25 de ago. de 2014

Com polo de cosméticos, Diadema atrai empresas


Reconhecida como polo de cosméticos, Diadema tem atraído o interesse de empreendedores por negócios nesse segmento e observa a chegada de companhias do ramo, vindas de outras regiões.
Atualmente com 33 fábricas dessa atividade e em torno de 60 outras especializadas em itens da cadeia produtiva (embalagens, decoração dos frascos, fragrâncias, válvulas etc.), que juntas representam 6% da arrecadação do município e geram 11 mil empregos, o polo se projetou, nos últimos anos, no cenário nacional do setor, segundo o presidente da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), João Carlos Basilio.
Dessa forma, o município se tornou referência para a atração de companhias do ramo. Duas empresas que acabam de chegar são a FAV105 (dedicada a fragrâncias para outras indústrias do ramo) e a Decoridea (que faz tintas para decoração de frascos), que integram o mesmo grupo e ocupam, desde janeiro, complexo fabril com quadro de 640 funcionários, no bairro Campanário. Antes estavam na Vila Santa Catarina, na Capital, e em busca de mais espaço para crescer, se transferiram para a região.
Outra que se instalou há pouco tempo na cidade é a pequena Romans. Produtora de sabonetes líquidos à base de leite de cabra, que já são comercializados em 600 pontos de conhecida rede de drogarias, a empresa existe há 14 anos, mas nasceu e, há até pouco tempo, era sediada em Santos. Faz apenas seis meses se transferiu para o Grande ABC.
A empresária Márcia Roman cita que foi atraída pela logística mais facilitada, para o recebimento de insumos, por exemplo. Questionada se a concentração de indústrias do segmento no município ajuda, ela, que participava com estande, na semana passada, na feira Cosmo Beleza (primeiro evento do setor realizado na cidade), ressalta: “Claro que sim, a união faz a força”.
Há bem menos tempo no mercado, a Bompack, que faz embalagens em PET (tipo de resina plástica), surgiu em 2011 no município. A supervisora de vendas Neia Gonçalves cita que foi uma forma de avançar uma etapa na cadeia produtiva, já que a empresa faz parte do grupo da Master Pumps, que produz válvulas para frascos de cosméticos e que existe há 15 anos na cidade. As duas companhias contam com 120 funcionários.
Também com estande no evento, o empresário Claudio Novaes expôs ao público a linha capilar (xampus e condicionadores, entre outros produtos), para cabeleireiros da sua pequena Bellhair, que abriu em 2012 em Diadema. Ele vê vantagens em fazer parte de um polo do setor por causa da visibilidade que pode conferir à marca, por exemplo, participando de feiras como essa.
Na Cosmo Beleza, havia também empresas de outras cidades, entre elas a microempresa Aptera, dedicada a tratamento capilar e que tem sede em Santo André. Fundada há dois anos, tem só três funcionários. O diretor Marcos Pinheiro atuou durante 24 anos na indústria automobilística e resolveu mudar de área. Ele cita que esse é um mercado promissor, apesar das dificuldades da economia deste ano.
Segmento deve crescer 11,8% em vendas neste ano, prevê associação
Enquanto a indústria automobilística mostra sinais de que vai encolher neste ano, o setor de cosméticos terá crescimento de faturamento, projeta a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos). A associação estima alta de 11,8%, com a qual as empresas do ramo vão totalizar R$ 42,6 bilhões em 2014.
Segundo o presidente da associação, João Carlos Basilio, o resultado esperado é fruto de aporte em inovação e novos produtos, promoções e até mesmo estratégias de antecipação de vendas do período da Copa do Mundo, quando o País parou para assistir aos jogos. Ainda de acordo com o dirigente, o setor segue crescendo a uma taxa entre três e quatro vezes acima ao PIB. “A indústria continua otimista e investindo no aumento da capacidade produtiva, inovação e pesquisa”, afirma.
A Abihpec estima ainda que os investimentos da indústria, neste ano, devem somar R$ 14,1 bilhões, resultado 5,2% superior ao aportado pelas empresas em 2013, que foram de R$ 13,4 bilhões.
Entre os industriais do ramo, a explicação para o bom desempenho é simples: cosméticos e perfumes, para muita gente, é quase item de primeira necessidade e tem relação direta com a Saúde e o bem-estar. 
fonte: Leone Farias -  Diário do Grande ABC


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