24 de ago. de 2012

Band promove debate entre prefeituráveis de Diadema


O Grupo Bandeirantes de Comunicação rea­lizará, amanhã (25), debate entre quatro dos seis  candidatos à Prefeitura de Diadema: o prefeito e postulante à reeleição, Mário Reali (PT); Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB), Lauro Michels (PV) e Edvan Rodrigues de Souza, o Buiú da Praça (PMN).
Candidatos cujas siglas não têm representação na Câmara dos Deputados não foram convocados. É o caso de Vladimir Trombini, o Vladão (PCB); e Ivanci dos Santos (PSTU).
O debate será transmitido ao vivo, a partir das 10h, pela Band para a Grande São Paulo. Na internet será transmitido pelo portal da emissora (www.band.com.br) e pela Bandeirantes FM (90,9 MHz). O jornalista Fábio Pannunzio será o mediador do encontro, que terá duas horas de duração.
O debate será realizado em cinco blocos. No primeiro, uma mesma pergunta será respondida por todos os candidatos. Os candidatos terão dois blocos (2º e 4º) para fazer perguntas entre si e o terceiro será reservado para as perguntas feitas por jornalistas convidados da Band. O quinto e ultimo bloco terá as considerações finais de cada participante.
Reali disse acreditar que seus oponentes levarão críticas “generalistas” à administração. “Ainda não vi os candidatos apresentarem propostas” disse. “As declarações da Maridite, por exemplo, são muito genéricas. Não senti plano de governo que esteja dentro da realidade financeira e orçamentária do município”, disse.
O chefe do Executivo parece estar despreocupado com a participação de Michels e diz que sabe que será alvo de ataques do verde. “Michels sai pelas ruas dizendo que vai fazer tudo, mas não sabe que governar é, primeiramente, saber fazer escolhas. (Michels) falou que vai colocar uma base policial em cada centro comercial. Quem vai demitir para contratar mais pessoal?”, indagou.
Michels, porém, preferiu dizer que levará novas propostas. O vereador lembrou que tem tentado levantar, por meio de requerimentos à prefeitura, informações sobre os gastos do Executivo, “para se preparar melhor para o debate”. Porém, diz não obter sucesso. “Não é de hoje que peço números. Meus requerimentos são respondidos sem objetividade. Em meus dois mandatos na Câmara fiz requerimentos sobre dados de cargos comissionados na prefeitura, mas nunca me responderam”, disse.
Maridite acredita que os primeiros 50 dias de campanha e reuniões promovidas em casas de amigos e militantes do partido vão balizar sua participação. “É um momento importante em que levaremos as demandas da população, ouvidas e estudadas ao longo dos trabalhos. O debate é sempre um evento em que a democracia é fortalecida”, analisou.
Buiu, por sua vez, apostou na intimidade que, como humorista de programa de TV, adquiriu ao longo da carreira. “Tenho habilidade frente às câmeras. Estou preparado para expor minhas propostas à população e me sinto seguro, principalmente, porque faço curso de formação política com professor particular que acredita em meu potencial.”
Democracia?
Os candidatos que ficaram fora do debate da Band lamentaram não poder participar. “Não fui convidado, mas não vou me vitimizar. Interessam à televisão burocratas iguais a Mário Reali, qua levará o bê-a-bá da ordem burguesa. Será um debate vazio”, considerou Vladão.
“A TV e os poderes públicos não querem levar democracia até o final. Têm receio de que a democracia possa passar por cima deles. A Justiça é burguesa, assim como o poder do presidente e das instâncias do Legislativo”, argumentou Ivanci dos Santos.
fonte: NAYARA DE DEUS - DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: