1 de out. de 2010

Orçamento 2011: Diadema prioriza investimentos em infraestrutura, creches, educação e saúde

O prefeito de Diadema participou na quinta-feira, 30, na Câmara Municipal, da entrega da Proposta Orçamentária da Lei Orçamentária Anual (LOA), que faz parte do projeto de lei que dispõe sobre o Orçamento do Município para o exercício de 2011.

A peça foi entregue ao presidente da Casa, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, que a encaminhará para avaliação dos vereadores.
A Lei estima receitas e fixa despesas para um ano, de acordo com as prioridades contidas no PPA (Plano Plurianual) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), detalhando quanto será gasto em cada ação e programa.

Durante a cerimônia de entrega, o prefeito fez questão de demonstrar otimismo com a economia do país e do município para o ano que vem. Ele vê um cenário mais favorável para investimentos do setor produtivo na cidade, permitindo, desta forma, crescimento econômico e condições para a realização de ações em infraestrutura e programas sociais.

“Para 2011 temos como meta, além de garantir mais investimentos, a busca permanente de mais qualidade no padrão do atendimento no serviço público, através de aprimoramento dos nossos servidores e pela concretização de demandas fundamentais para a nossa população”, destaca o prefeito.

O prefeito fez questão de salientar a responsabilidade do administrador público em cuidar dos recursos públicos com o cuidado que o assunto merece.  “O cenário positivo não nos isenta de continuar adotando medidas na direção do controle das despesas para a manutenção do equilíbrio das contas públicas”, afirma.

O projeto apresentado ao Legislativo mostrou todo o processo de planejamento desenvolvido pelo secretariado municipal, que resultou no Plano Estratégico de Governo. O objetivo é garantir a transparência das ações, por meio do aperfeiçoamento dos mecanismos de gestão e prestação de contas à população.

A estimativa da administração municipal prevê recursos na ordem de R$ 750 milhões para o Orçamento do ano de 2010. A LOA definiu cinco eixos para o direcionamento dos investimentos no próximo ano: Saúde, Educação, Habitação, Drenagem e Modernização administrativa.

Na área da Educação, uma das grandes prioridades do atual governo, estão previstas a expansão do número de vagas para creches e a universalização para as crianças de 4 e 5 anos (pré-escola), continuidade do programa “Mais Educação”, a manutenção dos equipamentos e serviços das escolas que foram municipalizadas e a continuidade do Programa “Mais Educação”.

Para a Saúde serão direcionados investimentos importantes para garantir a qualidade dos serviços prestados à população. Entre os recursos disponibilizados estão os que serão utilizados para as obras da UBS Campanário e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Paineiras, além da manutenção dos serviços disponibilizados à população.

Esta condição de recursos para a saúde é uma referência do governo municipal, que sempre investe mais de 30% de seu Orçamento para aplicação neste setor. No último dia 28, como exemplo, a Prefeitura inaugurou a 20ª UBS do Município, no bairro Vila Conceição. Com esta entrega, a cidade cumpre as determinações do Ministério da Saúde, que determina o número de equipamentos desta natureza em decorrência do número de habitantes.

O setor de Habitação deverá ampliar as conquistas sociais que marcaram o atual exercício, como a entrega da 1ª etapa do Núcleo Naval, em julho, em parceria com o governo federal. Na ocasião foram entregues 252 apartamentos para os moradores do núcleo. Está prevista para o próximo ano a entrega de 84 novas unidades deste projeto.

Estão previstas, entre outras, intervenções em área de proteção e recuperação aos mananciais. As obras vão acontecer no Núcleo Habitacional Iguassu, no Núcleo Habitacional Caviúna (2ª etapa) e no assentamento denominado Sítio Joaninha (3ª etapa). A LOA prevê também obras de provisão habitacional e urbanização em dez áreas da cidade. As áreas foram distribuídas em dois complexos: Beira Rio e Santa Elizabeth. As intervenções vão beneficiar 1.152 famílias.

Ações voltadas à redução das enchentes no município em época de chuva contarão com parceria do governo federal. Estão agendadas duas obras importantes para 2011: a canalização do córrego dos Monteiros e do Ribeirão dos Couros, próximo à Avenida Pirâmide (Jardim Inamar). As duas intervenções permitirão a ampliação da vazão das águas e a consequente redução de alagamentos.

Os recursos para a operação de financiamento destes projetos foram disponibilizados por meio do FGTS e possibilitarão a redução de alagamentos em épocas de maior precipitação pluviométrica, melhorando a qualidade de vida da população do entorno, bem como a redução de impactos ao desenvolvimento econômico das atividades produtivas que se utilizam das vias localizadas junto a esses corpos d’água.

A Prefeitura também receberá recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT) que possibilitará investimento em diversas áreas da administração, dentre elas: tecnologia de informação, finanças, desenvolvimento econômico, planejamento e gestão pública, habitação e desenvolvimento urbano e gestão de pessoas.

fonte: Heitor Bisi - P.M.D.

DIADEMA INAUGURA ESCOLA DE MARCENARIA NO JD. RUYCE

Com o intuito de preencher as vagas de assistente de marceneiro que são oferecidas pelo CPETR (Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda) de Diadema, o prefeito Mário Reali (PT) e o secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do município, Luis Paulo Bresciani, inauguraram, nesta sexta-feira (01/10), na Sociedade Batista de Beneficência - TABEA, no Jardim Ruyce, o projeto Escola de Marcenaria.

Para o prefeito de Diadema Mário Reali (PT), o programa conseguiu obter uma sintonia entre os sindicatos dos trabalhadores, os sindicatos patronais, o fornecedores de matéria-prima e também da instituição que cedeu o espaço para a realização do curso. "Os jovens que participarem do projeto terão a oportunidade de se qualificarem e conquistar o seu espaço no mercado de trabalho", avaliou.

Já Bresciani destacou que o programa deve continuar ocorrendo no próximo ano. "Nosso objetivo é manter o curso funcionando para que possamos formar todo mês novos marceneiros", pontuou.

De acordo com a representante da Leo Madeiras, Kátia Costa, a expectativa é de que o projeto possa servir como uma ponte de aprendizado para os jovens. "Está é a nossa quinta escola que inauguramos na Região e estamos a abertos a novas demandas para instalar outras unidades e capacitar mais pessoas para preencher as vagas abertas nas indústrias de móveis", indicou.

"O curso vai ser muito importante para todos nós, principalmente porque será uma forma de todos poderem trocar e adquirir novas experiências. Espero que, no futuro, possam ser lançados novos projetos para que nossos filhos e netos tenham a oportunidade de participar de um programa como esse", disse a aluna do curso de marcenaria, Vânia Silva.

Programa – A Escola de Marcenaria funcionará com duas classes piloto, sendo uma de manhã e outra à tarde, com 12 alunos cada. A duração do curso será de 220 horas/aula com aprendizado teórico e na prático.


fonte: Felipe Rodrigues - JORNAL ABCD MAIOR