26 de ago. de 2009

Nova empresa de saneamento em Diadema deve iniciar atividades em janeiro

A junção entre Saned e Sabesp deve ocorrer neste ano, mas o funcionamento em 2010


A possível junção inédita entre as empresas de saneamento Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve acontecer apenas em janeiro de 2010. De acordo com a comissão do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo), a constatação foi feita pelo diretor administrativo da Saned, Antonio Carlos dos Anjos, durante uma reunião.

De acordo com informações de dirigentes sindicais presentes à reunião, a assinatura da junção seria realizada neste ano, mas as atividades da nova empresa de saneamento teria início em janeiro. A decisão seria para não atrapalhar as finanças de 2009.

“A junção vai ser a partir de 1º de janeiro do ano que vem, pois começaria o ano com a nova empresa de saneamento. A direção da Saned também informou que os concursados celetistas terão o emprego garantido, mas ainda temos muitas dúvidas sobre esta parceria”, disse o diretor do Sintaema, Ivo Godoy, que é um dos membros da Comissão.

O diretor administrativo da Saned confirmou a realização da reunião, porém, desmentiu a informação de que em janeiro o saneamento de Diadema passará a ser administrado por uma nova companhia gerida pela autarquia municipal e Sabesp. “Estamos em processo de negociação e nada foi decidido. Não teria como prever uma data”, comentou.

Entretanto, admitiu que o melhor para as empresas de saneamento é iniciar a parceria em janeiro de 2010. “Falei que o melhor é iniciar o trabalho em 2010 para fechar o ano fiscal. Mas eles se precipitaram e confundiram”, opinou.

Em dezembro do ano passado, as companhias assinaram um documento que deve resultar em uma nova empresa pública de saneamento. O prazo para a junção foi prorrogado por duas vezes e a nova data determinada para a possível junção é 5 de outubro. Ainda não há informações se o tempo determinado é suficiente para chegar a um acordo.

A prorrogação tem se dado pela falta de entendimento nas questões financeiras e na formação jurídica da nova empresa. Outro motivo é a divergência na divisão de poder. A Saned e a Sabesp há mais de 14 anos brigam na Justiça em virtude de divergências no valor da água e da dívida e, para chegarem a um acordo, as empresas públicas estudam a melhor maneira de administrar em conjunto o saneamento da cidade.

fonte: Karen Marchetti - Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário: