Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
Das 15 melhores universidades do Estado de São Paulo, três estão presentes no Grande ABC: Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na segunda-feira o IGC (Índice Geral de Cursos). Com base no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o índice vai de zero a 500.
A Unifesp, com campus em Diadema, é a melhor universidade do Brasil, com a nota 439. Já a Metodista fica em sexto lugar no ranking estadual, com nota 278. A USCS, com 245, fica em terceiro no Grande ABC. Completando a lista, Uniban (Universidade Bandeirante de São Paulo), com 195, fica em 32º lugar entre as paulistas, enquanto a UniABC (Universidade do Grande ABC), fica em último lugar no Estado (35ª), com 169 pontos. Procuradas pelo Diário, a Uniban, Unifesp e a UniABC não se pronunciaram.
O MEC também fez um ranking dos centros universitários do País. O Senac, com unidade em Santo André, ficou em segundo lugar no Estado (nota 320) e o Instituto Mauá de Tecnologia, em terceiro (282). Quanto às faculdades, a melhor do Grande ABC é a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), que ficou em 30º lugar entre as paulistanas.