5 de set. de 2009

Bom Negócio’ quer dar ‘cara nova’ ao comércio de Diadema

Anderson Amaral - DIÁRIO REGIONAL

Criar um ambiente mais agradável e chamativo, que desperte a atenção do consumidor. Esse é um dos objetivos do Projeto Bom Negócio – seu estabelecimento de portas abertas para o desenvolvimento, que será realizado em Diadema pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com Sebrae-SP, Senac, Associação Comercial e Empresarial (ACE) Diadema e Associação de Apóio a Criança em Risco (Acer). Inicialmente, cerca de cem comerciantes do Centro, Piraporinha e Eldorado poderão participar. Em 2011, a iniciativa será expandida para outras regiões do município.

Fachada, layout, acesso à loja; móveis, disposição e apresentação dos produtos, climatização e comunicação visual são alguns dos 20 tópicos que serão analisados na primeira fase do projeto. “O visual merchandising conta na hora de o cliente escolher. No primeiro momento, o que nos atrai é o que estamos vendo. Por isso, é importante que o empresário esteja atualizado, conheça as tendências do mercado, seja criativo e que motive seus funcionários a olhar a empresa dessa forma”, explicou Josephina Irene Cardelli, gerente do Sebrae-SP na região.

Há dois anos, Margarete Cristina Dantas montou loja de decoração, no Centro. Desde o início, os lucros corresponderam as espectativas. Porém, mesmo assim, a comerciante decidiu participar da iniciativa. “Minha loja tem vitrine, porta de vidro, uso muito a iluminação. Todas as dicas para chamar mais a atenção do cliente são válidas. Às vezes, podemos errar sem saber”, revelou.

Após o diagnóstico visual, serão identificadas as principais necessidades dos estabelecimentos e definida a formação de turmas para a realização de cursos específicos de capacitação. “O projeto, que pretende capacitar o empresário, treinar funcionários e fomentar o comércio é fruto de parceria e união de todas as entidades”, destacou Odair Paulino, vice-presidente da ACE.

Pesquisa facilitada
O vínculo da Acer com os moradores do Eldorado facilitou a pesquisa com os comerciantes locais. Segundo Jonathan Hannay, secretário geral da associação, até o fim deste mês será finalizada a análise e os dados serão divulgados. “No estudo analisamos a história, o tamanho, o faturamento e as necessidades, entre outros aspectos. Assim, será possível identificar o que o comerciante quer.”
O prefeito de Diadema, Mário Reali, destacou as parcerias com a ACE, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e demais entidades para realização do projeto. “A prefeitura tem o papel estratégico no desenvolvimento econômico e social. A parceria com a iniciativa privada nos ajudará a alcançar os objetivos”, destacou.

Para participar da atividade, os estabelecimentos precisam ser do tipo “porta aberta”, ou seja, atender o público em geral, localizar-se no município e faturar até R$ 2,4 milhões ao ano. A inscrição é gratuita.

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