5 de set. de 2009

Bom Negócio’ quer dar ‘cara nova’ ao comércio de Diadema

Anderson Amaral - DIÁRIO REGIONAL

Criar um ambiente mais agradável e chamativo, que desperte a atenção do consumidor. Esse é um dos objetivos do Projeto Bom Negócio – seu estabelecimento de portas abertas para o desenvolvimento, que será realizado em Diadema pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com Sebrae-SP, Senac, Associação Comercial e Empresarial (ACE) Diadema e Associação de Apóio a Criança em Risco (Acer). Inicialmente, cerca de cem comerciantes do Centro, Piraporinha e Eldorado poderão participar. Em 2011, a iniciativa será expandida para outras regiões do município.

Fachada, layout, acesso à loja; móveis, disposição e apresentação dos produtos, climatização e comunicação visual são alguns dos 20 tópicos que serão analisados na primeira fase do projeto. “O visual merchandising conta na hora de o cliente escolher. No primeiro momento, o que nos atrai é o que estamos vendo. Por isso, é importante que o empresário esteja atualizado, conheça as tendências do mercado, seja criativo e que motive seus funcionários a olhar a empresa dessa forma”, explicou Josephina Irene Cardelli, gerente do Sebrae-SP na região.

Há dois anos, Margarete Cristina Dantas montou loja de decoração, no Centro. Desde o início, os lucros corresponderam as espectativas. Porém, mesmo assim, a comerciante decidiu participar da iniciativa. “Minha loja tem vitrine, porta de vidro, uso muito a iluminação. Todas as dicas para chamar mais a atenção do cliente são válidas. Às vezes, podemos errar sem saber”, revelou.

Após o diagnóstico visual, serão identificadas as principais necessidades dos estabelecimentos e definida a formação de turmas para a realização de cursos específicos de capacitação. “O projeto, que pretende capacitar o empresário, treinar funcionários e fomentar o comércio é fruto de parceria e união de todas as entidades”, destacou Odair Paulino, vice-presidente da ACE.

Pesquisa facilitada
O vínculo da Acer com os moradores do Eldorado facilitou a pesquisa com os comerciantes locais. Segundo Jonathan Hannay, secretário geral da associação, até o fim deste mês será finalizada a análise e os dados serão divulgados. “No estudo analisamos a história, o tamanho, o faturamento e as necessidades, entre outros aspectos. Assim, será possível identificar o que o comerciante quer.”
O prefeito de Diadema, Mário Reali, destacou as parcerias com a ACE, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e demais entidades para realização do projeto. “A prefeitura tem o papel estratégico no desenvolvimento econômico e social. A parceria com a iniciativa privada nos ajudará a alcançar os objetivos”, destacou.

Para participar da atividade, os estabelecimentos precisam ser do tipo “porta aberta”, ou seja, atender o público em geral, localizar-se no município e faturar até R$ 2,4 milhões ao ano. A inscrição é gratuita.

Diadema e São Caetano dão boas-vindas ao BOM DIA

Lançamento do 8º jornal da rede conta com lideranças empresariais e políticas: 'O BOM DIA fortalecerá nossos laços', diz prefeito de Diadema

Diego Sartorato
Agência BOM DIA

A Rede BOM DIA realizou na noite desta terça-feira, em Diadema e São Caetano, o lançamento do seu oitavo jornal, que circulará, a partir de segunda-feira, na região do ABCD – Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo e São Caetano.

O jornal foi apresentado a empresários, lideranças políticas e formadores de opinião das cidades.

“O ABCD já é uma região que só não cresce mais do que as quatro maiores capitais do país. Nós queremos ajudar a região a pulsar ainda mais”, afirmou J. Hawilla, presidente do Grupo Traffic, do qual faz parte o BOM DIA. “Somos um jornal de serviços, que quer ajudar nossa população a cuidar melhor da sua cidade”, completou.

O publisher do BOM DIA, Carlos Cortegoso, também destacou o ideal de crescimento conjunto da rede e da região. “Me perguntavam o porquê de investir em um jornal no ABCD. E eu dizia que faltava um jornal ágil e imparcial na nossa região. Agora, não falta mais”, afirmou.

O BOM DIA no ABCD será o oitavo jornal da rede, que hoje já cobre mais de 90 cidades do Estado de São Paulo e chega a público superior a 6 milhões de pessoas. “Uma região como a nossa não pode existir com veículos únicos. O BOM DIA fortalecerá nossos laços, além de ser uma importante interlocução com o interior do Estado”, ressaltou o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT).

Já o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PTB), relacionou a importância do jornal ao crescimento do ABCD. “É natural que atraiamos grandes veículos de comunicação. E será mais um motor da nossa integração a partir dos debates promovidos pela imprensa. É muito salutar para a democracia.”

Nesta quarta, serão realizados os lançamentos em Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo. Na quinta, é a vez de Santo André.

31 de ago. de 2009

Brasil Cacau, a nova franquia da Kopenhagen, soma 12 lojas


A rede de franquias Brasil Cacau, especializada na venda de chocolates, foi criada pelo grupo CRM, o mesmo da Kopenhagen, para atender o público da classe C. Desde janeiro, foram abertas 12 lojas, sendo 11 próprias e uma pelo sistema de franquias. Localizada no terminal rodoviário do Tietê, em São Paulo, a primeira franquia da Brasil Cacau tem, além de chocolates, uma cafeteria – assim como as demais lojas da marca. A marca segue em expansão e até o final do ano deve inaugurar mais 38 lojas, todas operadas por franqueados selecionados pelo Grupo CRM. Os planos de expansão incluem Brasília, Porto Alegre, Natal e Rio de Janeiro. A meta do Grupo CRM é de 50 lojas até o fim de 2009 e 500 lojas até 2011. Segundo a empresa, 3 mil pessoas já estão na fila de espera por uma franquia da Brasil Cacau, sendo que 88 delas já têm franquias da Kopenhagen. Norberto Farina é um dos empresários que apostou na franquia da Brasil Cacau. Ele abre as portas de suas duas primeiras lojas da marca na próxima semana - uma delas localizada no shopping Campo Limpo, na capital paulista, e a outra em Diadema, na Grande São Paulo. Farina e suas duas filhas são donos de 12 lojas da Kopenhagen, sendo quatro delas em Porto Alegre e oito em São Paulo. “Não desistimos das franquias da Kopenhagen. Pelo contrário, temos planos de abrir mais unidades da marca, mas também optamos por diversificar nossos negócios”, afirma Farina, que também é proprietário de dez óticas – que não são franquias – na capital paulista. “A classe C está crescendo muito e, além disso, será um grande aprendizado para a gente trabalhar com um público diferente. Isso tem muito a acrescentar nos nossos negócios”, complementa o empresário.

fonte: Brasil Cacau


30 de ago. de 2009

Região do ABCD passa a integrar a maior rede de jornais do país

Agência BOM DIA

Numa das principais datas do calendário nacional, 7 de setembro, estréia no ABCD paulista o oitavo BOM DIA. O jornal circulará diariamente em cidades que fazem parte de uma das regiões mais importantes do país – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Juntos, os sete municípios têm 2,6 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente ao Uruguai e Paraguai somados.

“Inovamos ao criar o conceito de jornais afiliados e agora estamos inovando mais uma vez ao entrarmos numa região metropolitana”, diz o diretor-geral da Rede BOM DIA, Flávio Pestana. “Este lançamento fortalece ainda mais a rede para que possamos exercer uma influência cada vez mais positiva junto à sociedade civil.”

O jornal é o quarto a integrar a rede no sistema de afiliados. O Grupo Notícia Comunicação será o responsável pela operação local. “O ABCD, por sua importância no cenário nacional, anseia pela chegada de um veículo de comunicação ágil, moderno, imparcial e plural”, diz o publisher do jornal no ABCD, Carlos Cortegoso. “O BOM DIA vem suprir essa lacuna.”

Para o diretor-geral do jornal no Grande ABC, Helvio Alcoba, o desafio é empolgante. “Não estamos falando de uma região que vive a reboque de outras, mas de uma das locomotivas da economia do país.”

O jornal está instalado na avenida Redenção 514, Centro, em São Bernardo.


Rede já chega a mais de 90 cidades
Com a edição que circulará na região do ABCD paulista, o BOM DIA chega à oitava região do Estado de São Paulo, completando uma lista que já passa de 90 cidades.

A rede, que começou em 2005 com os jornais inaugurados em Bauru, Jundiaí, Rio Preto e Sorocaba, avançou no início deste ano para Fernandópolis, em seguida a Marília e, no dia 16 deste mês, entrou também na região de Catanduva. O projeto da Rede BOM DIA prevê abrir 23 edições até o fim de 2010.

Ainda este ano, mais duas regiões deverão receber o jornal diariamente no sistema de afiliados, em que empresários locais são responsáveis pela gestão do BOM DIA em suas regiões, mas sempre obedecendo aos mesmos princípios éticos, editoriais e comerciais que unem a rede em seu dia-a-dia.

Mercado imobiliário volta-se para dois dormitórios

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

Depois dos lançamentos imobiliários de alto padrão, com três e quatro dormitórios, o mercado volta novamente os olhos para os empreendimentos de dois dormitórios.

Pesquisa realizada pelo Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário de São Paulo) aponta que, das vendas acumuladas no primeiro semestre deste ano (total de 14,4 mil unidades), 39,3% foram resultado da comercialização dos imóveis com dois dormitórios - os empreendimentos de três quartos participaram com uma fatia de 31,1%.

O economista-chefe e diretor executivo da instituição, Celso Petrucci, explica que os fatores que justificam o novo cenário têm relação com a crise global.

Entre 2007 e 2008, houve um boom imobiliário, resultado da ampliação do prazo de financiamento. "As construtoras, por sua vez, investiram nos imóveis de alto padrão. É só olharmos para a Região Metropolitana de São Paulo", exemplifica.

Com o impacto das turbulências financeiras (em meados de outubro do ano passado), as vendas desses empreendimentos ficaram freadas em virtude do alto custo para as empresas e do valor de venda, o que desaqueceu esse mercado. "Mesmo assim, nunca deixamos de vender residências com dois quartos", conta Celso Petrucci.

Com a situação econômica mais fraca, o governo federal, a fim de não deixar a construção civil parar de crescer, lançou o programa Minha Casa, Minha Vida em março deste ano. A iniciativa visa oferecer moradia para pessoas com renda mensal de até 10 salários-mínimos. "Esse fator fez com que as empresas focassem novamente nos imóveis menores. Agora, 2009 é o ano do ‘dois dormitórios''", ilustra o economista do Secovi-SP.

No Grande ABC, desde a inauguração do programa habitacional até o momento, 1.600 unidades já foram aprovadas entre as cidades de São Bernardo, Diadema e Santo André, principalmente, segundo o gerente regional de negócios da construção civil da Caixa Econômica Federal, Leomar Antonuci. Algumas unidades, inclusive, já tiveram suas obras iniciadas e estão na fase de contratação por parte do mutuário.

Ao todo, ainda estão em análise 35 empreendimentos, num total de 3.900 unidades, voltadas para pessoas com faixa de renda entre três e 10 salários-mínimos.

Antonuci explica que, em virtude do anúncio do Minha Casa as construtoras apostam em imóveis cuja faixa de venda varia entre R$ 95 mil e R$ 100 mil. "Todas as unidades que estão sendo aprovadas dentro do programa têm dois dormitórios. É uma característica", acrescenta.

O presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci, explica que, mesmo com as facilidades para financiar a casa própria entre todas as classes sociais era preciso um incentivo como o que foi dado pelo governo federal - oportunidade que está sendo aproveitada neste momento.

Mesmo não havendo um comparativo, apenas no primeiro semestre deste ano, foi computada a venda de 774 unidades de dois dormitórios entre São Bernardo, São Caetano e Santo André, de acordo com o estudo da associação.

29 de ago. de 2009

Diadema: inscrição para o 'Minha Casa, Minha Vida' ainda é incerta

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC

A Prefeitura de Diadema ainda não tem previsão de quando abrirá as inscrições para os interessados no Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional do governo federal. O déficit na cidade é de 10 mil moradias - cerca de 3.300 famílias vivem em áreas de risco.

No entanto, construtoras já começam a focar o município, que tem 31 terrenos destinados como AEIS (Áreas Especiais de Interesse Social) no Plano Diretor. Ontem, o vereador e líder do governo na Câmara, Laércio Soares (PCdoB), e representantes da HM Engenharia, foram ao escritório Regional da Caixa Econômica Federal, em Santo André. A construtora pertence ao Grupo Camargo Corrêa e possui escritórios em Campinas e Barretos, no Interior.

"A HM está interessada em investir na cidade, mas tinha dúvidas sobre o programa. Fomos à Caixa para reunião de esclarecimentos", afirmou Laércio, que ainda expôs o pacote de benefícios aprovados na Câmara para atrair os novos investidores.

O gerente de Habitação da Caixa, Leomar Antonuci, ressaltou que "as vantagens são muitas para as construtoras e os compradores".

Alunos de Diadema terão jornada de sete horas

Programa Diadema Mais Educação irá abranger dez escolas e começa já em setembro.

Diadema coloca em prática no fim da primeira quinzena de setembro o programa Mais Educação, do governdo federal, que promove a educação em tempo integral para alunos da rede pública de ensino. A diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Jaqueline Moll, lançou nesta sexta-feira (28/08) a parceria com o município.

O evento reuniu, pela manhã, os nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo que já aderiram à proposta. A reunião aconteceu das 8h às 17h, no auditório da Recad (Rede de Atenção à Criança e Adolescente de Diadema).

O município lançará a sua versão do programa abrangendo 2,4 mil crianças de 6 e 7 anos, pertencentes a dez escolas dos bairros Eldorado e Inamar. Elas passarão a ter jornada diária de sete horas, cinco dias por semana. Além do ensino regular em sala de aula, os estudantes participarão de atividades culturais, esportivas, ambientais e de lazer em vários equipamentos da cidade.

"Pensamos em temáticas diferenciadas junto com os voluntários para garantir que as crianças não tivessem o mesmo conteúdo de manhã e à tarde", disse a secretária de Educação de Diadema, Lúcia Colto.

Para a implementação, serão envolvidos, além de professores, também monitores, oficineiros, voluntários, agentes de trânsito, pais, comerciantes da região, e comunidade local. De acordo com a secretária, o programa irá contribuir para o alcance da meta nacional de fazer com que o aluno chegue aos 8 anos sabendo ler e escrever.

Diadema teve opção pela educação integral porque também está investindo recursos próprios no programa. Para 2009, a cada R$ 40 mil mensais investidos pelo MEC, outros R$ 37 mil serão dados como contrapartida pela Prefeitura. Cerca de 150 voluntários participarão do programa. Eles receberam ajuda de custo apenas o para transporte, alimentação e material.

Mais Educação - Criado em abril de 2007, o Programa Mais Educação do MEC abrangia, até o ano passado, 1,2 mil escolas de todo o País, de capitais e regiões metropolitanas. Este ano, esse número subiu para 5 mil escolas e, para 2010, estão previstas 10 mil escolas, englobando as cidades com mais de 163 mil habitantes.

fonte: Carol Scorce - Jornal ABCD Maior

26 de ago. de 2009

Nova empresa de saneamento em Diadema deve iniciar atividades em janeiro

A junção entre Saned e Sabesp deve ocorrer neste ano, mas o funcionamento em 2010


A possível junção inédita entre as empresas de saneamento Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) deve acontecer apenas em janeiro de 2010. De acordo com a comissão do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo), a constatação foi feita pelo diretor administrativo da Saned, Antonio Carlos dos Anjos, durante uma reunião.

De acordo com informações de dirigentes sindicais presentes à reunião, a assinatura da junção seria realizada neste ano, mas as atividades da nova empresa de saneamento teria início em janeiro. A decisão seria para não atrapalhar as finanças de 2009.

“A junção vai ser a partir de 1º de janeiro do ano que vem, pois começaria o ano com a nova empresa de saneamento. A direção da Saned também informou que os concursados celetistas terão o emprego garantido, mas ainda temos muitas dúvidas sobre esta parceria”, disse o diretor do Sintaema, Ivo Godoy, que é um dos membros da Comissão.

O diretor administrativo da Saned confirmou a realização da reunião, porém, desmentiu a informação de que em janeiro o saneamento de Diadema passará a ser administrado por uma nova companhia gerida pela autarquia municipal e Sabesp. “Estamos em processo de negociação e nada foi decidido. Não teria como prever uma data”, comentou.

Entretanto, admitiu que o melhor para as empresas de saneamento é iniciar a parceria em janeiro de 2010. “Falei que o melhor é iniciar o trabalho em 2010 para fechar o ano fiscal. Mas eles se precipitaram e confundiram”, opinou.

Em dezembro do ano passado, as companhias assinaram um documento que deve resultar em uma nova empresa pública de saneamento. O prazo para a junção foi prorrogado por duas vezes e a nova data determinada para a possível junção é 5 de outubro. Ainda não há informações se o tempo determinado é suficiente para chegar a um acordo.

A prorrogação tem se dado pela falta de entendimento nas questões financeiras e na formação jurídica da nova empresa. Outro motivo é a divergência na divisão de poder. A Saned e a Sabesp há mais de 14 anos brigam na Justiça em virtude de divergências no valor da água e da dívida e, para chegarem a um acordo, as empresas públicas estudam a melhor maneira de administrar em conjunto o saneamento da cidade.

fonte: Karen Marchetti - Jornal ABCD Maior

25 de ago. de 2009

Diadema faz campanha sobre entulho

APrefeitura de Diadema gasta por ano cerca de R$ 5 milhões com a retirada de entulho jogado nas ruas da cidade. Para diminuir esses custos a administração promove o programa Pé na Rua, que duas vezes por ano realiza a Operação Cata-Entulho, recolhendo esses materiais nas residências.

Ontem pela manhã os moradores do bairro Campanário acordaram ao som dos cumprimentos do prefeito do município, Mário Reali. O chefe do Executivo estava na região para iniciar a segunda etapa do projeto. Com o intuito de intensificar a conscientização, foi lançada uma campanha educativa e de prevenção. “Não adianta colocar remédio para matar rato, enquanto tem gente dando comida para os bichos. É preciso integrar as ações e orientar a população sobre a importância da limpeza. Essa é a única forma de atingir um resultado melhor, com uma cidade mais limpa e, consequentemente, mais saudável”, garantiu Reali.

Nas atividades participam profissionais das Secretarias de Obras, Transportes, Meio Ambiente, Saúde e Educação, Centro do Controle de Zoonoses e Companhia de Saneamento de Diadema (Saned). “Cada um usa os equipamentos que dispõem”, destacou o secretário de Transportes, Ricardo Perez. Entre os serviços está a pintura de guias, desentupimento das redes viárias, cata bagulho e entulho, poda, orientação e prevenção e arborização urbana. Como parte integrante do projeto, aos fins de semana serão promovidos eventos esportivos.

O Pé na Rua passa por todos os bairros do município e permanece por 15 dias em cada um deles. A próxima parada do programa será no Parque Reid.

Cidadão Legal

Nos folhetos informativos distribuídos à população está o Olimpo, Cidadão Legal. O personagem foi criado como representação do morador que faz a sua parte e cuida da cidade. “Acho esses esclarecimentos necessários. Na rua de baixo o pessoal joga lixo nos bueiros, que acabam entupindo e, quando chove, a água não tem para onde escoar e volta para dentro de casa”, comentou a dona de casa Marta Benatti Copula.

De acordo com a lei municipal nº 2336/04 é proibido jogar entulho nas ruas. Os que não cumprirem a regra poderão ser multados. Para denúncias a Prefeitura mantém o Disque Sujão: 0800 77 04 348.

fonte: Michele Coutinho - DIÁRIO REGIONAL

Município amplia serviços de educação para atender mais alunos

Com um déficit de 3.125 crianças fora da escola, a Prefeitura de Diadema prevê a construção de três novas creches e seis escolas municipais de educação infantil (Emefs) até o fim de 2010. Outra medida é ampliar algumas unidades.


Em visita ao bairro Campanário, o prefeito Mário Reali, aproveitou para vistoriar as obras da Emef Santa Terezinha. “Aqui serão construídas duas novas salas e feitas readequações”, ressaltou. Em 2009, o valor destinado à educação é de R$ 7 milhões.


Outro plano na área destacado por Reali é a implementação do projeto Mais Educação, que promoverá atividades esportivas aos alunos de 1ª e 2ª séries em períodos de contraturno.

fonte: Michele Coutinho - DIÁRIO REGIONAL