15 de out. de 2010

Diadema quer criar 3,1 mil vagas até 2016

Melhorar a qualidade de ensino, expandir o tempo de aprendizagem, criar mais vagas e realizar novas municipalizações. Essas são as metas e projeções da Secretaria de Educação de Diadema para os próximos anos. Em entrevista exclusiva ao Diário Regional, a secretária de Educação, Lúcia Couto, falou sobre a expectativa de construir, até 2016, dez creches e quatro pré-escolas. No total serão investidos cerca de R$ 35 milhões e criadas 3,1 mil novas vagas para crianças de zero a 5 anos. 

As obras das unidades do Campanário e Jardim dos Eucaliptos e as construções dos prédios em anexo das creches da Vila Nogueira e Jardim Inamar já estão em andamento.“A previsão de entrega é para dezembro deste ano. Cada escola abrirá de 120 a 150 vagas”, explicou Lúcia. 

As demais creches deverão ser construídas no Centro, União, Portinari e Campanário, porém, aguardam resposta de financiamento do Ministério da Educação (MEC) para início das intervenções. “Os projetos das escolas da Naval e Promissão ainda estão em elaboração, mas o plano é construir as dez creches até 2012”, afirmou. 

Diadema também pretende construir quatro pré-escolas até 2016 para atender a emenda constitucional 59, que determina a obrigatoriedade do atendimento das crianças de 4 e 5 anos em período parcial. Os projetos preveem construções nos bairros Naval, Vila Conceição e União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Manancial, e no Mambae, em terreno doado pelo Estado. “Se não formos nós (atual administração) a construir, certamente deixaremos os projetos prontos”, garantiu. 

A Secretaria de Educação prevê, ainda, ampliação nas escolas Tiradentes e Hercília, para ajudar a absorver a demanda. “Este ano, a falta de vagas na cidade deixou mais de 1,5 mil crianças de 4 anos fora da escola”, disse Lúcia. A partir do dia 18 de outubro, estarão abertas as matrículas para as crianças de 5 anos. Em novembro será a vez dos alunos de 4 anos. “Mesmo que não consigamos atender todos, será um diagnóstico do total de estudantes nessa faixa etária. É com base nisso que iremos reestruturar as próximas ampliações e construções”, esclareceu. 

Novos projetos 
Preocupada com a qualidade de ensino, Diadema pretende lançar, em 2011, o programa Ler Mais, de incentivo à leitura das crianças. O trabalho será dirigido pelos professores dos ciclos de alfabetização, para que o hábito da leitura seja uma prática na vida das crianças. “A nossa projeção é que em um ano a criança possa ler 60 títulos. A ideia é disponibilizar o direito ao livro e incentivar o gosto pela leitura”, explicou Lúcia. O recurso para o projeto está previsto no orçamento de 2011.



CLAUDIA MAYARA
DE DIADEMA PARA O DIÁRIO REGIONAL

EMPREGO INDUSTRIAL AVANÇA NA REGIÃO

As indústrias de Diadema registraram o terceiro melhor resultado na criação de empregos entre as regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) no Estado em setembro. O volume de postos de trabalho no setor avançou 1,3% no período. O emprego industrial nas regionais de Santo André, que inclui os municípios de Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, e de São Bernardo cresceu 0,4% no mês passado, na comparação com agosto. Em São Caetano, a evolução do emprego nas indústrias foi de 0,5%.

Com 13.500 vagas abertas em setembro (+ 0,52%), a indústria paulista reforça a expectativa de crescimento recorde em 2010. Segundo apuração do Ciesp, apesar da fase mais atenuada da geração de emprego, o índice deverá encerrar o ano com alta de 5% sobre 2009 – a maior taxa dos últimos cinco anos.

O dado com ajuste sazonal aponta avanço de 0,1% em setembro, taxa que vem caindo nas últimas medições, mas que indica um bom setembro diante da série histórica da pesquisa. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Fiesp/Ciesp.

Apesar de contabilizar 193,5 mil novas vagas até agora (+ 8,04%), a indústria deverá fechar o ano com saldo de 120 mil postos de trabalho sobre 2009. A perda se dará especialmente pela sazonalidade do setor de açúcar e álcool, que devolverá cerca de 50 mil empregos com o esvaziamento do campo nesta fase do ano.

Setembro ‘emblemático’ – Dois anos após os primeiros sintomas da crise financeira, hoje a indústria paulista ainda conta com 16 mil empregos a menos no estoque com relação ao pré-crise, em setembro de 2008. A Fiesp previa a recuperação do patamar pré-crise no início de 2011. Já totalmente refeita, a atividade industrial em São Paulo deverá crescer 10% esse ano.

A previsão de crescimento para o emprego no próximo ano da Fiesp, no entanto, é mais modesta. Com a base de comparação forte, pelo bom desempenho que se concretizará ao final de 2010, a taxa sustentará uma alta de 3,9% pela projeção da Fiesp.

Setores e regiões – Em setembro, 18 dos setores analisados pela pesquisa (80%) tiveram comportamento positivo na geração de emprego. A atividade com melhor desempenho no período foi a produção de móveis (1,9%). Produtos diversos fechou com alta de 1,4%, empatado com equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

O setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis liderou as baixas no mês, com fechamento de 1,2% das vagas de trabalho. Produtos farmoquímicos e farmacêuticos apresentou queda de 0,2%, assim como produtos alimentícios.


JORNAL ABCD MAIOR

UNIFESP DIADEMA DISCUTE SUSTENTABILIDADE

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realiza entre os dias 18 e 22 de outubro a 2ª Semana Científica e Cultural no campus Diadema. Neste ano, o evento terá a Sustentabilidade como tema central, sendo abordado em diversas palestras, oficinas e minicursos.

Na abertura, programada para as 9h do dia 18, será realizada a mesa-redonda sobre Sustentabilidade com Maria de Fátima de Oliveira, da empresa Fibria, e Cláudia Luz, da Akzo Nobel, com mediação do professor Dr. Werner Siegfried Hanisch, dos cursos de Ciências Químicas e Farmacêuticas e de Engenharia Química da Unifesp Diadema.

 Durante a semana serão realizadas ainda palestras interdisciplinares e específicas de cada curso ministrado no campus, além de uma Mostra de Iniciação Científica com exposição de painéis, apresentações de Teatro e concurso de fotografia.

 “É uma oportunidade para discutir assuntos que não são abordados nas disciplinas ministradas nas aulas regulares dos cursos, além de proporcionar a integração dos profissionais dos cursos e áreas afins”, diz o professor José Eduardo de Carvalho, vice-coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unifesp Diadema e presidente da comissão organizadora do evento. 

A “Semana Científica e Cultural da Unifesp Diadema” é um evento organizado por alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Farmácia-Bioquímica, Engenharia Química, Licenciatura Plena em Ciências e Química. O evento tem apoio das Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão (Proex) da Unifesp e patrocínio da Basf, Peroxidos do Brasil e AkzoNobel.

A Semana Científica e Cultural será realizada na Unidade Florestan Fernandes, situada na rua Manoel da Nóbrega, 1.149, Centro, em Diadema. Interessados podem se inscrever para vagas remanescentes para alunos de outras instituições e comunidade em geral somente pelo site do evento (www.sccud2010.com.br) e os inscritos devem doar um quilo de alimento não-perecível ou uma peça de roupa em bom estado de conservação no dia do evento.

A programação completa das palestras específicas, oficinas e minicursos está disponível no site www.sccud2010.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@sccud2010.com.br.

 Unifesp em Diadema - A Unifesp instalou-se em Diadema em 2007 tendo como foco cursos relacionados ao Meio Ambiente, seguindo a vocação da região onde a universidade está instalada, no Jardim Eldorado, às margens da represa Billings, e também visando atender as necessidades do mercado de trabalho local.
Atualmente são 1.330 alunos matriculados em sete cursos de graduação em Diadema - Ciências Ambientais; Ciências Biológicas; Farmácia e Bioquímica; Engenharia Química; Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial.
 As aulas são ministradas em três unidades (Eldorado, Florestan Fernandes e Brasília).

JORNAL ABCD MAIOR

SENAI ABRE 494 VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS NA REGIÃO

De 18 de outubro a 5 de novembro, cinco unidades do Senai instaladas no ABCD abrem inscrições para 494 vagas gratuitas para cursos técnicos, nos períodos da manhã, tarde e noite. Em São Bernardo, serão abertas 340 vagas (226 na Escola Senai Mário Amato, nas habilitações de Cerâmica, Plásticos e Química) e 124 na Escola Senai Almirante Tamandaré, para Automação Industrial, Mecânica e Móveis.


A Escola Senai A Jacob Lafer, de Santo André, ofertará 30 vagas para Eletroeletrônica (à tarde) e a unidade Armando de Arruda Pereira, de São Caetano, 37 vagas para Mecatrônica. A Manuel Garcia Filho, de Diadema, terá 77 vagas para Desenho de Projetos, Eletromecânica e Eletrônica, nos períodos da manhã e tarde. 


Em todo o Estado, serão 4.590 vagas em 68 escolas instaladas em 49 municípios. As aulas começam no primeiro semestre de 2011. O objetivo dos cursos técnicos do Senai-SP é proporcionar habilitação profissional em áreas tecnológicas específicas do setor industrial. Os cursos, na sua maioria, têm duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório. 


A partir deste processo seletivo, as inscrições serão realizadas pela Internet, no endereço www.sp.senai.br/processoseletivo. Os candidatos interessados deverão ter o Ensino Médio concluído ou estarem matriculados em curso que lhes permita concluir o Ensino Médio até a data de início das aulas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 37,00.


Cada candidato poderá se inscrever em uma única habilitação, exclusivamente na Escola Senai em que pretende realizar o curso. Também poderá se candidatar para outro turno do curso pretendido em 2º opção.
Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.


Prova - A prova de seleção será realizada no dia 28 de novembro, domingo, e terá 60 questões de múltipla escolha em nível de conclusão do ensino médio. Serão aferidos conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), também com 20 questões. Será concedido tempo de 2h30 para a resolução das questões. O gabarito será divulgado no website www.sp.senai.br/processoseletivo a partir das 14h do dia 29 de novembro. A lista dos aprovados também poderá ser aferida no site, a partir das 14h, no dia 20 de dezembro de 2010.

Escolas Senai na Região:
Santo André
·        Escola Senai A. Jacob Lafer
Av. Santos Dumont, 300
Tel: (11) 4972-1099

São Bernardo
·        Escola Senai Almirante Tamandaré
Av. Pereira Barreto, 456
Tel: (11) 4122-5877

·        Escola Senai Mario Amato
Av. José Odorizzi, 1.555
Tel: (11) 4109-9499

São Caetano
·        Escola Senai Armando de Arruda Pereira
Rua Niterói, 180
Tel: (11) 4228-3355

Diadema
·        Escola Senai Manuel Garcia Filho 
Rua Guatemala, 19 
 Tel: (11) 4076-1888

JORNAL ABCD MAIOR