24 de out. de 2009

Delegação da Agência de Desenvolvimento do ABC vai à Itália

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema e coordenador do Pólo Tecnológico do Grande ABC viaja nesta sexta-feira (23/10) para Itália para conhecer projetos de inovação tecnológica na Região de Marche.

Ele integra um grupo de pessoas do ABC, formado por secretários municipais, prefeitos, representantes do setor empresarial, de universidades, sindicatos e entidades, que vão até aquele país para ver como funciona um polo tecnológico no setor metalmecânico. O pólo envolve empresas das cidades italianas de Fabriano e Jesi e foi criado pelo Instituto Meccano que tem parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC na criação do Centro de Serviço em Tecnologia e Inovação (CESTEC) que irá abranger as sete cidades da região.

O CESTEC do ABC paulista, em fase de implantação, tem como principal objetivo promover e fortalecer intercâmbio entre indústrias da área do metalmecânico e as geradoras de conhecimento científico e tecnológico, visando com isso o desenvolvimento produtivo da pequena e média empresas.

Além do instituto italiano, o CESTEC tem com parceiros o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID-FUMIN), o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa –SEBRAE, universidade públicas como USP, UNICAMP, Federal de São Carlos e a Fundação Salvador Arena, entre outros.

Segundo Paulo Íris Ferreira, coordenador do CESTEC, e que também integra a delegação para Itália, o intercâmbio entre as duas regiões será muito importante. “Além da troca de experiências, vamos ver de perto como funcionar o polo italiano, saber como ele foi implantando, visitar empresas nas cidades de Fabriano e Jesi e nos reunir com governantes da Região de Marche para estreitarmos esse contato”, relata.

Ferreira ressalta ainda que o intercâmbio servirá para os italianos conhecerem o potencial do Grande ABC e isso poderá resultar em aproximação na área de negócios. A delegação ficará na Itália até o dia 30 de outubro e dia primeiro retorna ao Brasil.

fonte: Iara S. Luz - P.M.D.

Nenhum comentário: