24 de out. de 2009

Delegação da Agência de Desenvolvimento do ABC vai à Itália

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema e coordenador do Pólo Tecnológico do Grande ABC viaja nesta sexta-feira (23/10) para Itália para conhecer projetos de inovação tecnológica na Região de Marche.

Ele integra um grupo de pessoas do ABC, formado por secretários municipais, prefeitos, representantes do setor empresarial, de universidades, sindicatos e entidades, que vão até aquele país para ver como funciona um polo tecnológico no setor metalmecânico. O pólo envolve empresas das cidades italianas de Fabriano e Jesi e foi criado pelo Instituto Meccano que tem parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC na criação do Centro de Serviço em Tecnologia e Inovação (CESTEC) que irá abranger as sete cidades da região.

O CESTEC do ABC paulista, em fase de implantação, tem como principal objetivo promover e fortalecer intercâmbio entre indústrias da área do metalmecânico e as geradoras de conhecimento científico e tecnológico, visando com isso o desenvolvimento produtivo da pequena e média empresas.

Além do instituto italiano, o CESTEC tem com parceiros o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-FUMIN), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa –SEBRAE, universidade públicas como USP, UNICAMP, Federal de São Carlos e a Fundação Salvador Arena, entre outros.

Segundo Paulo Íris Ferreira, coordenador do CESTEC, e que também integra a delegação para Itália, o intercâmbio entre as duas regiões será muito importante. “Além da troca de experiências, vamos ver de perto como funcionar o polo italiano, saber como ele foi implantando, visitar empresas nas cidades de Fabriano e Jesi e nos reunir com governantes da Região de Marche para estreitarmos esse contato”, relata.

Ferreira ressalta ainda que o intercâmbio servirá para os italianos conhecerem o potencial do Grande ABC e isso poderá resultar em aproximação na área de negócios. A delegação ficará na Itália até o dia 30 de outubro e dia primeiro retorna ao Brasil.

fonte: Iara S. Luz - P.M.D.

C&A desembarca em Diadema

Com a C&A em Diadema, no Shopping Praça da Moça, que abre as portas na quinta-feira e incorpora design interno com destaques para a iluminação e exposição de peças, a região passa a contar com cinco lojas da rede. Em Santo André há três unidades e São Bernardo abriga uma. Com 1.500 lojas no mundo, 170 delas em 60 cidades do Brasil, País em que chegou em 1976, a C&A nasceu no ano de 1841, criada pelos irmãos Clemens e August, cujas iniciais deram origem ao nome da empresa. A Alemanha, em 1911, foi o primeiro passo de internacionalização da rede holandesa, uma das primeiras a vender roupas prontas aos consumidores.

fonte: Primeiro Plano - Ariverson Feltrin - DGABC

Copa faz Topema investir

Já de olho na expansão da rede hoteleira gerada pelo efeito da realização, no Brasil, da Copa do Mundo de futebol, em 2014, e da Olimpíada, em 2016, a Topema, instalada em Diadema, especializada em fornecimento de cozinhas profissionais, reservou investimentos que passam de R$ 4 milhões em equipamentos e tecnologia para quadruplicar sua capacidade de produção.

Nascida em 1965, a Topema, com quadro de 150 funcionários, alinha entre clientes já atendidos empresas como Petrobras, Vale, Pirelli, Motorola, Santander, Odebrecht, China in Box, Habib's, Bob's, Terraço Itália, Pizza Hut, Burger King, Rei do Mate, Spoleto, Subway, Hilton, Hyatt, Sheraton, Blue Tree Towers, Carrefour, Pão de Açúcar, Sondas e Wal Mart.

Instalada em parque de 11 mil metros quadrados, a Topema informa que desenvolve seus produtos no sistema CAD/CAM, como forma de ganhar agilidade "inclusive no caso daqueles feitos sob encomenda", ressalta a empresa fundada pelo engenheiro Nelson Cury.

fonte: Primeiro Plano - Ariverson Feltrin - DGABC

Saned inicia novo trecho de obras do coletor Serraria

A Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) está executando, desde o início desta semana, a construção do novo trecho do Coletor-tronco Monteiro, no bairro Serraria. As obras começaram na rua Lico Maia, na altura do cruzamento com a avenida Rotary, e seguirão até a rua Guarani. A intervenção terá aproximadamente 600 metros de extensão e representará 33% do coletor. A previsão para término está prevista para o final deste ano.

A alteração servirá para trocar a tubulação usada no percusso do Coletor-tronco Monteiro/Serraria, que se inicia na estrada do Rufino. As obras vão aumentar o diâmetro dos tubos, hoje com 300mm, para 500mm. “A ampliação é necessária, pois a medida que o coletor vai avançando, recebe maior volume de esgoto. Para suportar a demanda, é preciso uma tubulação maior”, informou a chefe da Divisão de Empreendimentos, Emilia Uehara.

O coletor-tronco recebe os detritos das redes de esgoto dos bairros Serraria e parte do Vila Conceição e os encaminha para tratamento na ETE ABC, em São Paulo, divisa com São Caetano.

fonte: Diário Regional