11 de ago. de 2009

Ex-alunos das Etecs se destacam nos vestibulares

Estudantes formados pelo Centro Paula Souza mais uma vez estão se destacando nos vestibulares das Universidades públicas. Houve alunos que conseguiram emplacar o sonhado trio USP–Unesp–Unicamp, entre eles Rodrigo Abdalla, da Etec Camargo Aranha, calouro de Engenharia Civil. A primeira colocada no vestibular da Poli/USP e também na Engenharia da Unicamp, Francine Grotto Arida, é ex-aluna da Etec de São Paulo (Etesp). Ao todo os alunos da Etesp conquistaram 31 vagas em universidades públicas respeitadas. Além disso, muitos técnicos entraram em Fatecs, seguindo na carreira tecnológica. Outra estudante, Julia Paula da Silva, da Etec de Diadema, conseguiu uma bolsa para estudar medicina em Cuba.

Fonte: Centro Paula Souza

Diadema estuda privatizar linhas de ônibus

Mergulhada em dívidas de aproximadamente R$ 200 milhões, a autarquia municipal ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) deverá passar por mudanças estruturais. O prefeito Mário Reali (PT) chegou a descartar a privatização da concessionária, porém, o governo agora admite a possibilidade de privatizar algumas linhas de ônibus.

O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho (PT), o Maninho, afirmou a possibilidade de levar para o setor privado dois ou três itinerários. “Foi cogitada esta possibilidade, mas não me recordo quais são os locais. O PT é contrário à privatização total da empresa, mas algumas linhas podem ser uma solução”, disse o petista.

A ETCD, que é a única empresa pública de transportes na Região, passa por problemas financeiros que impossibilitam o crescimento. Ao longo dos 23 anos de existência, a concessionária acumulou uma série de dívidas (trabalhistas, entre outras) com governo federal.

De acordo com informações apuradas pelo ABCD MAIOR, a empresa está na pior fase financeira e, muitas vezes, fechando as contas no negativo. Por isso, há muita pressão para o governo encontrar maneiras de equilibrar as finanças.

A Administração estuda uma nova estrutura da empresa pública. O governo realiza um estudo e, após a conclusão do levantamento, as mudanças serão anunciadas oficialmente.

Uma das dívidas da autarquia é com a empresa privada Viação Imigrantes, que tem concessão de 53% das linhas de ônibus em Diadema. Somente nos primeiros meses deste ano, cerca de R$ 117,7 mil estavam em atraso no que se refere aos repasses de venda de passagens.

Em nota, a Prefeitura esclarece que a ETCD vem pagando as dívidas dentro das suas possibilidades. A Administração ainda acrescenta que mantém um diálogo permanente com a empresa privada concessionária do transporte para levantamento e quitação de débitos. A Viação foi procurada, mas não respondeu ao ABCD MAIOR.

Por: Karen Marchetti - abcdmaior