15 de out. de 2010

Diadema quer criar 3,1 mil vagas até 2016

Melhorar a qualidade de ensino, expandir o tempo de aprendizagem, criar mais vagas e realizar novas municipalizações. Essas são as metas e projeções da Secretaria de Educação de Diadema para os próximos anos. Em entrevista exclusiva ao Diário Regional, a secretária de Educação, Lúcia Couto, falou sobre a expectativa de construir, até 2016, dez creches e quatro pré-escolas. No total serão investidos cerca de R$ 35 milhões e criadas 3,1 mil novas vagas para crianças de zero a 5 anos. 

As obras das unidades do Campanário e Jardim dos Eucaliptos e as construções dos prédios em anexo das creches da Vila Nogueira e Jardim Inamar já estão em andamento.“A previsão de entrega é para dezembro deste ano. Cada escola abrirá de 120 a 150 vagas”, explicou Lúcia. 

As demais creches deverão ser construídas no Centro, União, Portinari e Campanário, porém, aguardam resposta de financiamento do Ministério da Educação (MEC) para início das intervenções. “Os projetos das escolas da Naval e Promissão ainda estão em elaboração, mas o plano é construir as dez creches até 2012”, afirmou. 

Diadema também pretende construir quatro pré-escolas até 2016 para atender a emenda constitucional 59, que determina a obrigatoriedade do atendimento das crianças de 4 e 5 anos em período parcial. Os projetos preveem construções nos bairros Naval, Vila Conceição e União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Manancial, e no Mambae, em terreno doado pelo Estado. “Se não formos nós (atual administração) a construir, certamente deixaremos os projetos prontos”, garantiu. 

A Secretaria de Educação prevê, ainda, ampliação nas escolas Tiradentes e Hercília, para ajudar a absorver a demanda. “Este ano, a falta de vagas na cidade deixou mais de 1,5 mil crianças de 4 anos fora da escola”, disse Lúcia. A partir do dia 18 de outubro, estarão abertas as matrículas para as crianças de 5 anos. Em novembro será a vez dos alunos de 4 anos. “Mesmo que não consigamos atender todos, será um diagnóstico do total de estudantes nessa faixa etária. É com base nisso que iremos reestruturar as próximas ampliações e construções”, esclareceu. 

Novos projetos 
Preocupada com a qualidade de ensino, Diadema pretende lançar, em 2011, o programa Ler Mais, de incentivo à leitura das crianças. O trabalho será dirigido pelos professores dos ciclos de alfabetização, para que o hábito da leitura seja uma prática na vida das crianças. “A nossa projeção é que em um ano a criança possa ler 60 títulos. A ideia é disponibilizar o direito ao livro e incentivar o gosto pela leitura”, explicou Lúcia. O recurso para o projeto está previsto no orçamento de 2011.



CLAUDIA MAYARA
DE DIADEMA PARA O DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: