17 de jan. de 2013

UNIFESP planeja obras para novo campus de Diadema este ano


 
Terreno em área de manancial no Bairro Eldorado abrigará a unidade matriz da Unifesp em Diadema. Foto: Amanda Perobelli
Terreno em área de manancial no Bairro Eldorado abrigará a unidade matriz da Unifesp em Diadema. Foto: Amanda Perobelli
 

Após seis anos de estudo e adequações de projetos, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) espera, em 2013, começar as obras da unidade matriz da instituição em Diadema, no sítio Morungaba, na estrada Pedreira/Alvarenga, em área de manancial do Bairro Eldorado. Porém, antes de o projeto sair do papel, a universidade precisa da licença ambiental de instalação, uma autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para o início das obras. 

De acordo com a Unifesp, o pedido segue em análise na Cetesb, mas o órgão ambiental revelou que o processo está parado, porque o Departamento de Avaliação Ambiental de Empreendimentos  aguarda a apresentação da complementação de documentos da instituição para a continuidade da análise e emissão da licença. 

A Cetesb revelou ainda que, apesar de a universidade ter conseguido a licença prévia em 2008, a instituição só solicitou a licença de instalação em outubro de 2012, o que justifica a demora do projeto. 

Etapas- O processo de licenciamento é dividido em três partes. Primeiro vem a licença prévia, onde são apresentados os requisitos básicos para que o projeto seja realizado. Depois é necessária a licença de instalação, que é a autorização para o início das obras.

 Na última etapa do processo está a licença de operação, que permite o funcionamento do empreendimento. 

Todas as emissões estão vinculadas às exigências ambientais da Cetesb, inclusive as compensações ou minimização dos impactos que a obra causará. 

Unidade ficará às margens da Billings
A unidade ficará em um terreno de 20 mil metros quadrados, às margens da represa Billings, e prevê a construção de 15 laboratórios, 25 salas de aulas e administração para abrigar aproximadamente 10 mil alunos. A princípio, a ideia é que no local sejam ministrados cursos de Física Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica e Geologia.

A Unifesp esclareceu que a abertura da quinta unidade de Diadema não representa a desativação de outros locais na cidade, nem mesmo os que foram abertos como provisórios. Atualmente, o município conta com quatro unidades (José de Filippi - Eldorado; Manuel da Nóbrega - Florestan Fernandes; José Alencar - Centro; e Antonio Doll - Centro), com 2,3 mil alunos, além dos 650 calouros que iniciarão o ano letivo em 2013. 

Cursos - Inaugurada em 2007, a instituição de Diadema oferece os cursos de Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Química, Química Industrial e licenciatura em Ciências, além das pós-graduações em Biologia Química, Ciências e Tecnologia da Sustentabilidade e Ecologia e Evolução. O projeto ainda descarta qualquer interferência na APP (Área de Preservação Permanente) existente no terreno.  

fonte: Claudia Mayara - ABCDMAIOR


Um comentário:

Anônimo disse...

ñ dizem q é proibido construir em área manancial? alguém sabe?