietário da construtora MBigucci e acaba de criar empresa focada em empreendimentos econômicos, a BigTec. “Atender a demanda habitacional da população de baixa renda é trabalho para mais dez a 15 anos”, avalia o presidente da Acigabc.

Programa federal
O programa Minha Casa, Minha Vida prevê investimentos de R$ 34 bilhões, vindos do governo federal e do FGTS, para construir 1 milhão de moradias. Volta-se a três faixas de renda: de zero a três mínimos (R$ 1.395), de três a seis (R$ 2.790) e de seis a 10 (R$ 4.650).

Os maiores benefícios são para quem tem renda na primeira faixa: prestação de no mínimo R$ 50 e no máximo 10% da renda, por dez anos, registro gratuito em cartório de imóveis e, no caso de desemprego, seguro que cobre a prestação por três anos. O subsídio do governo para esta faixa, que prevê a construção de 400 mil moradias, é de R$ 16 bilhões.

Na faixa de três a seis mínimos, também estão previstas 400 mil moradias, com condições de financiamento diferentes. O valor da prestação não poderá superar 20% da renda do comprador do imóvel. Aqui o subsídio do governo será de R$ 2,5 bilhões, e o do FGTS, de R$ 7,5 bilhões.
Já pessoas com renda de seis a dez mínimos são estimuladas com o acesso ao Fundo Garantidor, que refinancia parte das prestações em caso de perda de emprego, e redução no custo do seguro. Estão previstas 200 mil moradias nesta faixa.

O preço do imóvel poderá ser de até R$ 130 mil em regiões metropolitanas, caso do ABCD; até R$ 100 mil para cidades com mais de 500 mil habitantes; e até R$ 80 mil para os demais municípios.
Para quem tem renda até três mínimos, a inscrição e seleção dos participantes são feitas pelos estados e municípios, nas agências da Caixa e pelo telefone 0800-726-0101. Interessados com renda superior a três mínimos devem procurar as construtoras.

Sonho
Se existe um sonho que é comum a dez entre dez brasileiros que pagam aluguel é o da casa própria. Juros menores e mais crédito voltado ao financiamento e ao setor de construção podem concretizar o desejo de moradores do ABCD, como a balconista Eliete Maia Batista, 40 anos, que vive em São Bernardo com a filha de três anos.

“Ter minha casa é o que mais quero, é uma segurança. Sempre vivi de aluguel e para a compra da casa própria costumam exigir valores altos. Hoje em dia até para alugar está difícil, porque pedem fiador”, diz Eliete, que é separada do marido e trabalha como balconista. “Se o valor da prestação fosse mais baixo, é claro que me interessaria”, afirma, em referência ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Eliete se encaixaria na faixa de renda até três salários mínimos, a que conta com maiores benefícios no caso da compra do imóvel.

A balconista compartilha o sonho da casa própria com Lícia Lopes de Souza, 43 anos, dona de casa, viúva e mãe de três filhos entre 14 e 20 anos, que moram com a avó em Minas Gerais. Lícia vive em São Bernardo com a prima, que paga aluguel. A renda da dona de casa está na faixa até três salários mínimos. “Meus filhos também estão para vir morar em São Bernardo. Sonho em ter minha casa aqui no ABCD”, resume.

O tamanho do sonho da casa própria pode ser medido na Região pelo número de lançamentos no primeiro semestre deste ano. De acordo com a Acigabc, de janeiro a junho foram lançados 1.541 apartamentos em Santo André, São Bernardo e São Caetano

15 de ago. de 2009

Oito bairros de Diadema ficam sem água neste domingo

Os bairros de Eldorado, Inamar, Vila Nogueira, Conceição, Canhema e partes do Centro, Campanário e Casa Grande, em Diadema, ficarão sem água amanhã. A normalização do sistema está prevista para as 22 horas . Mesmo assim, a Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) manterá caminhões-pipa de plantão.


A interrupção acontecerá porque a Eletropaulo cortará o fornecimento de energia elétrica no bairro Canhema, das 9h30 às 14h30, para realização de poda de árvores que correm risco de queda. A falta de eletricidade impede o funcionamento do conjunto de bombas localizados na zona alta da cidade, por isso, os bairros que dependem desses equipamentos ficarão sem abastecimento de água.

FONTE: DIÁRIO REGIONAL

Kiko Zambianchi exibe sucessos em show na região

Sara Saar
Especial para o Diário

O veterano guitarrista Kiko Zambianchi, consagrado nos anos 1980, volta a se apresentar no Grande ABC. O show acústico traz no repertório sucessos da carreira, como Primeiros Erros e Rolam as Pedras, além de antecipar músicas do próximo álbum, como a canção Nem Disse Tudo.

Sem lançamentos desde 2003, o compositor paulista aposta que o novo trabalho deve agradar aos fãs do pop rock. "São músicas românticas com a pegada do rock and roll. Todas de minha autoria. O disco deve ter 12 faixas", diz o cantor.

Zambianchi considera ótima sua atual fase. Além de planejar as gravações, garante que está com agenda lotada até novembro. Mesmo assim, não deixa de fazer uma crítica durante entrevista ao Diário. "A mídia embarca fácil no sucesso rápido. Não acompanha artistas bons que serão lembrados pela cultura", diz. Ele aposta que, se continuar dessa maneira, famosos, como a Mulher Melancia (Andressa Soares), devem continuar surgindo e sumindo rapidamente.

O show estava previsto para ser feito no Shopping Praça da Moça, mas foi transferido ao Teatro Clara Nunes por oferecer mais conforto.

Kiko Zambianchi - Show. Amanhã, às 15h. No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366. Entrada franca.

Diadema registra pela terceira vez alta no Índice de Emprego

A Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Diadema registrou, em julho, alta de 0,47% no Índice de Nível de Emprego Industrial, em relação ao mês anterior. Pelo terceiro mês seguido de criação de vagas, a regional foi a única do ABCD a contratar.

Foram admitidos 200 trabalhadores pelos setores de Veículos Automotores e Autopeças (1,49%), Produtos Químicos (0,61%) e Borracha e Material Plástico (0,44%). Desempenho melhor foi impedido por demissões verificadas nos ramos de Produtos de Metal (-0,19%) e Máquinas e Equipamentos (-0,15%).

Em relação a julho de 2008, o quadro do município apresenta piora, pois naquele mês o índice pontuou mais expressivamente (1,03%). Mas no acumulado dos meses de 2009, o cenário é de retração (-5,29%) no número de postos de trabalho na indústria, registrando o corte de 2.700 vagas. Nos últimos 12 meses, o índice também é negativo (-12,44%), com a demissão de 6.900 trabalhadores pelo setor produtivo do município.

Já em Santo André, onde a Regional do Ciesp é formada por quatro cidades, o recuo do Índice de Nível de Emprego Industrial foi da ordem de 0,10% em julho. Foram cortados 100 postos. Os setores que puxaram a queda foram: Metalurgia (-1,31%), Veículos Automotores e Autopeças (-0,51%) e Produtos Químicos (-0,45%). Queda maior foi freada pelas contratações registradas nos segmentos de Borracha e Material Plástico (2,57%) e Produtos de Metal (1,08%).

No Ciesp São Bernardo, o índice apresentou retração de 0,14% em julho, com a redução de 100 postos na indústria local. Os ramos que demitiram foram: Produtos de Metal (-1,11%), Veículos Automotores e Autopeças (-1,10%) e Máquinas e Equipamentos (-0,87%). Resultado pior foi evitado por contratações efetivadas pelos segmentos de Produtos de Borracha e Plástico (0,94%) e Produtos Químicos (0,82%).

A Diretoria Municipal Ciesp São Caetano também pontuou queda no Nível de Emprego Industrial, de 1,28%). O corte de vagas atingiu 100 trabalhadores. Os setores responsáveis foram: Móveis (-2,34%), Produtos Alimentícios (-0,39%) e Veículos Automotores e Autopeças (-0,31%). Queda maior foi impedida por admissões verificada em Produtos de Borracha e Plástico (1,05%) e Produtos de Metal (0,65%).

FONTE: Jornal ABCD Maior

'Mutirão Viva Vida Verde' plantará 900 árvores no sábado

Por Gil Tiago -PMD

Em parceria com a Fundação Telefônica, Associação de Apoio à Criança em Risco (Acer) e a Faculdade de Medicina do ABC, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Meio Ambiente promove no sábado, dia 15 de agosto, a partir das 9h, o primeiro “Mutirão Viva Vida Verde”, com o plantio de 900 mudas de árvores.

Contando com a presença de autoridades e lideranças locais, a concentração será feita no Parque Ecológico Fernando Vitor, na região do Bairro Eldorado, onde cerca de 200 pessoas, dentre elas, alunos do curso de Saúde Ambiental da Fundação de Medicina do ABC, voluntários da Telefônica e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, sairão em caminhada até a beira do córrego Grota Funda para o plantio de 500 mudas. Além disso, ao longo do percurso também serão plantadas cerca de 350 árvores nas ruas do Eldorado. Às 14h uma nova caminhada será realizada na Avenida Rotary, na região do Bairro Serraria, onde os comerciantes e munícipes locais plantarão cerca de 50 mudas ao longo do canteiro central. 

Além do plantio, os participantes envolvidos farão abordagens diretas aos munícipes com o objetivo de sensibilizá-los para preservação das mudas plantadas, fazendo assim com que todos que se envolvam com esta ação e entendam os benefícios e responsabilidades que esta atitude traz para o município e para qualidade de vida de cada um. 

Até dezembro serão promovidos cinco mutirões, envolvendo cerca de 1.500 pessoas na ação direta do plantio, com o resultado de quase oito mil árvores plantadas.

Serviço:

Mutirão de plantio de árvores 

Dia 15 de agosto - sábado

Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo

Local: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Jd. Eldorado

Horário: a partir das 9h

12 de ago. de 2009

Kiko Zambianchi faz show no Praça da Moça

O Shopping Praça da Moça, de Diadema, preparou shows de música durante todo o fim de semana. O destaque da programação é o cantor Kiko Zambianchi, que sobe ao palco do Shopping Praça da Moça no Domingo Musical, dia 16, às 15h, com entrada franca. O cantor está lançando seu novo show que conta no repertório com as principais músicas de sua carreira como Primeiros Erros (Chove), além de canções inéditas.Artistas da cidade também têm seu espaço garantido no Shopping Praça da Moça. Em parceria com a Secretaria de Cultura de Diadema, o evento “O Praça é cultura” acontece semanalmente e contará com apresentações da Banda Jazz Sinfônica, Lira Musical, Seresteiros de Diadema, Grupo de Chorinho, entre outros. A Banda Jazz Sinfônica de Diadema abre a programação na sexta, 14, às 20h. A banda é composta por 26 músicos e tem em seu repertório músicas de Ary Barroso, Djavan, Dorival Caymmi, Charlie Parker, Pixinguinha, Carlos Gomes, Tom Jobim, Braguinha, Noel Rosa, além de composições do próprio maestro. No sábado é a vez dos Seresteiros de Diadema mostrarem todo o romantismo no Shopping Praça da Moça, a partir das 18h.

FONTE: REPÓRTER DIÁRIO

Diadema e Mauá recebem unidades Subway

A rede de fast-food Subway inaugura suas primeiras unidades nos municípios de Diadema e Mauá nesta quarta-feira (12/08). As novas lojas estarão localizadas nos Shoppings Praça da Moça (rua Manoel da Nóbrega, 712, Centro de Diadema) e Mauá Plaza (avenida Governador Mário Covas Jr., 01, Centro de Mauá). Com as unidades, o ABC passa a contar com 14 lojas da rede.No Brasil, a Subway conta hoje com 299 lojas, tendo apresentado crescimento significativo nos últimos anos. A rede terminou 2008 com 215 unidades espalhadas por todo o país e para 2009 a previsão é chegar a 350 restaurantes abertos.

FONTE: REPÓRTER DIÁRIO

11 de ago. de 2009

Ex-alunos das Etecs se destacam nos vestibulares

Estudantes formados pelo Centro Paula Souza mais uma vez estão se destacando nos vestibulares das Universidades públicas. Houve alunos que conseguiram emplacar o sonhado trio USP–Unesp–Unicamp, entre eles Rodrigo Abdalla, da Etec Camargo Aranha, calouro de Engenharia Civil. A primeira colocada no vestibular da Poli/USP e também na Engenharia da Unicamp, Francine Grotto Arida, é ex-aluna da Etec de São Paulo (Etesp). Ao todo os alunos da Etesp conquistaram 31 vagas em universidades públicas respeitadas. Além disso, muitos técnicos entraram em Fatecs, seguindo na carreira tecnológica. Outra estudante, Julia Paula da Silva, da Etec de Diadema, conseguiu uma bolsa para estudar medicina em Cuba.

Fonte: Centro Paula Souza

Diadema estuda privatizar linhas de ônibus

Mergulhada em dívidas de aproximadamente R$ 200 milhões, a autarquia municipal ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) deverá passar por mudanças estruturais. O prefeito Mário Reali (PT) chegou a descartar a privatização da concessionária, porém, o governo agora admite a possibilidade de privatizar algumas linhas de ônibus.

O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho (PT), o Maninho, afirmou a possibilidade de levar para o setor privado dois ou três itinerários. “Foi cogitada esta possibilidade, mas não me recordo quais são os locais. O PT é contrário à privatização total da empresa, mas algumas linhas podem ser uma solução”, disse o petista.

A ETCD, que é a única empresa pública de transportes na Região, passa por problemas financeiros que impossibilitam o crescimento. Ao longo dos 23 anos de existência, a concessionária acumulou uma série de dívidas (trabalhistas, entre outras) com governo federal.

De acordo com informações apuradas pelo ABCD MAIOR, a empresa está na pior fase financeira e, muitas vezes, fechando as contas no negativo. Por isso, há muita pressão para o governo encontrar maneiras de equilibrar as finanças.

A Administração estuda uma nova estrutura da empresa pública. O governo realiza um estudo e, após a conclusão do levantamento, as mudanças serão anunciadas oficialmente.

Uma das dívidas da autarquia é com a empresa privada Viação Imigrantes, que tem concessão de 53% das linhas de ônibus em Diadema. Somente nos primeiros meses deste ano, cerca de R$ 117,7 mil estavam em atraso no que se refere aos repasses de venda de passagens.

Em nota, a Prefeitura esclarece que a ETCD vem pagando as dívidas dentro das suas possibilidades. A Administração ainda acrescenta que mantém um diálogo permanente com a empresa privada concessionária do transporte para levantamento e quitação de débitos. A Viação foi procurada, mas não respondeu ao ABCD MAIOR.

Por: Karen Marchetti - abcdmaior

10 de ago. de 2009

Diadema entrega escrituras do Conjunto Ipoá

As cerca de 50 famílias que vivem no Conjunto Ipoá, no Jardim Inamar, em Diadema, receberam a oportunidade de regularizar de vez os imóveis em que vivem. O prefeito Mário Reali (PT) concluiu o processo de regularização dos terrenos e as famílias agora podem requisitar as escrituras das casas, desde que estejam em dia com os impostos municipais.

O processo iniciou-se em 1995, quando o loteamento foi criado com famílias que foram removidas da Vila Alice, que estava em processo de reurbanização. A regularização definitiva dos lotes encontrou dificuldade com a falta de legislação específica para esse tipo de assentamento, mas acelerou a partir das novas regras criadas pelo governo Lula, como o Estatuto das Cidades.

"Diadema foi uma das primeiras cidades a lidar tão profundamente com a questão habitacional, como urbanização e regularização. Temos um histórico de grande investimento em infraestrutura nos nossos bairros, com asfaltamento, recolhimento de esgoto e iluminação pública, mas um grande déficit de documentação. A partir da criação do Ministério e do Estatuto das Cidades, e agora também com o Minha Casa, Minha Vida, que agilizou muitos processos, pudemos intensificar o trabalho também nessa frente", explica Márcio Vale, secretário de Habitação de Diadema.

A situação em Diadema ainda está longe do ideal: mais de 60% dos imóveis da cidade não estão em dia com a documentação. Para isso, a Prefeitura pretende criar, entre o fim deste ano e o ano que vem, uma frente de trabalho que propicie regularizações "em linha de montagem", nas palavras do secretário. "Agora com a Lei Específica da Billings, então, teremos uma demanda muito maior. Vamos ter de criar grupos de trabalho para lidar com isso", comenta Vale.

Já Reali destacou a possibilidade de utilizar as propriedades recém-adquiridas como forma de incentivar o crédito. "Essas famílias, agora, já têm como conseguir um empréstimo para finalizar a casa ou abrir um negócio na garagem, aqui pelo bairro. É o crédito que faz a economia crescer, que gera empregos, que ajuda a distribuir renda e entregar cidadania a essas pessoas", destacou.

As famílias serão beneficiadas por uma lei aprovada na Assembléia Legislativa de São Paulo no ano passado, que reduziu os preços para emissão das escrituras nos cartórios do Estado: o valor, de aproximadamente R$ 100, chega a ter desconto de até 90% em alguns casos.

FONTE: Diego Sartorato - abcdmaior

9 de ago. de 2009

Nossas empresas

Instalada em Diadema, a Topema, que produz equipamentos para cozinhas industriais, é citada pela consultoria Fundação Dom Cabral como empresa que não se deixou abater pela crise. Respondeu com investimento em capacitação de pessoal e tecnologia. "Foi uma forma que encontramos para nos diferenciar e oferecer ao cliente um custo menor", dizia à revista Legado o diretor comercial da Topema, criada em 1965 pelo engenheiro Nelson Cury.

FONTE: Ariverson Feltrin - DGABC

Indústria de brinquedos ganha impulso no País

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC

As fabricantes de brinquedos caminham para fechar o ano com números expressivos de vendas, apesar da crise financeira mundial, que atinge a economia do País desde outubro de 2008.

Esse é um mercado que cresceu 6,5% no faturamento no primeiro semestre frente a igual período do ano passado e que tem a expectativa de encerrar 2009 com alta de 9% - com o qual passaria a movimentar R$ 2,72 bilhões, de acordo com a Abrinq (Associação Brasileira da Indústrias de Brinquedos).

Os dados apontam que o segmento foi menos afetado que outras atividades, já que a venda de seus produtos depende menos de financiamento e mais da renda da população, segundo especialistas.

Para essa expansão, a indústria de brinquedos conta agora com a recente inclusão na PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo), do governo federal, que abre portas (até então fechadas) para linhas de crédito do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

Segundo o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, esse é um passo importante, já que o setor estava incluído em uma lista negra do banco desde 1995, quando houve um processo de liberação das importações que seguiu ao Plano Real e muitas fabricantes quebraram.

A PDP também significa o compromisso do governo com a redução de impostos de importação de peças, o que ajudaria a dar melhores condições, em termos de custos, para as empresas competirem com os brinquedos chineses. Com isso, o segmento pretende tomar neste ano 5% de fatia dos itens da China, que respondem hoje por 45% de participação nas vendas no Brasil, de acordo com a Abrinq.

DESENVOLVIMENTO - Além da menor dependência das vendas a prazo, o setor procura inovar, todo ano, com lançamentos de produtos em sintonia com o que as crianças veem na TV ou nos cinemas.

A Grow, de São Bernardo, por exemplo, que tem um mix de 350 produtos, lançou 80 itens de janeiro a julho. O gerente de produto, Gustavo Arruda, assinalou que a empresa mantém a aposta em brinquedos clássicos, que recebem novas versões (casos de War e Imagem e Ação), e nos atrelados a filmes: bonecos de personagens do Ben 10, Pica-Pau e outros. A companhia projeta crescer em torno de 10% em vendas até o fim de 2009.

Na mesma linha, a Plásticos Nillo, de Diadema, assinou neste ano contrato com a Discovery Kids e Nickelodeon, para usar os personagens Doki e Backyardigans em seus produtos para venda de Natal.

A diretora Natânia Sequeira prefere não fazer projeções mas mostra confiança no crescimento dos resultados de 2009 frente a 2008. Ela lembra que 70% do faturamento do setor tradicionalmente é obtido no segundo semestre.


Empresas do segmento contrataram neste ano

Enquanto outros segmentos demitiram neste ano, as indústrias de brinquedos têm aberto postos de trabalho. A Abrinq projeta que, de um total de cerca de 20 mil empregos em 2008, o setor deve chegar ao fim de 2009 com mais de 21 mil vagas.

Com os preparativos para atender o varejo para o Dia das Crianças, em outubro, as fabricantes já têm intensificado o recrutamento de pessoal. É o caso da Plásticos Nillo, de Diadema, que conta hoje com 158 funcionários. No início do ano, a empresa estava com 105. A diretora Natânia afirmou que, para suprir a demanda de fim de ano, espera contratar mais 50 funcionários.

O negócio, que neste ano, completa 30 anos, reforçou a linha de brinquedos, com novas parcerias, e também diversificou: passou a atuar com kits para alimentação - 21 produtos, que incluem diversos tipos de pratos e talheres.


Outra fabricante da região, a Grow também já ampliou o quadro de empregados, desde junho, em função dos preparativos para o dia 12 de outubro. Com mais de 350 funcionários fixos, a empresa já fez a contratação de temporários. O número de admitidos não foi revelado.

Por sua vez, a microempresa Plasmax, de Santo André, que presta serviços de injeção (um tipo de processo fabril) de peças plásticas para os mais diversos segmentos (de utensílios domésticos a bijuterias), concentrou 100% da produção de 2009 na área de brinquedos.

Com 15 funcionários na fábrica, o negócio abriu neste ano mais duas vagas e já planeja ampliar seus negócios.

O empresário Eduardo Rosalino, que adquiriu duas máquinas para a Plasmax dar conta da alta demanda, no fim de 2008, relatou: "Não tive crise, algumas empresas estão superlotadas de serviços e terceirizam parte de sua produção", afirmou.

8 de ago. de 2009

Nossas empresas

Supermercados e casas especializadas em alimentos naturais já vendem a linha Villamar de cereais integrais fornecidos pela Kobber Alimentos, de Diadema.

FONTE Ariverson Feltrin - DGABC

Shopping leva e traz

Inaugurado há pouco mais de dois meses, o Shopping Praça da Moça, de Diadema, reforça ações de marketing para atrair consumidores. Uma promoção em curso consiste no serviço gratuito de leva e traz de grupos de funcionários para almoçar na praça de alimentação que integra o centro de compras. O credenciamento deve ser feito pelo responsável pelo RH da empresa junto à administração do shopping para que se monte a logística da operação do transporte feito por v'ans. "Há carência de opções para almoçar na região, por isso, pensamos em oferecer este serviço", diz em nota Wilson Pelizaro, gerente-geral do Praça da Moça.

FONTE Ariverson Feltrin - DGABC

7 de ago. de 2009

Munícipes de Diadema ganham projeto itinerante de inclusão digital

A Praça Lauro Michels, no Centro de Diadema, tornou-se palco de uma escola itinerante de informática. Um caminhão e diversas tendas foram instalados no local, onde são realizados cursos e palestras gratuitas. As atividades são abertas ao público acima de 8 anos.

O projeto Amigos do Planeta – Inclusão Digital, visa proporcionar noções de informática para iniciantes, com foco em crianças e terceira idade. Cerca de seis instrutores são responsáveis por ministrar as aulas, com capacidade para atender 250 pessoas por dia.

Como parte do programa também são administradas oficinas de empreendedorismo, economia doméstica, controle orçamentário e atendimento para requalificação profissional. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as Casas Bahia e a organização não-governamental (ONG) Comitê para Democratização da Informática (CDI)

Segundo os organizadores, a estimativa é que o projeto atenda aproximadamente, 1.500 pessoas. Em fase de implementação, a escola itinerante passará também pelos municípios de São Bernardo, Santo André e Mauá. Em cada endereço a permanência é de seis dias. Até o fim do ano, cada cidade será visitada quatro vezes. Em Diadema, a comitiva fica até o próximo sábado, e deve retornar no início de setembro.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição previamente no próprio local. A escola itinerante funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas, e no sábado das 9h às 14 horas. Menores de idade devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.

FONTE Michele Coutinho - DIÁRIO REGIONAL

Obras do PAC em Diadema continuam

Após um ano, a Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) já realizou quase metade das principais obras
propostas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Saneamento.

A adutora que ligará os reservatórios Jardim Nações e Parque Real é a mais adiantada. Já foram executados 1.956 metros, ou seja, 45% do total programado. A previsão é que os projetos estejam finalizados em maio de 2010. O investimento total é de R$ 38, 3 milhões, sendo R$ 32 milhões do governo federal e a contrapartida da Saned, R$ 6,3 milhões.


“As obras vão trazer maior confiabilidade no sistema de abastecimento de água, a redução de vazamentos, a diminuição do índice de perdas e o maior benefício será a construção dos coletores, que farão o tratamento de esgoto da cidade saltar de 13% para 60%, além da despoluição dos córregos, ”explicou Celso Crespo, diretor de operações da Saned.

Para aperfeiçoar o sistema de distribuição de água estão sendo construídas duas adutoras, uma que ligará o Jardim Nações ao Parque Real e outra do Parque Real ao Eldorado, além de um reservatório no Eldorado, que terá capacidade de armazenar
5 milhões de litros de água. “Atualmente, temos um reservatório que opera com 32 milhões. A partir da construção, aumentaremos nossa capacidade para 38 milhões de litros”, disse Crespo.


Fornecimento de água

Hoje, a água que abastece Diadema vem da Estação de Tratamento de Água do Rio Grande, em São Bernardo, e entra direto no Reservatório Nações. Ao sair de lá, parte do produto desce naturalmente e abastece os bairros localizados nas regiões mais baixas, que correspondem a 25% do município. Enquanto a outra parte passa por uma estação elevatória que bombeia a água para os bairros mais altos. Com a construção das duas adutoras mais o reservatório no Eldorado, o sistema se inverterá: 75% serão abastecidos por gravidade e 25% por bombeamento.


Para melhorar a coleta e tratamento de esgoto, a Saned está construindo três coletores- tronco: Curral Grande, Canhema e Monteiros. Este último é o mais adiantado, com 31% das obras concluídas.

“As obras são maravilhosas. A do Curral Grande, por exemplo, estamos usando uma técnica ‘não destrutiva’, Rodrigo Pinto que não impacta o trânsito. Os carros passam em cima e nós escavamos em baixo. É praticamente um minimetrozinho”, pontuou Crespo. O PAC incluiu também projetos de menor porte, como a ampliação de redes de distribuição de água e coleta
de esgoto.

FONTE Claudia Mayara - DIÁRIO REGIONAL

6 de ago. de 2009

Shoppings da região apostam em promoções para o Dia dos Pais

Ainda dá tempo de comprar o presente para o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (09/08). No ABC, os shoppings esperam uma melhora de até 15% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Para atrair o consumidor, promoções específicas para a data oferecem, além de descontos nos preços dos produtos, carros e até uma viagem para um hotel fazenda.

Até o dia 16 de agosto, o Central Plaza Shopping (avenida Dr. Francisco Mesquita, 1000, vila Prudente) promove a campanha Você e o seu Pai podem ser os Campeões desta Competição. Por meio de um game interativo com perguntas sobre conhecimentos gerais, pai e filho poderão ser presenteados com uma TV LCD 42 e Ipod Touch (1° colocado), Notebook e PSP (2º colocado) e GPS e MP5 (3º colocado).

Os interessados em participar devem comparecer ao stand da promoção, localizado na Praça de Eventos do Shopping, diariamente, das 10h às 22h, com um documento que comprove a veracidade do parentesco entre pai e filho. A expectativa do empreendimento é de um aumento de vendas de 10% em relação ao período do ano passado e de um aumento de fluxo de público de 8%, se comparado à mesma época de 2008.

Uma camiseta com a fotocaricatura do pai é o presente do Mauá Plaza Shopping para seus clientes. A promoção intitulada Meu Pai é um Craque será realizada até este domingo (09/08) e se aplicará para as compras acima de R$ 80 mais R$ 10. Serão disponibilizadas 2 mil camisetas para a campanha com limite de impressões diária de 220 camisas. O posto de troca estará localizado na praça de eventos.

O centro de compras espera aumentar as vendas em até 15% e ter um aumento de fluxo de público de 20 % para a data. Outro atrativo do shopping é uma exposição de camisas históricas de clubes de futebol com peças raras de um acervo de 1,8 mil camisas, incluindo algumas de Pelé. A mostra permanecerá na praça de eventos do shopping até o fim do mês.

O Shopping Metrópole pretende aumentar em até 12% as vendas para o Dia dos Pais, em relação ao mesmo período de 2008. Com relação ao fluxo de visitantes, é esperado crescimento de 6%, comparado ao ano passado. Neste ano, a mensagem do empreendimento visa uma integração entre pais e filhos com o slogan Nesse Dia dos Pais, dê mais do que presentes. Dê momentos inesquecíveis.

Entre as opções de presentes, a Brooksfield oferece malhas por R$ 193, camisas sociais por R$ 139 e camisetas manga longa por R$ 97. Na CNS, há opções de sapatos linha comfort, com solado em gel, a partir de R$ 159 e sapatênis a partir de R$ 139. Os clientes que fizerem compras acima de R$ 240 ganham uma carteira. Na loja O Boticário, o destaque é a colônia Barolo Reserva Especial, lançamento para a data, que sai por R$ 89 e um estojo da linha Connexion, com uma colônia 100 ml, desodorante roll-on, gel pós-barba e sabonete perfumado, que sai por R$ 74. Já a opção da Vila Romana é de calças jeans a partir de R$ 129,90 e camisas e malhas manga longa a partir de R$ 119,90. Os clientes ainda podem levar a segunda peça que comprar com 20% de desconto, a terceira com 30% e a quarta sai pelo valor médio de todas.

Com a campanha Acelere o coração do seu pai, o ABC Plaza Shopping espera um incremento de cerca de 15% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. A promoção sorteará um Citröen, modelo C4 GLX 1.6 Flex, a cada R$ 150 em compras, no próximo dia 10 de agosto. Os interessados devem retirar o cupom para concorrer no stand da promoção, localizado próximo a loja Cacau Show. Mais informações no site www.abcplaza.com.br.

O Shopping ABC foi outro que apostou no sorteio de automóvel para alavancar as vendas neste período. Os clientes que registrarem R$ 250 em compras recebem um cupom para participar do sorteio de um SUV Nissan X-Trail SE, zero quilômetro. O sorteio será realizado no próximo dia 31. Entre os lojistas, a sensação é de otimismo. A grife Mr. Kitsch está com todos os itens em promoção. A marca preparou kits com camisetas, pólos e calças jeans, com descontos de até 20%. Os clientes encontram, ainda, a linha de ternos em oferta, a partir de R$ 249, e jaquetas, a partir de R$ 200.

A Sugoi Big Fish, especializada em artigos de pesca, camping e lazer, já começou a preparar a vitrine com as sugestões de presentes, como kits para pesca que variam de R$ 99 a R$ 300. Além disso, fará promoções de vestuários para camping e pescaria, com 50% de desconto. Na joalheria Monte Carlo, os clientes tem descontos de até 80% e a opção de pagar os presentes em até 10 vezes, sem juros, no cartão Master Card ou em seis vezes com cartões Visa.

O recém-inaugurado Shopping Praça da Moça (rua Graciosa, Centro), em Diadema, presenteará pais e suas famílias com viagens para um hotel fazenda. Para participar, os clientes devem retirar um cupom disponível nas entradas do estacionamento do shopping e também nas lojas, e redigir uma frase com o tema Por que meu pai adoraria ir para uma fazenda?. Os autores das nove melhores frases viajarão para o sul de minas com direito a pensão completa e transporte rodoviário. Outra atração fica a cargo das apresentações de dança country até este domingo (09), sempre às 20h na Praça de Eventos.

Natália Fernandjes  - REPÓRTER DIÁRIO

Diadema reivindica recursos para saúde, habitação e segurança

Por Enio Taniguti - PMD

Durante a audiência pública regional para discutir o Orçamento Estadual para 2010, nesta terça-feira, 04 de agosto, na Câmara de São Bernardo do Campo, o prefeito de Diadema reivindicou junto aos deputados da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, mais recursos para o Fundo Municipal de Saúde de Diadema; para o controle da Gripe A no município e na região, além da ampliação do número de leitos no Hospital Mário Covas para tratamento da doença e a abertura do Hospital Serraria para que receba os casos suspeitos da nova gripe.

O chefe do Executivo também defendeu a mudança do adicional de segurança para os Policiais Militares que atuam no município. Hoje nas cidades acima de 500 mil habitantes, como São Bernardo e Santo André, um soldado recebe um valor maior no seu soldo daquele que trabalha em Diadema, sendo que os perfis de criminalidade são praticamente idênticos. Essa diferença varia de R$ 400 a R$ 800 dependendo do exercício de atividade.
Outra revindicação foi maior recurso para construção de unidades habitacionais para realocação das 900 famílias que moram em faixas de domínio da Rodovia dos Imigrantes. A solução passa por uma parceria entre o governo do estado, a prefeitura e os moradores.

É o quinto ano consecutivo que a Comissão percorre cidades da Grande São Paulo e do interior para debater com a população a arrecadação e os gastos futuros do Governo do Estado.A realização deste trabalho pretende estabelecer um orçamento estadual regionalizado e participativo.

Além da presença do prefeito de Diadema, cerca de 60 lideranças do município também participaram da audiência pública apresentando reivindicações nas áreas de habitação, saúde, segurança, serviço público, meio ambiente, entre outros.

5 de ago. de 2009

Professor da República Tcheca conhece equipamentos de Diadema

Por Rosângela Rosendo

Nesta segunda-feira (3), Diadema recebeu a visita acadêmica do professor doutor Zdeněk Kluiber, da Universidade de Hradec Kralove, na República Tcheca. O professor do Departamento de Física e de Ciências da Computação da universidade tcheca veio ao país com objetivo de criar um projeto de colaboração primeiramente entre as escolas de Hradec Kralove e de Diadema (Brasil) e de intercâmbio de estudantes.

A iniciativa propõe o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem no campo do ensino das Ciências por meio do trabalho colaborativo entre os jovens e das novas tecnologias de informação, partindo da discussão da realidade social dos estudantes seguindo para questões globais sem fronteiras geográficas, culturais e sociais.
Visita ao Parque Ecológico do bairro Eldorado, aos laboratórios do campus da Universidade Federal de São Paulo em Diadema, bem como almoço no Restaurante Popular no bairro Serraria fizeram parte do roteiro do visitante, que buscou reunir subsídios para o projeto a partir da realidade da cidade.

À tarde, Zdeněk Kluiber, acompanhado de Ozimar Pereira, professor coordenador do Brazil – Czech Republic Education Conection, se encontrou com o prefeito e com a secretária de Educação do município para discutir a possibilidade de acordo de colaboração bilateral entre as duas cidades nos setores da Educação, Cultura, Meio Ambiente entre outras.

Polo Educacional – A produção científica em interface com a rede municipal de Educação, com ganho na qualidade de ensino para a população, é uma das principais metas de Diadema, que nesses últimos anos já mostrou sua vocação acadêmica. Entre os destaques, em 2006, foi implantado na cidade um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com cursos nas áreas de Farmácia, Engenheira Química e Ciências Biológicas.

Para os próximos anos está prevista a construção de um novo campus da universidade, que ampliará o atendimento à população, e a conclusão das obras de uma unidade da Faculdade de Tecnologia – FATEC no município. Pelo poder público municipal, o Centro Público de Emprego e a Fundação Florestan Fernandes ainda promovem vários cursos de capacitação e qualificação profissional.

Galpões industriais em xeque

A necessida de se atualizar a estrutura dos galpões industriais do ABCD

Os sete municípios do ABCD somam área de 825 km² onde milhares de galpões remanescentes do auge da industrialização padecem por falta de atenção. Como as mudanças econômicas produzem transformações urbanas profundas, gestores públicos e representantes da livre iniciativa precisam pensar na renovação desses espaços para fomentar novas oportunidades econômicas. 

Até pouco tempo, a ocupação de vazios deixados pela desindustrialização incluía principalmente a instalação de centros de distribuição do varejo. Não demorou para atraírem a expansão de grandes empreendimentos residenciais e ocupação pelo mercado de eventos. Mas, o que os empreendedores querem hoje é o conhecido conceito build-to-suit. Espaços construídos sob medida às necessidades do negócio. 

É aí que o ABCD perde em competitividade. Os galpões que oferecemos são antigos e não dispõem de estrutura para abrigar novos modelos produtivos. Nossos galpões se caracterizam por critérios técnicos obsoletos e a demanda é por espaços inteligentes, sustentáveis e que gerem economia para o negócio. 

Mas essa carência de modernidade já deslocou o foco de investidores imobiliários com tradição nos segmentos residenciais e comerciais para a construção de galpões industriais com vida útil plantada no futuro. Caso da construtora M.Bigucci que está construindo condomínio industrial em Diadema, no Bairro Piraporinha. Até mesmo investidores estrangeiros têm esticado os olhos para o mercado de galpões industriais da Região. Como a boa oferta de espaços se contrapõe ao padrão dos imóveis, investir nessa área se tornou excelente negócio. 

Uma das exigências é a altura do pé-direito de no mínimo 12 metros. Até a década de 1990 a especificação predominante era de seis metros; resistência no piso nivelado a laser; configuração cross docking, com docas nas laterais; escritórios centrais climatizados junto à área operacional; otimização da iluminação natural; e uso de telhas termoacústicas e zipadas, para se evitar goteiras. 
A escolha da localização também foi modernizada. A preferência não é mais por conglomerados industriais, mas por margens de artérias de escoamento. Dados do Ministério dos Transportes dão conta de que 58% do escoamento de cargas se dão por meio das rodovias – ante 25% do modal ferroviário, 13% aquaviário e 4% divididos entre dutoviário e aéreo. 

Além de indústrias limpas e centros de distribuição, os galpões podem dar lugar a empreendimentos do varejo. Um shopping center não precisa estar instalado em um centro comercial. Pode perfeitamente aproveitar as oportunidades estruturadas em função da indústria, mas que servem de grandes eixos de acessibilidade da metrópole. 

O Consórcio Intermunicipal bem poderia criar um Grupo Temático dedicado a planejar o destino dos galpões industriais do ABCD como meio de atrair para a Região empreendedores da construção civil e posteriormente investidores de diversos segmentos econômicos. Qualquer movimento nesse sentido fomentará geração de emprego e renda além de resgatar interesse do meio produtivo para a Região.

FONTE: Joel Fonseca é ex-vice-prefeito e ex-secretário de Desenvolvimento Econônico de Diadema.

MGE importa 22 locomotivas dos Estados Unidos

www.segs.com.br - Fonte ou Autoria é : Katia Siqueira
04-Ago-2009
A MGE Transportes – empresa do grupo CAT, ligada à Divisão Progress Rail Services – está importando dos Estados Unidos 22 locomotivas modelos SD40-2 e GP40-2. As máquinas deverão desembarcar no porto de Santos até o dia 15 de agosto de 2009 e seguir para a planta de Hortolândia (SP) para início de reforma e modernização.

Ronaldo Moriyama, diretor da MGE Transportes, diz que a empresa traz uma série de novidades para a 12ª Feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 10 a 12 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Este é o segundo lote que a empresa traz do exterior para compor sua frota própria de locomotivas para disponibilização às operadoras ferroviárias no Brasil e América do Sul, na forma de vendas, leasing e aluguel. Em maio passado, a MGE recebeu 14 máquinas, sendo 12 modelos C30-7 e duas B36-7. “As máquinas adquiridas nos EUA têm bitola standard e para trafegar na malha brasileira precisam passar por rebitolagem estreita ou métrica, variando de acordo com a necessidade do cliente”, explica Moriyama.

Segundo ele, as 14 máquinas estão praticamente negociadas faltando pequenos detalhes para a concretização do negócio.

Assim como as locomotivas, a empresa mantém em estoque motores diesel EMD e GE remanufaturados à disposição de seus clientes. “A comercialização desses equipamentos também em formato UTEX (base de troca) tem sido uma excelente opção para as ferrovias, uma vez que o resultado é a redução da retenção das máquinas para manutenção, além da considerável diminuição do estoque”, conta Moriyama.

Além dos já conhecidos motores de tração e componentes fabricados na fábrica de Diadema, a MGE / Progress Rail trouxe para o mercado brasileiro a locomotiva Gen Set. Esse novo modelo de máquina é caracterizado pela utilização de dois ou três módulos de potência, sendo que cada um é um grupo gerador independente, composto de motor diesel Caterpillar modelo C-18 de tecnologia ACERT (patente Caterpillar), gerador de tração, gerador auxiliar, sistema de refrigeração, sistema de escapamento, sistema de controle, tudo devidamente compartimentalizado em um container individual para cada módulo de potência bruta de 750 HP. A redução no consumo de combustível em até 30%, além da redução no nível de ruído e controle de emissões de poluentes torna essa nova locomotiva uma opção muito atraente a um mercado que objetiva como prioridade a redução dos custos de operação.

Ainda na área de produtos novos, os motores Caterpillar também estão na lista de estoque da empresa. Ao juntar a tecnologia de ponta desses equipamentos com o conhecimento da equipe MGE / Progress Rail na reforma e manutenção de locomotivas, o resultado foi o desenvolvimento da área de repotenciamento de máquinas GE, EMD e Alco com os novos motores eletrônicos CAT. Essa melhoria tem efeitos imediatos no resultado da operação, como redução considerável no consumo de combustível, aumento da capacidade de tração e redução significativa de emissão de poluentes, adequando-se às futuras normas de controle ambiental.

Na área de serviços - berço tanto da MGE como da Progress Rail – as novidades continuam. Em Hortolândia (SP) foi construída uma área com temperatura controlada designada para a realização de serviços de motores diesel de origem GE, EMD ou Alco. A qualidade do serviço já foi comprovada com o overhaul de mais de 25 motores provenientes de empresas como ALL e FCA.

A recuperação de componentes principais de locomotivas, como turbo compressores e conjuntos de força, é outro serviço disponibilizado pela MGE / Progress Rail desde abril de 2009.

Segundo Moriyama, empresa reserva novas novidades para divulgar na 12ª Feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 10 a 12 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Mais informações: (11) 3884-0757 / 3884-0580, e-mail marina@revistaferroviaria.com.br.

4 de ago. de 2009

Cidades do Grande ABC disputam sede do polo tecnológico

Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC

Começou ontem a corrida formal para a criação do polo tecnológico do Grande ABC, com a definição do GT (Grupo de Trabalho), em evento realizado na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, em Santo André, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, de seis prefeitos da região - São Bernardo foi representada por Jefferson José da Conceição, seu secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo - além de reitores de várias universidades locais e de empresários.

A iniciativa visa estimular a pesquisa tecnológica conjunta em setores em que o Grande ABC demonstre vocação, a exemplo do metal mecânico, de plástico, petroquímico, cosméticos, moveleiros, além de outros que tendem a se expandir localmente como o de tecnologia da informação e biotecnologia.

Como revelou Alckmin, o próximo passo será definir uma área de no mínimo 200 mil m² a fim de dar constituição física ao projeto. "Tudo dependerá do que nos for apresentado. Se já existir o prédio, os investimentos diminuirão. Se tivermos somente o terreno, os custos subirão um pouco mais."

Apesar da coesão de propósitos, a disputa pela sede já divide opiniões. O prefeito de Santo André, Aidan Ravin, disse que o município tem grandes áreas particulares, que poderão ser compradas pelo município e cedidas ao Polo.

O prefeito de Diadema, Mario Reali, aposta na criação de vários espaços físicos menores na região. Ribeirão Pires, contudo, com diversas áreas de mananciais e restrições para a tividade industrial, prefere aguadar o desenrolar da história. "Pelo visto, Ribeirão Pires só vai desfrutar dos avanços gerados com a iniciativa", afirmou o prefeito Clóvis Volpi.

De acordo com o diretor-executivo do Consórcio, Fausto Cestari Filho, a região está atrasada alguns anos na elaboração do Polo em relação a São José dos Campos e São Carlos (ambas em São Paulo) e o Vale dos Sinos (RS). "Enquanto o parque industrial do Grande ABC fez sucesso e não sofreu crises, ficamos parados acreditando que esses bons ventos durariam para sempre. Foi um erro que tentamos remediar a partir de agora."

Segundo ele, nos próximos dias, o GT deverá assinar um protocolo que demonstrará os requisitos já cumpridos para a criação do polo. "A partir daí, teremos até dois anos para iniciar o projeto", explicou Cestari Filho.

Na quinta-feira, o grupo visita o Polo Tecnológico de São José dos Campos, que difere do do Grande ABC por tratar de um único tema, o aeronáutico. "O nosso terá um leque amplo de especialidades, com integração regional e não de uma única cidade", disse o diretor. No dia 20 de agosto o grupo visita o Polo do Rio Grande do Sul.

O prefeito Luiz Marinho esteve presente ao evento, mas deixou a Agência assim que Alckin chegou, alegando outros compromissos.

Neste mês, grupo da região conhecerá outros parques

"Os setores de comércio e serviços também se beneficiarão com o Polo Tecnológico", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Luis Paulo Bresciani, e também coordenador do Grupo de Trabalho do projeto. "A indústria forte impulsiona os outros setores."

Ele reforça que há diferenças entre parque e polo, sendo o primeiro caracterizado por um espaço físico mais centrado, enquanto que no segundo há pulverização das ações em uma área maior. "Nosso desafio é grande, pois são vários APLs (Arranjos Produtivos Locais) que estarão na pauta."

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o governo estadual ajudou na formação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que começou a ser formalizar em 2006, com R$ 5 milhões e tem investido mais R$ 12 milhões no Polo Paulista do Jaguaré.

"Não sei quanto será demandado pelo projeto do Grande ABC, mas é bom deixar claro que o SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) não é para consumir investimentos públicos, mas para atrair aprote privado", explicou Alckmin.

Sindicalismo busca sintonia com avanços tecnológicos

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, a ideia de se criar um polo tecnológico na região não é nova, mas agora dá ares de maturidade, longe de projetos voluptuosos do passado.

"Não foi somente a tecnologia para o setor industrial e a vontade política que cresceram nos últimos anos. O sindicalismo também melhorou, e hoje está muito mais voltado ao diálogo." De acordo com Nobre, a evolução sindical é peça importante na constituição de um polo tecnológico, que pede flexibilidade e inteligência.

Segundo o presidente, a própria redução de jornada, de 44 para 40 horas semanais, segue esse propósito de excelência nas atividades. "O trabalhadornão pode mais ficar dez anos sem estudar, como o fazia no passado. A evolução tecnológica requer trabalhadores que tenham tempo de se aprimorar. Assim, a redução da jornada vai colaborar para isso."

Como lembrou o diretor de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, "o ambiente está pronto para receber o polo tecnológico, do sindicalismo maduro às universidades parceiras."