7 de jan. de 2012

Espetáculo de Diadema é finalista de concurso cultural do Estado


O espetáculo “Paranóia”, da Cia. De Danças de Diadema, está entre os cinco finalistas do “Prêmio Governador do Estado Para a Cultura 2011”. O show de dança compete com outras quatro montagens de outras cidades do Estado. O Prêmio Governador do Estado Para a Cultura concederá méritos aos melhores artistas e atividades culturais realizadas durante o período de janeiro a dezembro de 2011 no estado de São Paulo. A novidade desta edição é que a escolha é mais democrática e o público pode votar no candidato favorito por meio do site da Secretaria de Cultura.
Diversos profissionais, personalidade, grupos e companhias concorrem nas modalidades de Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Música e Teatro. O espetáculo “Paranoia” integra a categoria “Dança” e concorre com as peças “Ballet Stagium”, “Tão”, The Hot One Hundred Choreographers” e “Objeto Gritante”.
Para a diretora da Cia de Danças de Diadema e coreógrafa de “Paranoia”, Ana Bottosso, estar entre os finalistas é uma comprovação do bom trabalho da Cia. “O estado de São Paulo tem uma produção de dança muito forte e estar entre os melhores revela o grande empenho que a Cia dedica aos espetáculos que são realizados em todo o Brasil. E isso ajuda também a associar o nome da cidade com ações artísticas de qualidade e dar visibilidade a Diadema no âmbito nacional”, contou.
“Paranoia” é um espetáculo baseado no livro homônimo de Roberto Piva, de 1963. A coreografia é baseada no universo underground de um andarilho durante uma madrugada na cidade de São Paulo. Com movimentos provocativos e imaginários do corpo humano, os bailarinos expressam uma energia intensa, impulsiva e ao mesmo tempo transgressora com um lirismo ímpar. O show de dança conta com a participação ao vivo do GEM – Grupo Experimental de Música e tem direção de Ana Botosso.
Cia de Danças de Diadema - Em 1994, um grupo de bailarinos, a convite da Prefeitura do Município de Diadema, selecionou os interessados a compor uma Companhia de Danças e, ao mesmo tempo, atuar como professores de dança ou arte educadores nos centros culturais da cidade. Foi assim, que em 1995, nasceu a Companhia de Danças de Diadema e o Programa de Difusão e Formação em Dança. 
Idealizado com o objetivo de também contribuir com a formação do ser humano e ampliar as noções de cidadania do indivíduo, o Programa de Difusão e Formação em Dança de Diadema tem como objetivo, mais do que a formação de bailarinos profissionais, permitir o contato com a arte, privilegiar o conhecimento e o movimento do corpo como forma de expressão e, acima de tudo, inclusão cultural. 
fonte: REPÓRTER DIÁRIO

Nenhum comentário: