5 de ago. de 2009

Professor da República Tcheca conhece equipamentos de Diadema

Por Rosângela Rosendo

Nesta segunda-feira (3), Diadema recebeu a visita acadêmica do professor doutor Zdeněk Kluiber, da Universidade de Hradec Kralove, na República Tcheca. O professor do Departamento de Física e de Ciências da Computação da universidade tcheca veio ao país com objetivo de criar um projeto de colaboração primeiramente entre as escolas de Hradec Kralove e de Diadema (Brasil) e de intercâmbio de estudantes.

A iniciativa propõe o desenvolvimento de novos métodos de aprendizagem no campo do ensino das Ciências por meio do trabalho colaborativo entre os jovens e das novas tecnologias de informação, partindo da discussão da realidade social dos estudantes seguindo para questões globais sem fronteiras geográficas, culturais e sociais.
Visita ao Parque Ecológico do bairro Eldorado, aos laboratórios do campus da Universidade Federal de São Paulo em Diadema, bem como almoço no Restaurante Popular no bairro Serraria fizeram parte do roteiro do visitante, que buscou reunir subsídios para o projeto a partir da realidade da cidade.

À tarde, Zdeněk Kluiber, acompanhado de Ozimar Pereira, professor coordenador do Brazil – Czech Republic Education Conection, se encontrou com o prefeito e com a secretária de Educação do município para discutir a possibilidade de acordo de colaboração bilateral entre as duas cidades nos setores da Educação, Cultura, Meio Ambiente entre outras.

Polo Educacional – A produção científica em interface com a rede municipal de Educação, com ganho na qualidade de ensino para a população, é uma das principais metas de Diadema, que nesses últimos anos já mostrou sua vocação acadêmica. Entre os destaques, em 2006, foi implantado na cidade um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com cursos nas áreas de Farmácia, Engenheira Química e Ciências Biológicas.

Para os próximos anos está prevista a construção de um novo campus da universidade, que ampliará o atendimento à população, e a conclusão das obras de uma unidade da Faculdade de Tecnologia – FATEC no município. Pelo poder público municipal, o Centro Público de Emprego e a Fundação Florestan Fernandes ainda promovem vários cursos de capacitação e qualificação profissional.

Nenhum comentário: