30 de mai. de 2010

Corredor Diadema–Morumbi deve operar em julho

O trecho expandido do Corredor ABD de Trólebus, que ligará Diadema ao bairro do Morumbi, na Capital, deve começar a operar até 31 de julho. De acordo com o superintendente de obras da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), José Jacques Namur Yazbek, cerca de 50% do projeto está concluído. “Fizemos o recapeamento das pistas e a sinalização dos pontos de parada e das estações de transferência. Até o fimdeste mês, 20 pontos estarão prontos”, afirmou.

Serão implementados 12 km de faixas de ônibus exclusivas, com 36 paradas (18 de cada lado) e cinco estações de transferência. O novo corredor será uma alternativa de integração dos moradores do ABC e da região sudoeste da Capital com a Zona Sul de São Paulo.

A expectativa é de que 15 mil pessoas utilizem o serviço por dia. O projeto foi implementado na década de 1990, mas começou a ser efetivamente construído em dezembro do ano passado, com verba de R$ 24 milhões do Estado. Cerca de 160 funcionários estão trabalhando de dia e principalmente à noite na obra, das 23h às 5h.

Yasbek ainda afirmou que o trecho Piraporinha–Jabaquara também está em obras, passando a contar com coletivos movidos somente à eletricidade. “Queremos parar de utilizar veículos movidos a diesel, evitando poluição e gastos com combustível. Já fizemos a eletrificação de 22% do trajeto”, pontuou, salientando que são investidos R$ 22 milhões para as reformas. A conclusão está estimada para setembro.

Trajeto do corredor
O traçado do Corredor Diadema–Morumbi tem início no Terminal Metropolitano Diadema, incluindo a avenida Presidente Kennedy, seguindo pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo, até a futura Estação de Transferência Morumbi, onde se integrará com a Linha 9-Esmeralda (Osasco–Grajaú), da CPTM. O corredor também permitirá integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo.

As Estações de Transferência, que permitem integração com outras linhas de ônibus e trem (no caso da Estação Morumbi) serão instaladas no Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz; Santo Amaro e Morumbi.
A obra faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, cujo investimento é de R$ 21 bilhões.

fonte: Anderson Amaral - DIÁRIO REGIONAL