CULTURA

Manifestações culturais vindas de Diadema já ganham projeção nacional e até internacional. Atualmente, a cidade dispõe de 10 centros culturais espalhados pelos bairros da cidade. 



O Centro Cultural do Canhema, conhecido como Casa do Hip Hop, é referência na cultura negra em nível nacional e até mesmo fora do país, mantendo um acervo sobre o movimento Hip Hop. Além disso, são realizadas oficinas de grafitti, dança de rua, e rap, além de workshops. A criação do Centro resultou da aproximação dos jovens do município com o poder público, em uma parceria que deu certo.



Outro destaque da cidade é a Companhia de Danças de Diadema, criada em 1995 por Ivonice Satie por meio de iniciativa da Prefeitura. Atualmente, Cia. De Danças é dirigida pela coreógrafa Ana Bottosso. 



Reconhecido no meio artístico e com boa repercussão de seu trabalho na mídia, o grupo de bailarinos ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Estímulo APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1995, e o Prêmio Funarte/Petrobrás de estímulo à dança em 2005. A Cia. Realiza turnês dentro e fora do Estado de São Paulo e possui no currículo também apresentações internacionais, como em Lima, capital peruana.