16 de ago. de 2009

Diadema se prepara para o censo 2010

Se você perguntar por aí o que é o IBGE, quase ninguém sabe. Agora, se você perguntar ‘sabe o IBGE, aquele do censo?’, aí todo mundo conhece, porque as pessoas associam o IBGE apenas ao censo”, disse o coordenador da agência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Diadema, Geraldo Junior Carneiro. Foi justamente com o objetivo de deixar a população mais próxima, ativa e participativa que o instituto criou as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE).

Diadema formou o grupo, durante reunião que contou com a presença de representantes do poder público, IBGE e sociedade civil. Outras cidades do ABC deverão proceder de maneira semelhante.


“O objetivo das comissões que estão sendo formadas nos 645 municípios paulistas é acompanhar, ajudar e tornar transparente o trabalho do IBGE no censo de 2010. Ao término desse serviço, as comissões terão a liberdade de acompanhar outras atividades.


Muitas pessoas acham que o IBGE só trabalha de dez em dez anos, mas isso não é verdade. Dessa maneira, damos a oportunidade da população nos conhecer melhor e de captarmos novas demandas”, explicou o chefe da Unidade Estadual do IBGE em São Paulo, Francisco Garrido Barcia.


As comissões são formadas por pessoas-chave do município, que possam colaborar para a realização dos censos, como líderes comunitários, de associações de moradores, representantes de empresas privadas e da imprensa local, além de membros dos poderes municipais, estaduais e do próprio IBGE. A CMGE será o canal de contato entre o instituto e a comunidade local e ajudará na atualização da base territorial das cidades, como localizar núcleos habitacionais, áreas ocupadas ou zonas rurais que não estejam nos mapas oficiais, além da responsabilidade de divulgar o processo seletivo para as contratações e monitorar a coleta de dados durante o censo.


O levantamento abrangerá 58 milhões de domicílios nos mais de 5.500 municípios brasileiros. Isso significa que 240 milhões de empregos serão criados, sendo 360 apenas em Diadema, e que o governo federal investirá R$ 1,4 bilhão.


“É algo muito grandioso e não podíamos fazer sozinhos”, ressaltou Barcia. A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro de 2010 e o resultado, previsto para novembro, será disponibilizado no site do IBGE. “O censo 2010 é algo muito aguardado, pois nos ajudará a planejar as políticas públicas da cidade”, disse Roberta Rodrigues, diretora de Desenvolvimento Urbano, da Secretaria Municipal de Habitação de Diadema.

fonte: Claudia Mayara - DIÁRO REGIONAL

Um comentário:

Anônimo disse...

240 milhões de empregos serão criados?! Ñ é 240 mil ñ?