27 de jan. de 2011

UNIFESP DIADEMA TERÁ PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus Diadema, teve mais um programa de pós-graduação aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). Trata-se do mestrado acadêmico de pós-graduação em Ecologia e Evolução, que terá início no segundo semestre de 2011 e oferecerá 20 vagas gratuitas.

De acordo com o professor e coordenador do programa, Marcelo Nogueira Rossi, a pós-graduação foi motivada pela escassez de cursos no País que integram as duas áreas (somente três cursos). “O programa tem o objetivo de estudar bases teóricas e empíricas que permitam descrever e compreender padrões e processos ecológicos e evolutivos determinantes para a geração, manutenção e conservação da diversidade biológica”, explicou Rossi.

Para o professor, o campus do ABCD foi escolhido para o curso devido ao corpo docente multidisciplinar altamente qualificado que atuam em ambas as áreas. “O campus Diadema também privilegia a realização de estudos no domínio Mata Atlântica pela proximidade com os maiores remanescentes deste sistema localizados no Parque Estadual da Serra do Mar”, comentou o coordenador.

O programa tem duas linhas de pesquisa: Sistemática, Biogeografia e Diversidade Genética; e Padrões e Processos Ecológicos. Enquanto a ecologia procura entender os processos que determinam a distribuição e abundância dos organismos em tempos recentes, a evolução busca compreender as alterações na biologia dos organismos ao longo do tempo, bem como os processos responsáveis por essas mudanças.

Os profissionais egressos do programa estarão aptos a estudar a biodiversidade dentro de um contexto ecológico e evolutivo fundamental para o entendimento dos ecossistemas e paisagens. “Este conhecimento terá implicações diretas para a implantação de estratégias de conservação, independente do nível de resolução e organização ecológica de investigação”, disse a professora e vice-coordenadora do programa, Samanta Koehler.

Outras informações do curso poderão ser obtidas, em breve, no site www.unifesp.br 

fonte: Jornal ABCD Maior

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa notícia, entretanto entristeço-me ao saber que são pouquissímos os graduandos de Diadema e será menor ainda o número de futuros especialistas e mestres.
Acorda Prefeitura faça alguma coisa pela educação de seus jovens.