20 de ago. de 2009

Solarium Revestimentos apresenta nova fábrica amparada no conceito de sustentabilidade

A Solarium Revestimentos, empresa pioneira na fabricação de revestimentos cimentícios refratários no Brasil apresenta sua nova unidade fabril, em Diadema, São Paulo, totalmente adequada aos preceitos de sustentabilidade.

A empresa, que conta com mais 4 fábricas em todo o país (Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Rio de Janeiro), adequará as demais unidades até o final de 2009. Para Ana Cristina de Souza Gomes, presidente da empresa, “sustentabilidade é respeito ao meio ambiente, com sua preservação, responsabilidade com as pessoas e resultados financeiros”.

Todos os revestimentos da marca Solarium já são, por seu processo de fabricação não ser poluente, ecologicamente corretos. Isso significa que as placas cimentícias curam sem ser preciso passar por fornos. Por essa qualidade, não são utilizadas fontes de energia como elétrica, gás ou carvão e, consequentemente, não são expelidos gases poluentes na atmosfera. Além disso, são utilizados materiais reciclados na sua composição, como resíduos de pedras nobres, mármore, granito, quartzo.

Calcados nessa filosofia, a nova fábrica da Solarium foi construída levando em consideração todos os detalhes para a preservação do meio ambiente. E as ações são significativas: toda a água utilizada na produção é decantada e reutilizada; a água da chuva é coletada e utilizada para lavagem do equipamento e da fábrica; grande parte da energia utilizada é a solar; uso de matéria prima é de materiais reciclados.

Além disso, as fábricas são construídas para obter um aproveitamento máximo de luz natural, diminuindo em muito o consumo de luz elétrica. Outro ponto relevante é a reciclagem de sacaria de ráfia, papelão e ferro. Há também coleta seletiva de lixo. Toda a receita obtida com a reciclagem é revertida em ações para os funcionários.

No lado em que a responsabilidade com as pessoas é contemplado, a Solarium firmou parceria com o Projeto Pescar, abrindo espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional para adolescentes de baixa renda, entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social. As aulas do projeto já começaram para os primeiros 15 jovens selecionados e até o final do ano, esses jovens terão aulas que incluem cidadania e formação profissional. A parceria significa a capacitação de jovens dentro da área de atuação da empresa, e dali sairão assentadores de pisos, qualificação em falta no mercado e com demanda para jovens talentos.

SOBRE A SOLARIUM REVESTIMENTOS – Indústria pioneira na fabricação de pisos cimentícios que atua há12 anos no mercado de revestimentos para ambientes internos e externos. Fundada pela arquiteta Ana Cristina de Souza Gomes, a Solarium é a maior fabricante de pisos acimentados ecologicamente corretos e possui cinco unidades fabris no Brasil, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Brasília. Na internet: www.solariumrevestimentos.com.br

Fonte ou Autoria é : Fernanda Magalhães

Nenhum comentário: