O trecho expandido do Corredor ABD de Trólebus, que ligará Diadema ao bairro do Morumbi, na Capital, deve começar a operar até 31 de julho. De acordo com o superintendente de obras da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), José Jacques Namur Yazbek, cerca de 50% do projeto está concluído. “Fizemos o recapeamento das pistas e a sinalização dos pontos de parada e das estações de transferência. Até o fimdeste mês, 20 pontos estarão prontos”, afirmou.
Serão implementados 12 km de faixas de ônibus exclusivas, com 36 paradas (18 de cada lado) e cinco estações de transferência. O novo corredor será uma alternativa de integração dos moradores do ABC e da região sudoeste da Capital com a Zona Sul de São Paulo.
A expectativa é de que 15 mil pessoas utilizem o serviço por dia. O projeto foi implementado na década de 1990, mas começou a ser efetivamente construído em dezembro do ano passado, com verba de R$ 24 milhões do Estado. Cerca de 160 funcionários estão trabalhando de dia e principalmente à noite na obra, das 23h às 5h.
Yasbek ainda afirmou que o trecho Piraporinha–Jabaquara também está em obras, passando a contar com coletivos movidos somente à eletricidade. “Queremos parar de utilizar veículos movidos a diesel, evitando poluição e gastos com combustível. Já fizemos a eletrificação de 22% do trajeto”, pontuou, salientando que são investidos R$ 22 milhões para as reformas. A conclusão está estimada para setembro.
Trajeto do corredor
O traçado do Corredor Diadema–Morumbi tem início no Terminal Metropolitano Diadema, incluindo a avenida Presidente Kennedy, seguindo pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo, até a futura Estação de Transferência Morumbi, onde se integrará com a Linha 9-Esmeralda (Osasco–Grajaú), da CPTM. O corredor também permitirá integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo.
As Estações de Transferência, que permitem integração com outras linhas de ônibus e trem (no caso da Estação Morumbi) serão instaladas no Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz; Santo Amaro e Morumbi.
A obra faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, cujo investimento é de R$ 21 bilhões.
fonte: Anderson Amaral - DIÁRIO REGIONAL
5 comentários:
Muito bom saber que o corredor vai sair do papel. O acesso para o ABCD ganhará qualidade e rapidez com a operação da linha Diadema-Morumbi. Espero que a Metra e a EMTU coloquem tróleibus novos e confortáveis e tirem de vez os micro-ônibus de circulação.
Diadema remete muitos impostos a União e ao Estado, e tem PIB de 9bilhões/ano, nada mais justo do que retornar um pouco. Finalmente podemos comemorar, sem esquecermos que milhões já apodreceram neste mesmo corredor por obras iniciadas e paradas. Ano eleitoral, não votem no partido que governa atualmente por mero agradecimento.
9 bi? de onde vc tirou isso?
vamos ver se esse corredor resolve alguma coisa, quem trabalha na berrini não tem hora certa pra chegar ao trabalho.
Com o início da operação, o transporte em direção para Diadema será mais qualificado, mais confortável e seguro. Hoje, a maioria da condução para Diadema é via lotação e com trãnsito. Já com o corredor Diadema-Morumbi, a viagem será rápida e podemos marcar compromissos no devido horário, pois não haverá congestionamento.
Alguém poderia me dizer se terá um ponto de parada no carrefour diadema?
Como os deficientes físicos poderõ utilizar o serviço?
enquanto na cupecê os pontos estão a cada 500 metros o que faz o usuário andar no máximo 250 metros na parte de diadema a distância é de 1500 metros do terminal até o jardim miriam.
Políticos de Diadema, resolvam isso para nós munícipes. Precisamos de um ponto no cruzamento da são Manoel e um em frente aos predios do Jaú.
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