17 de jan. de 2013

Vedete Esmaltaria inaugura quiosque no Shopping Praça da Moça


Foi inaugurado no dia 12 de Janeiro o quiosque Vedete Esmaltaria no Shopping Praça da Moça.
fonte: AD SHOPPING

Empório do Aço inaugura quiosque no Shopping Praça da Moça


Foi inaugurado, no dia 11 de Janeiro, o quiosque Empório do Aço no Shopping Praça da Moça.
fonte: AD SHOPPING

Estado inclui Diadema na rota do VLT até Congonhas


O governo do Estado sinalizou que Diadema entrará no trajeto da Linha 17-Ouro do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que liga o aeroporto de Congonhas ao Jabaquara. A extensão de dez quilômetros na rota projetada vai até o bairro Ferrazópolis,em São Bernardo, onde termina a Linha 18-Bronze, o que proporcionaria a interligação dos trens.
A articulação política para viabilidade do projeto foi comandada pela deputada estadual Regina Gonçalves (PV-Diadema), que anunciou ontem a conquista após se reunir com o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV).
A interlocução foi feita diretamente com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Diadema ficou isolada nos projetos estaduais para melhorar a mobilidade urbana. O governador percebeu que não seria justo com o município pela importância política e econômica que a cidade tem para São Paulo", analisou a parlamentar.
Regina afirmou que desde o ano passado mantém conversas com o Estado para consolidar o projeto de extensão da linha. "O projeto estava sendo estudado desde o segundo semestre do ano passado. Constatamos primeiro a viabilidade técnica e depois houve a capacidade política de conversar. Não falamos antes por conta do período eleitoral", destacou a verde.
A pedido de Alckmin, o secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini, já incluiu os dez quilômetros necessários para que os trens cheguem até o Ferrazópolis. O metrô de superfície ajudará na integração do Grande ABC, principalmente pela baldeação possível entre a Linha 17-Ouro e Linha 18-Bronze, que terá 20 quilômetros de extensão.
Ainda não existe prazo para a obra ser iniciada. O trecho que vai até o Brooklin tem previsão para ser entregue em 2015 e atenderia, inicialmente, cerca de 250 mil pessoas. As desapropriações no bairro Jabaquara tiveram início no ano passado.
Nas próximas semanas, Lauro e Regina devem se encontrar com Alckmin para acertar detalhes da intervenção. A cidade não precisará apresentar contrapartida ao Estado pela construção do VLT. "O governador está empenhado em melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana e viu que Diadema faz parte desse processo", completou a deputada.

MARCANDO TERRITÓRIO
O chefe do Executivo diademense reiterou que Regina terá todo apoio da administração na sua reeleição em 2014. A parlamentar enfrenta a concorrência do deputado estadual Orlando Morando (PSDB)- o tucano tem grande proximidade com Lauro - e do secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB).
Regina destacou que o apoio do prefeito demonstrou o compromisso partidário do correligionário. "O Lauro vai se tornar uma liderança dentro do PV e mostra que tem construído uma vida dentro da sigla. Temos um governo plural, mas mostramos que, acima disso, possuímos um projeto político", disse Regina.
fonte: 

Cynthia Tavares 
Do Diário do Grande ABC

Michels quer mais cursos da Fatec em Diadema



O prefeito de Diadema, Lauro Michels, visitou na tarde desta quarta (16/01) o prédio da Fatec Diadema - Luigi Papaiz, no Campanário. Durante a vistoria ao prédio, o prefeito disse que irá propor ao Estado a ampliação de mais cursos na unidade. Atualmente, o local conta com o curso de Tecnologia em Produção de Cosméticos.

“As instalações do prédio comportam a criação de mais quatro cursos. Nosso objetivo é atuar com o Centro Paula Souza e o Governo do Estado para a vinda de novos cursos para a cidade”, destacou. A unidade conta com prédio de 4,7 mil m² de área construída distribuídos em 16 salas de aula, 11 laboratórios, biblioteca e nove banheiros, além de elevador, dependências administrativas e de serviço.

Além de ouvir as boas notícias, a diretora da unidade, Lucinda Giampietro Brandão, reivindicou por melhorias na infraestrutura elétrica e hidráulica do prédio e para que as linhas municipais número 25,26 e 38 circulem na frente da Fatec para atender os alunos. Atualmente, as linhas passam apenas no entorno da unidade.

Matrículas - Na próxima segunda e terça-feira (21 e 22 de janeiro) começam as matrículas dos 80 novos estudantes da Fatec Diadema para o curso de Tecnologia em Cosméticos. As aulas estão previstas para se iniciar no dia 4 de fevereiro. Com os calouros, a faculdade, inaugurada em agosto de 2012, passa a ter 160 estudantes.

A Fatec de Diadema é a primeira escola pública a criar um curso superior na área do cosmético e para sua implantação o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, responsável pelo ensino profissional no Estado, contou com a participação de empresários, da Prefeitura e de entidades ligadas ao setor.

fonte: ABCDMAIOR

UNIFESP planeja obras para novo campus de Diadema este ano


 
Terreno em área de manancial no Bairro Eldorado abrigará a unidade matriz da Unifesp em Diadema. Foto: Amanda Perobelli
Terreno em área de manancial no Bairro Eldorado abrigará a unidade matriz da Unifesp em Diadema. Foto: Amanda Perobelli
 

Após seis anos de estudo e adequações de projetos, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) espera, em 2013, começar as obras da unidade matriz da instituição em Diadema, no sítio Morungaba, na estrada Pedreira/Alvarenga, em área de manancial do Bairro Eldorado. Porém, antes de o projeto sair do papel, a universidade precisa da licença ambiental de instalação, uma autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para o início das obras. 

De acordo com a Unifesp, o pedido segue em análise na Cetesb, mas o órgão ambiental revelou que o processo está parado, porque o Departamento de Avaliação Ambiental de Empreendimentos  aguarda a apresentação da complementação de documentos da instituição para a continuidade da análise e emissão da licença. 

A Cetesb revelou ainda que, apesar de a universidade ter conseguido a licença prévia em 2008, a instituição só solicitou a licença de instalação em outubro de 2012, o que justifica a demora do projeto. 

Etapas- O processo de licenciamento é dividido em três partes. Primeiro vem a licença prévia, onde são apresentados os requisitos básicos para que o projeto seja realizado. Depois é necessária a licença de instalação, que é a autorização para o início das obras.

 Na última etapa do processo está a licença de operação, que permite o funcionamento do empreendimento. 

Todas as emissões estão vinculadas às exigências ambientais da Cetesb, inclusive as compensações ou minimização dos impactos que a obra causará. 

Unidade ficará às margens da Billings
A unidade ficará em um terreno de 20 mil metros quadrados, às margens da represa Billings, e prevê a construção de 15 laboratórios, 25 salas de aulas e administração para abrigar aproximadamente 10 mil alunos. A princípio, a ideia é que no local sejam ministrados cursos de Física Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e Geologia.

A Unifesp esclareceu que a abertura da quinta unidade de Diadema não representa a desativação de outros locais na cidade, nem mesmo os que foram abertos como provisórios. Atualmente, o município conta com quatro unidades (José de Filippi - Eldorado; Manuel da Nóbrega - Florestan Fernandes; José Alencar - Centro; e Antonio Doll - Centro), com 2,3 mil alunos, além dos 650 calouros que iniciarão o ano letivo em 2013. 

Cursos - Inaugurada em 2007, a instituição de Diadema oferece os cursos de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Química, Química Industrial e licenciatura em Ciências, além das pós-graduações em Biologia Química, Ciências e Tecnologia da Sustentabilidade e Ecologia e Evolução. O projeto ainda descarta qualquer interferência na APP (Área de Preservação Permanente) existente no terreno.  

fonte: Claudia Mayara - ABCDMAIOR