15 de out. de 2010

EMPREGO INDUSTRIAL AVANÇA NA REGIÃO

As indústrias de Diadema registraram o terceiro melhor resultado na criação de empregos entre as regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) no Estado em setembro. O volume de postos de trabalho no setor avançou 1,3% no período. O emprego industrial nas regionais de Santo André, que inclui os municípios de Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, e de São Bernardo cresceu 0,4% no mês passado, na comparação com agosto. Em São Caetano, a evolução do emprego nas indústrias foi de 0,5%.

Com 13.500 vagas abertas em setembro (+ 0,52%), a indústria paulista reforça a expectativa de crescimento recorde em 2010. Segundo apuração do Ciesp, apesar da fase mais atenuada da geração de emprego, o índice deverá encerrar o ano com alta de 5% sobre 2009 – a maior taxa dos últimos cinco anos.

O dado com ajuste sazonal aponta avanço de 0,1% em setembro, taxa que vem caindo nas últimas medições, mas que indica um bom setembro diante da série histórica da pesquisa. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Fiesp/Ciesp.

Apesar de contabilizar 193,5 mil novas vagas até agora (+ 8,04%), a indústria deverá fechar o ano com saldo de 120 mil postos de trabalho sobre 2009. A perda se dará especialmente pela sazonalidade do setor de açúcar e álcool, que devolverá cerca de 50 mil empregos com o esvaziamento do campo nesta fase do ano.

Setembro ‘emblemático’ – Dois anos após os primeiros sintomas da crise financeira, hoje a indústria paulista ainda conta com 16 mil empregos a menos no estoque com relação ao pré-crise, em setembro de 2008. A Fiesp previa a recuperação do patamar pré-crise no início de 2011. Já totalmente refeita, a atividade industrial em São Paulo deverá crescer 10% esse ano.

A previsão de crescimento para o emprego no próximo ano da Fiesp, no entanto, é mais modesta. Com a base de comparação forte, pelo bom desempenho que se concretizará ao final de 2010, a taxa sustentará uma alta de 3,9% pela projeção da Fiesp.

Setores e regiões – Em setembro, 18 dos setores analisados pela pesquisa (80%) tiveram comportamento positivo na geração de emprego. A atividade com melhor desempenho no período foi a produção de móveis (1,9%). Produtos diversos fechou com alta de 1,4%, empatado com equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

O setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis liderou as baixas no mês, com fechamento de 1,2% das vagas de trabalho. Produtos farmoquímicos e farmacêuticos apresentou queda de 0,2%, assim como produtos alimentícios.


JORNAL ABCD MAIOR

Nenhum comentário: