3 de dez. de 2009

Unifesp desenvolve pesquisas em prol de Diadema

Instalada há poucos anos em Diadema, o programa pedagógico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi todo planejado levando em consideração as características da cidade e da região onde está instalada, no Jardim Eldorado. Por este motivo é que as pesquisas desenvolvidas nos campus podem ajudar no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Atualmente os cursos oferecidos na unidade são Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Químicas e Farmacêuticas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica, Licenciatura Plena em Ciências e Química. As pesquisas são desenvolvidas em todas estas áreas.

"O enfoque do campus é a realidade de Diadema. Por este motivo é que uma das pesquisas que desenvolvemos é no setor farmacêutico. Entre as coisas que queremos descobrir é como tornar os remédios mais barato para a população mais carente", explica a coordenadora de extensão da universidade, Carolina Vautier Giongo.

Outras pesquisas desenvolvidas também abordam estudos sobre a represa Billings, a preservação e a recuperação das áreas degradadas. "Como Diadema é um polo da indústria de cosméticos, assim como no setor do plástico, também desenvolvemos estudos focados a novos produtos e matérias-primas", completa.

A expectativa é que até o meio do próximo ano seja inaugurada a Central Analítica, um espaço dedicado à interatividade com o setor empresarial. "Ajudaremos as indústrias com pesquisas específicas, além de poder ajudar na reciclagem de funcionários", conta a coordenadora.

Outro diferencial da Unifesp de Diadema é a interação com a comunidade. Os trabalhos de extensão, como o Projeto Diadema visita Unifesp, Experimentando a Ciência, Educação Ambiental Águas Diadema, Mapeando Lixo, Laboratório Virtual de Física e Apoio e Incentivo à Educação, são desenvolvidos por docentes da universidade e passado para a comunidade.

"O mínimo que temos de fazer é fazer trabalhos junto à comunidade e para a comunidade. A universidade é gratuita, mas este é um dinheiro público, então temos de dar um retorno para a sociedade, é preciso ter responsabilidade", ressalta Carolina.

Divulgação
Atualmente o campus Diadema da universidade possui 634 alunos. Destes, apenar sete são moradores do município. Para a coordenadora de extensão, a baixa pode ser ocasionada pela falta de conhecimento da existência da universidade no município ou de como fazer para estudar na unidade.
"Temos pessoas de todo o Brasil que estudam no campus de Diadema. Se pensarmos por este ponto, o número não é tão pequeno, mas acredito que uma maior divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela Unifesp poderia aumentar a quantidade de alunos residentes de Diadema", finaliza.

fonte: Aline Bosio - REPÓRTER DIÁRIO

Nenhum comentário: