5 de dez. de 2009

Diadema ganha terceiro cartório eleitoral

Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC


Diadema ganhará o terceiro cartório eleitoral em 2010, provavelmente na região do Eldorado e do Jardim Inamar. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, por unanimidade, o pedido. A homologação foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral em 24 de novembro.

A nova zona será a 426ª e ficará responsável pelo atendimento de cerca de 75 mil eleitores da cidade. Agora, o que está pendente é a Prefeitura ceder imóvel próprio para instalação do cartório, conforme acordado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Airton Germano, por meio de ofício no fim de 2008.

"A Prefeitura se comprometeu a ceder o imóvel", afirmou o vereador Orlando Vitoriano (PT), que pertence à região do Eldorado e defende instalação do cartório no bairro mais populoso de Diadema.

Segundo Vitoriano, a administração Mário Reali (PT) terá de fazer a readequação do espaço. "Inicialmente, a Prefeitura iria ceder uma sala, mas o espaço seria insuficiente para as atividades do cartório. Junto do Germano e do Tercio (Avena da Silva, chefe da 222ª Zona Eleitoral) constatamos isso em vistoria que fizemos", afirmou o petista.

A Prefeitura informou ontem, por nota, que "representantes do município e do cartório realizaram, no mínimo, duas vistorias em vários imóveis públicos na região do Eldorado para definição do local mais apropriado".

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) informou que, após a homologação, "a instalação é feita desde que haja imóvel, cuja locação ou cessão é de responsabilidade da Prefeitura".

ELEIÇÕES
O chefe da 222ª Zona Eleitoral explicou que em ano eleitoral não pode haver homologação. "Com quase 300 mil eleitores, a cidade necessita do desmembramento de mais um cartório, que foi autorizado pelo TRE em novembro de 2008", afirmou Tercio.

Atualmente, na 222ª Zona Eleitoral, instalada ao lado do Fórum, são 152 mil eleitores - inclusive os do Eldorado. Com o novo cartório, os eleitores dessa região não mais se deslocarão até o Centro. Porém, continuarão votando nos mesmos locais. "Outro problema são os preparativos da eleição, como a transferência da documentação dos eleitores e dos processos, além da separação de material", concluiu o chefe do cartório, funcionário do TRE.

2 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente um orgão público inicia a descentralização, espero que com o exemplo a Prefeitura comece a fazer o mesmo. Só assim diminue-se efetivamente a violência além de fomentar o comércio local.
Excêlente notícia!

Anônimo disse...

Diminui a violência?! Pq?