Para enfrentar a estagnação do mercado global de produtos siderúrgicos, a multinacional alemã de laminação de aço CD Waelzholz (CDW) está focando sua estratégia nos mercados em crescimento e vai investir US$ 30 milhões na unidade industrial de Diadema, na região metropolitana de São Paulo.
O foco da empresa é crescer no mercado doméstico. Esperamos que o setor automobilístico avance e queremos atendê-lo, afirmou ao Valor Rainer Theile, presidente da subsidiária da alemã no Brasil, a Brasmetal Waelzholz (BW).
O mercado de autopeças e o de duas rodas respondem hoje, juntos, por mais de 60% da receita da empresa no país. A área agrícola representa 15% dos resultados, enquanto o setor industrial e outros ficam com o restante.
A especialidade da companhia é receber bobinas e chapas das siderúrgicas e relaminá-las de acordo com as exigências dos clientes. Com 85% da capacidade de produção utilizada em Diadema, BW hoje tem uma participação de mercado de cerca de 40%. Com a expansão, a ideia é que essa participação cresça. Hoje, o mercado brasileiro de relaminados soma 200 mil toneladas por ano, segundo dados da própria empresa. O país serve ainda como uma plataforma de exportações para a América Central, América do Sul e México. Das vendas, 15% vão para o exterior.
Conquistar o mercado nacional tem um significado importante para a companhia, que tem sofrido com a queda nos preços dos produtos siderúrgicos, a pressão dos importados e a crise internacional. As vendas líquidas da BW caíram de R$ 300 milhões em 2010, para R$ 270 milhões no ano passado. Para 2012, as projeções apontam para estabilidade dos resultados.
Fonte: Investe SP