11 de ago. de 2009

Diadema estuda privatizar linhas de ônibus

Mergulhada em dívidas de aproximadamente R$ 200 milhões, a autarquia municipal ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema) deverá passar por mudanças estruturais. O prefeito Mário Reali (PT) chegou a descartar a privatização da concessionária, porém, o governo agora admite a possibilidade de privatizar algumas linhas de ônibus.

O presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho (PT), o Maninho, afirmou a possibilidade de levar para o setor privado dois ou três itinerários. “Foi cogitada esta possibilidade, mas não me recordo quais são os locais. O PT é contrário à privatização total da empresa, mas algumas linhas podem ser uma solução”, disse o petista.

A ETCD, que é a única empresa pública de transportes na Região, passa por problemas financeiros que impossibilitam o crescimento. Ao longo dos 23 anos de existência, a concessionária acumulou uma série de dívidas (trabalhistas, entre outras) com governo federal.

De acordo com informações apuradas pelo ABCD MAIOR, a empresa está na pior fase financeira e, muitas vezes, fechando as contas no negativo. Por isso, há muita pressão para o governo encontrar maneiras de equilibrar as finanças.

A Administração estuda uma nova estrutura da empresa pública. O governo realiza um estudo e, após a conclusão do levantamento, as mudanças serão anunciadas oficialmente.

Uma das dívidas da autarquia é com a empresa privada Viação Imigrantes, que tem concessão de 53% das linhas de ônibus em Diadema. Somente nos primeiros meses deste ano, cerca de R$ 117,7 mil estavam em atraso no que se refere aos repasses de venda de passagens.

Em nota, a Prefeitura esclarece que a ETCD vem pagando as dívidas dentro das suas possibilidades. A Administração ainda acrescenta que mantém um diálogo permanente com a empresa privada concessionária do transporte para levantamento e quitação de débitos. A Viação foi procurada, mas não respondeu ao ABCD MAIOR.

Por: Karen Marchetti - abcdmaior

2 comentários:

Anônimo disse...

Tinha que ser feita uma investigação na ETCD para ver o pq de tanta dívida!

Anônimo disse...

É impressionante os números apresentados nessa reportagem, R$200 milhões!
A ETCD cobra uma passagem maior do que a Capital e tem um perímetro infímamente menor, teve por bom tempo veículos novos, portanto menos manutenção, se a Imigrantes dá lucro explorando a mesma cidade, como a ETCD consegue só prejuízos?
Sinceramente o Ministério Público deveria investigar o motivo dessa dívida, porque a grossa avaliação não é possível entender como a ETCD conseguiu adquirir uma dívida desse tamanho?