18 de ago. de 2009

Empresa recicla 1,4 mil t de óleo de cozinha

A Bioauto, uma empresa de Diadema, cidade da Grande São Paulo, vem transformando 120 toneladas mensais de óleo vegetal em biodiesel. E a expectativa é passar a recolher 2,5 milhões de litros por mês. Desde sua fundação, em 2007, vem atuando na área de reciclagem de óleo vegetal e, assim, reduzir os impactos ambientais.

Além da prática ambientalmente responsável, há também uma contrapartida social, afirma Daril Sanchez, diretor da empresa. Existem leis e códigos ambientais que regulam o descarte adequado do óleo vegetal por parte de empresas e estabelecimentos comercias, exigindo deles modelos e logística específicos.

"Respeitando todas as determinações da lei ambiental, a Bioauto recolhe de bares, restaurantes e indústrias da região de Diadema o óleo que não será mais aproveitado. Eles não cobram pelo produto e nós não cobramos pela coleta, assim os dois lados se ajudam", ressalta.

No caso de cooperativas, ONGs e pessoas físicas, a empresa oferece os instrumentos necessários para o recolhimento do óleo vegetal, além de reembolsá-las com os gastos da mão-de-obra do processo, informa a assessoria da Fiesp.

Além dos prejuízos que o óleo causa ao meio ambiente (um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água), é um fator de constantes entupimentos nos encanamentos dos estabelecimentos comerciais que despejam o produto diretamente no ralo.

A Biauto é uma das empresas que vão participar da 3ª Mostra Ciesp/Fiesp de Responsabilidade Socioambiental, que será realizada nos dias 25, 26 e 27 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Estado São Paulo. Este ano, o evento discutirá três temas: Nova Economia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, divididos em 27 mesas temáticas.

FONTE: Carlos Rangel - DiárioNet

Nenhum comentário: