15 de dez. de 2012

Saned entrega coletor tronco Curral Grande


DIADEMA - A Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) entrega o primeiro de três coletores que está construindo. Trata-se do coletor Curral Grande, cuja extensão é de 1.473 metros.
A obra inicia no cruzamento da avenida Piraporinha com a avenida Presidente Juscelino e percorre todo o Corredor ABD até o trecho do coletor já existente na rua dos Miosótis. Neste local, se interliga ao coletor-tronco da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que vai encaminhar o esgoto para tratamento.
O investimento totaliza R$ 4,2 milhões por meio de recursos do  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o qual compreende a construção do coletor-tronco Curral Grande, de afluentes e interligações a outros coletores. Ao todo serão beneficiadas 20.600 famílias.
Os coletores-troncos são fundamentais para a despoluição dos córregos e rios. São tubulações de grande porte que recebem o esgoto de diversas redes coletoras e os encaminham para a estação de tratamento. Com o término da construção do coletor tronco será possível encaminhar para tratamento 18,20% do esgoto.
Tratamento
Com a finalização da interligação do coletor-tronco Capela 1 ao coletor Curral Grande, com conclusão prevista para 2013, serão tratados 28,20% do esgoto. Também previsto para 2013, o trecho Curral Grande Montante, que está em obras de interligação do coletor tronco Curral Grande aos coletores Couros/Floriano/Serraria fará com que o volume de esgoto tratado passe ao patamar de 53%.
Outras obras de esgoto em andamento são o coletor-tronco Canhema, cujo término se dará em 2013 e depende da intervenção da Secretaria de Serviços e Obras na canalização do córrego.
A tubulação será responsável pela contribuição no transporte de 10% do esgoto coletado em Diadema. Hoje, o município possui 96% de coleta de esgoto. Para atingir a meta de 100% está em contratação com recursos do PAC 2 um projeto de redes de esgoto em fundos de vale orçado em R$ 450 mil.
fonte:  DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: