29 de ago. de 2009

Alunos de Diadema terão jornada de sete horas

Programa Diadema Mais Educação irá abranger dez escolas e começa já em setembro.

Diadema coloca em prática no fim da primeira quinzena de setembro o programa Mais Educação, do governdo federal, que promove a educação em tempo integral para alunos da rede pública de ensino. A diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Jaqueline Moll, lançou nesta sexta-feira (28/08) a parceria com o município.

O evento reuniu, pela manhã, os nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo que já aderiram à proposta. A reunião aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Recad (Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Diadema).

O município lançará a sua versão do programa abrangendo 2,4 mil crianças de 6 e 7 anos, pertencentes a dez escolas dos bairros Eldorado e Inamar. Elas passarão a ter jornada diária de sete horas, cinco dias por semana. Além do ensino regular em sala de aula, os estudantes participarão de atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer em vários equipamentos da cidade.

"Pensamos em temáticas diferenciadas junto com os voluntários para garantir que as crianças não tivessem o mesmo conteúdo de manhã e à tarde", disse a secretária de Educação de Diadema, Lúcia Colto.

Para a implementação, serão envolvidos, além de professores, também monitores, oficineiros, voluntários, agentes de trânsito, pais, comerciantes da região, e comunidade local. De acordo com a secretária, o programa irá contribuir para o alcance da meta nacional de fazer com que o aluno chegue aos 8 anos sabendo ler e escrever.

Diadema teve opção pela educação integral porque também está investindo recursos próprios no programa. Para 2009, a cada R$ 40 mil mensais investidos pelo MEC, outros R$ 37 mil serão dados como contrapartida pela Prefeitura. Cerca de 150 voluntários participarão do programa. Eles receberam ajuda de custo apenas o para transporte, alimentação e material.

Mais Educação - Criado em abril de 2007, o Programa Mais Educação do MEC abrangia, até o ano passado, 1,2 mil escolas de todo o País, de capitais e regiões metropolitanas. Este ano, esse número subiu para 5 mil escolas e, para 2010, estão previstas 10 mil escolas, englobando as cidades com mais de 163 mil habitantes.

fonte: Carol Scorce - Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário: