18 de jun. de 2012

Setor de beleza e cosméticos é promissor


Atenção vestibulandos. Se você não tem medo de estudar química e biologia e se interessa pela promissora indústria de produtos de beleza, que vem apresentando forte ritmo de crescimento nos últimos anos, uma graduação tecnológica na área de produção de cosméticos pode ser uma boa alternativa para impulsionar sua carreira. Ainda mais se essa faculdade for de graça.
Pois é exatamente isso que oferece o Centro Paula Souza, órgão do governo paulista responsável pelo ensino profissional no estado de São Paulo. A entidade acaba de criar o primeiro curso público superior de tecnologia em produção de cosméticos do país. A nova opção de graduação tecnológica será oferecida a partir do segundo semestre, na nova Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Diadema (SP). As inscrições para a primeira turma já estão encerradas. Mas não vacile. Esse curso tende a se tornar badalado em pouco tempo. Nos próximos meses, as inscrições para o vestibular de fim de ano já estarão abertas.
Segundo Mariana Muçouçah, coordenadora do curso de produção de cosméticos da Fatec Diadema, o objetivo é preparar profissionais para o desenvolvimento e produção de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. “O profissional também poderá ser responsável por gerenciar ou supervisionar as etapas do processo industrial, o controle de qualidade, os procedimentos e a eficácia de máquinas e equipamentos”, diz Mariana, acrescentando a pesquisa de novos produtos e processos entre as potenciais áreas de atuação dos futuros graduados.
O local escolhido para a implantação do novo curso da Fatec é o Polo de Cosméticos de Diadema, que concentra 10% das empresas brasileiras da área e atrai mais investimentos a cada dia. Mariana Muçouçah informa que a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) participou da elaboração do currículo do curso.
Além de gostar de química e biologia, o aluno precisa ter vontade de trabalhar na área de produção industrial.
*Mariana Muçouçah diz que curso é para quem está saindo do ensino médio.
fonte: ALEXANDRE AUGUSTO - diário de são paulo

17 de jun. de 2012

ALGODÃO DOCE EM POTE É A APOSTA EM INOVAÇÃO DE EMPRESA DE DIADEMA



Algodão doce em pote pode ser encontrado para compras em supermercados. Foto: Andris Bovo
Algodão doce em pote pode ser encontrado para compras em supermercados. Foto: Andris Bovo
  

O conceito de inovação é usual no dia a dia da tradicional empresa de confeitos e doces Mavalério, de Diadema. Para manter-se competitiva e atual, a empresa, com 43 anos, sempre acompanha as tendências de mercado e investe em novos produtos ou processos de produção. O algodão doce vendido em pote é um dos principais itens da lista de novidades.

O pote contém 35 gramas. A empresa investiu em estudos para desenvolver um algodão doce com durabilidade e prazo de validade maior, além de desenvolver uma embalagem prática e fácil para armazenagem e transporte. O produto está entre os mais vendidos da empresa.

A Mavalério começou na Capital industrializando especiarias como cravo e canela. Depois ampliou os negócios para outras áreas como confeitos e doces e expandiu a empresa para três estados, além do município de Diadema. A empresa emprega diretamente 422 funcionários entre todas as unidades. Hoje produz 370 produtos divididos em linhas como granulado, confeitos, coberturas, açúcares, misturas em pó e guloseimas como o algodão doce. Os produtos são encontrados em diversos mercados atacadistas, distribuidores e varejistas.

 O algodão doce em pote, o Snow Sugar, está no mercado há dois anos nos sabores tutti-frutti e uva. O público-alvo são frequentadores de cinema, parques temáticos, e ainda é vendido como lembrancinha de festas infantis. É comercializado também em pontos de venda, como supermercados.

fonte: Michelly Cyrillo - ABCD MAIOR

4 de jun. de 2012

Região vai ganhar sete hotéis até 2016


O Grande ABC, hoje carente de complexos hoteleiros, especialmente os de luxo, vai abrigar mais sete empreendimentos até 2016. Os aportes devem superar os R$ 100 milhões e o número de leitos ultrapassa 1.000. Por enquanto, está confirmada a incorporação de 805 unidades à hotelaria regional. Boa parte do interesse pelos investidores começou a ser aguçado pelo desenvolvimento estratégico da infraestrutura viária da região, com a inauguração do trecho Sul do Rodoanel, que interliga Mauá, São Bernardo e Santo André ao litoral e ao interior do Estado de São Paulo. Além disso, para 2014 está previsto lançamento do trecho Leste, que ligará Ribeirão Pires e Mauá à Via Dutra.

Por ora, apenas dois projetos estão mais avançados e já têm bandeiras definidas: o Adagio City Aparthotel, quatro estrelas da rede Accor, que terá aporte de R$ 30 milhões para a construção de 100 quartos em São Bernardo até 2016; e o Inn Style by Atlantica, parceria da Atlantica Hotels com a empresa de engenharia Domus Populi, com investimento de R$ 30 milhões para 192 unidades na mesma cidade até o ano que vem.

A marca Adagio, inédita no País, será voltada a quem vai se hospedar por períodos mais longos, pois os apartamentos terão banheiros grandes e cozinhas equipadas e, quanto maior a quantidade de diárias, menor o valor pago. O endereço não foi divulgado.

O Inn Style será construído em terreno de 5.000 metros quadrados na Rua Aldino Pinotti, Centro de São Bernardo. De acordo com Michel Zeenni, diretor-técnico da Domus Populi, o foco do empreendimento será atender a executivos durante a semana e turistas aos sábados e domingos. "A ideia é receber pessoas que queiram quebrar a rotina no fim de semana." A diária ficará em torno de R$ 200. Zeenni afirmou que existe a intenção de expandir os investimentos para Santo André e São Caetano. "Foram iniciadas conversas e temos algumas áreas para visitar."

A rede Blue Tree Hotels também escolheu São Bernardo para inaugurar sua segunda unidade na região. O projeto prevê até 2014 hotel com centro de convenções, escritórios e shopping próximo à Via Anchieta. Fontes disseram à equipe do Diário que ainda falta fechar a compra do terreno. Procurada, a rede informou que "tem planos de expansão para a região, porém, está em fase de estudos e não há estudos confirmados".

Na cidade há outro projeto, ainda embrionário, de grande empreendimento com hotel, escritórios, supermercado, residências e escola. Sem local e investimento definidos, deve ficar pronto em quatro anos.

A construtora MZM vai inaugurar em Diadema o primeiro complexo hoteleiro do município com 160 leitos. Até o fim do mês serão definidos perfil do hotel e bandeira. "Estamos entre três grupos", avisou o diretor comercial da empresa, Helio Korehisa. O lançamento deverá ocorrer em outubro e as obras serão concluídas em 2015. Em terreno na Rua Amélia Eugenia, no Centro, próximo ao Poupatempo, serão erguidos, com investimentos de R$ 450 milhões e previsão de receita de R$ 600 milhões, mini shopping, salas comerciais, condomínio clube e hotel. A empresa não diz quanto do montante aportado irá só para o hotel. "Estamos estudando São Bernardo e São Caetano. Temos áreas e estamos viabilizando projetos de complexos hoteleiros", revelou Korehisa.

Em Santo André, a Brookfield planeja construir 355 apartamentos em hotel de padrão médio alto na Cidade Pirelli até 2014. Em São Caetano, a Sobloco tem projeto dentro do Espaço Cerâmica, que reunirá também residências e escritórios, que ficarão ao lado do ParkShoppingSãoCaetano. Ambos ainda carecem de mais detalhes.

Grande ABC precisa de atrativos turísticos para fisgar redes

A ocupação média dos hotéis da região, durante a semana, chega a até 90%, porém, aos fins de semana, muitas vezes, caem a zero. "O público de hotéis do Grande ABC é focado no turismo de negócios, porque não há atrações turísticas", afirmou o presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo), Bruno Omori. "Ocorre aqui o que acontecia em São Paulo quando não havia tantos espetáculos e eventos esportivos. Atualmente a ocupação média (lá) é de 69%."

Omori explica que se a frequência de visitantes aos hotéis de uma cidade não se mantém alta por todos os dias, isso não é interessante ao investidor, que migra para outro local mais atrativo.

O presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Wilson Bianchi, partilha da opinião. "As prefeituras precisam incitar a realização de jogos e eventos culturais. Há 20 anos a Cidade das Crianças era novidade e lotava os hotéis de São Bernardo todos os fins de semana". lembra. "Seria importante que fizessem melhorias na infraestrutura e divulgassem amplamente alguns eventos e destinos, os transformando em destaques turísticos, por exemplo, a Feira de Móveis da Jurubatuba e Paranapiacaba. Ou, ainda, se trouxessem um clássico do futebol para o 1º de Maio (estádio). O visitante não vai se instalar por aqui só para frequentar a rota do frango com polenta."

Para criar o interesse do turista em visitar o Grande ABC, diz ele, as prefeituras teriam de unir gastronomia, compras, passeios e até levar o visitante a São Paulo, por exemplo, para assistir a um show. Omori cita Socorro, no Interior paulista, como case de sucesso. Potencializando o que têm de melhor, os esportes de aventura e a feira de malhas, os hotéis têm ocupação média de 87%.

"Nos últimos anos, já vi mais de 15 projetos declinarem por conta da falta de planos sérios de investimentos das prefeituras no turismo do Grande ABC. Tanto que a maior parte dos empreendimentos hoteleiros só era feito por conta da especulação imobiliária", diz Omori.
São Bernardo e Santo André têm condições para serem subsedes
As cidades de São Bernardo e Santo André, com os hotéis em funcionamento e os outros que estão por vir, têm condições de se tornarem subsedes da Copa do Mundo de 2014.

Essa é a avaliação do presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo), Bruno Omori. "Capacidade tem, só é preciso investir em retrofit para ampliar e modernizar os quartos já existentes. As duas cidades possuem estádios ótimos", disse. Segundo ele, a linha de crédito da Agência de Fomento Paulista voltada ao mercado hoteleiro paulista (juros de 2% ao ano mais TJLP), por ser subsidiada pelo governo estadual, é mais barata. Com essa taxa é possível emprestar até R$ 10 milhões.

O grupo 7 Oceans iniciou, no ano passado, a revitalização do Liau Hotels Park Plaza, em São Bernardo e, neste ano, começou a reforma no Park Suits, localizado do outro lado da rua. Estão sendo aplicados R$ 10 milhões. A ideia é ampliar a atuação em eventos sociais, como casamentos, outras festas, dia da noiva e fazer frente ao setor hoteleiro paulistano.

fonte: Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC

2 de jun. de 2012

Com fácil acesso à Capital, Diadema é foco de investimentos imobiliários


Dois anos após a inauguração do trecho Sul do rodoanel e três depois da abertura do Shopping Praça da Moça, Diadema segue atraindo construtoras, incorporadoras e empreendimentos imobiliários. A carência de grandes terrenos tem sido compensada pelo metro quadrado mais barato que em outras cidades da região e pela localização privilegiada,
com acesso fácil pelo sistema Anchieta-Imi­grantes e pelo anel viário.

Nos últimos cinco anos, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema aprovou 36 empreendimentos imobiliários, que totalizam cerca de 6,2 mil unidades. Só em 2011, segundo dados da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do ABC (Acigabc), foram lançadas 880 imóveis no município, o que representa 9,85% do total de lançamentos imobiliários na região.



Diadema é uma das apostas da construtora MZM, que investiu R$ 200 milhões na cidade no ano passado. “Para este ano, devemos chegar a R$ 600 milhões”, disse o diretor Comercial e de Marketing da empresa, Helio Korehisa, enfatizando que Diadema é o maior foco da construtora dentro da Região Metropolitana de São Paulo.

Para Korehisa, a principal vantagem da cidade é a logística. “Diadema está próxima da zona Sul da Capital, ao lado do Sistema Anchieta-Imigrantes e do rodoanel. Outra obra que vai ajudar o município é o prolongamento da avenida Roberto Marinho até a Imigrantes, que vai valorizar a cidade, além de diminuir o fluxo de veículos na avenida Cupecê.”

O executivo também elogiou o trabalho realizado pela prefeitura para valorizar a cidade. “A nova postura ajudou a atrair investimentos. A Lei Seca (de fechamento dos bares às 23h) e, principalmente, o aumento da segurança pública influenciaram na escolha do município. Hoje, percebe-se que Diadema está mais segura e isso cria ciclo virtuoso de crescimento econômico, que acaba atraindo público à cidade”, declarou.

Primeiro hotel

Em fevereiro, a MZM tornou público o projeto para a construção do primeiro hotel de Diadema. O empreendimento, chamado Le Monde, terá o formato mixed-use, composto de hotel com 160 a 180 apartamentos, torre comercial com 200 salas e mais três prédios residenciais, somando 408 apartamentos. O complexo terá conceito de condomínio clube e previsão de entrega para o fim de 2014.

Boom imobiliário deve continuar, prevê Acigabc

O bom momento do setor imobiliário em Diadema deve continuar nos próximos anos. Segundo o presidente da Acigabc e proprietário da construtora MBigucci, Milton Bigucci, entre as cidades do ABC, Diadema tem um dos maiores potenciais de crescimento imobiliário. “Ainda há muitos terrenos na cidade, que saem mais barato do que em municípios vizinhos”, afirmou. No momento, a MBigucci constrói em Diadema um condomínio industrial com 26 galpões de mil metros quadrados cada um para locação, com previsão de entrega em setembro deste ano.

Outra construtora que tem investido em Diadema é a Tecnisa. A empresa tem quatro empreendimentos na cidade, sendo dois em obras e dois na fase de pré-lançamento. A MZM, por sua vez, tem quatro empreendimentos em pré-lançamento e dois já inaugurados.

Segundo o diretor Comercial e de Marketing da Construtora MZM, Helio Korehisa, o mercado imobiliário de Diadema tem potencial de crescimento para mais cinco anos. “Com a conclusão do rodoanel Sul, várias empresas se instalaram em regiões próximas”, afirmou.

fonte:  RENATO GERBELLI - DIÁRIO REGIONAL

1 de jun. de 2012

OAS Empreendimentos faz pré-lançamento no Feirão da Caixa em São Paulo


A OAS Empreendimentos participou pelo terceiro ano consecutivo da 8ª edição do Feirão da Caixa da Casa Própria, que se realizou entre os dias18 a 20 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Para este ano, a empresa apresentará mais de 7 empreendimentos, sendo que cinco deles terão apartamentos disponíveis para venda, num total de 300 unidades. O evento terá ainda o pré-lançamento do Blue Diadema, oitavo empreendimento da empresa no estado em menos de dois anos.

Localizado no melhor ponto de Diadema – próximo do terminal de trólebus - corredor de ônibus que interliga a região do ABCD à Estação Jabaquara do metrô -, da Rodovia dos Imi grantes e do Shopping Praça da Moça, o Blue Diadema será construído em um terreno com mais de 1.800 m². Composto por uma torre com dois elevadores e 16 andares, o empreendimento terá 128 apartamentos de 59 m² e 55 m², ambos com 2 dormitórios e 1 vaga na garagem, todos com cozinha duplamente integrada ao living e terraço.


O condomínio permite ao morador desfrutar das vantagens e instalações de um clube, com diferenciais que vão conquistar toda a família. São atrativos como espaço para fitness, com equipamentos, salão de festas, quadra poliesportiva, playground, churrasqueira, forno de pizza e sala de jogos teen e adulto no térreo. Mas ainda há mais. A cobertura do edifício tem atrações piscina com deck, solário e sauna.

fonte:Guia Construir e Reformar 

Para atrair cliente, shoppings do ABC sorteiam carros, motos e viagens


Com a proximidade do Dia dos Namorados, considerada a terceira data mais importante do varejo, os shoppings da região preparam promoções para “fisgar” os enamorados e garantir boas vendas. Vale tudo para atrair a clientela: sorteios de carros, motos e de viagens internacionais estão entre as ações.


A expectativa é de que as campanhas ajudem a amolecer o coração dos casais. Segundo pesquisa da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), os shop­pings foram apontados por 54,2% dos entrevistados como estabelecimentos preferidos para comprar o presente. A pesquisa também revela que o consumidor deve gastar, em média, R$ 190 com a data.


Em Diadema, o Shopping Praça da Moça fará o sorteio de duas scooters Suzuki Burgman i 125 e um vale-compras por dia. A cada R$ 200 em compras, os clientes podem trocar as notas fiscais por cupons para concorrer aos sorteios diários (de hoje ao dia 12) de vales no valor de R$ 1 mil e, no dia 14, às duas motos. Se as compras forem efetuadas de segunda a quinta-feira, o consumidor terá direito a cupons em dobro.


“Adotamos estratégia diferenciada para nossa campanha, que visa atrair mais clientes e gerar maior volume de vendas durante a semana, além de oferecer aos frequentadores prêmios especiais para comemorar a data”, disse o gerente geral do Shopping Praça da Moça, Marcos Evangelho.


O Park­Shopping São Caetano vai sortear quatro viagens, em classe executiva, com direito a acompanhante e hospedagem de sete noites, para Nova York. Até 12 de junho, a cada R$ 300 em compras nas lojas participantes, o cliente recebe um cupom para concorrer aos pacotes. O sorteio será realizado no dia 13, às 19h, em frente ao balcão de trocas da promoção.


No Shopping Metrópole, de São Bernardo, segue em vigor a campanha unificada do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. “Apostamos em uma ação unificada as duas datas, que são bem próximas, a fim de aumentar a atratividade para os clientes do empreendimento”, afirmou a gerente de marketing do complexo, Maria Ferreira.


Na promoção, que começou em 3 de maio, a cada R$ 250 em compras o cliente pode trocar as notas ficais por cupons e concorrer a um Hyundai i30CW e um Hyundai i30. A ação promocional é válida para compras feitas até 12 de junho. Os sorteios serão realizados no dia 14.


No Mauá Plaza Shopping, o cliente que apresentar cupons fiscais no valor mínimo deR$ 150 (acumulativos) ganha um par de ingressos de cinema para sessões realizadas até 30 de junho (exceto salas 3D).


Com a campanha, que começa hoje (1º) e vai até o próximo dia 12, o Mauá Plaza espera incremento de 17% no fluxo de público e de 20% no faturamento, ambos em comparação ao mesmo período de 2011.


Estúdio de gravação


Em parceria com a rádio Fast89 FM, o Grand Plaza Shopping, de Santo André, montou estúdio de gravação exclusivo para campanha do Dia dos Namorados. A cada R$ 50 em compras, o consumidor terá direito à gravação de uma mensagem em DVD para presentear seu amor. O estúdio de gravação vai funcionar na praça de eventos do centro de compras até 12 de junho, das 12h às 20h.


fonte: RENATO GERBELLI - DIÁRIO REGIONAL

DIADEMA QUER AUMENTAR ARRECADAÇÃO DE IPVA


A Secretária de Finanças de Diadema, Adelaide Maia Moraes, disse na manhã desta quinta-feira (31/05), em audiência pública na Câmara, que o governo quer lançar uma campanha para aumentar o licenciamento de carros na cidade. Na reunião, onde foi divulgada uma avaliação do cumprimento das metas orçamentárias do primeiro quadrimestre de 2012, a secretária expressou a necessidade de se aumentar a arrecadação do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores), da qual o município fica com 50% e o Estado, com a outra metade. 


Enquanto a maioria do impostos, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), teve crescimento acentuado e diminuição da inadimplência, o imposto dos automóveis arrecadou aproximadamente R$ 24 milhões, contra R$ 21 milhões no ano passado e R$ 18 milhões em 2010. O motivo do menor crescimento, apontado pelos representantes do Executivo e os parlamentares presentes na reunião, seria o fato de grande parte da frota de carros que circula em Diadema não ter a placa licenciada no município.  


Para o secretário de Assuntos Jurídicos, Airton Germano, também presente na audiência, já teve sucesso na cidade a campanha de licenciamento de carros em Diadema e ela poderia dar certo de novo: "Nós fizemos uma campanha em 2003 que surtiu algum efeito. Eu acho que agora nós temos que fazer a campanha e estudarmos as possibilidades de refazê-la", afirmou.


Para o vereador e presidente da Comissão de Finanças da Câmara, José Dourado (PSDB), a campanha é interessante, mas depende do incentivo oferecido pela prefeitura ao licenciamento de carros na cidade: "É preciso saber qual incentivo vai ser oferecido pelo governo. É preciso dar um incentivo financeiro para obter mais recursos financeiros, como um desconto na taxa de licenciamento das placas em Diadema, em relação a de outras cidades, em que alguma vezes é mais barata, ou a emissão de uma nota fiscal no licenciamento que depois pudesse ser abatida nos impostos e dar retorno [monetário] a pessoa", afirma ele. 


Germano ainda lembrou que, mesmo sem a campanha, a arrecadação do IPVA já pode começar a aumentar com a redução dos juros feita pelo Governo Federal recentemente: "A gente verifica que toda vez que tem uma redução do IPVA para compra de veículos há um aumento efetivo na compra e isso automaticamente vai beneficiar a cidade", disse.  


Planejamento das finanças - De acordo com a secretária de Finanças e os dados do orçamento do quadrimestre mostrados por ela, a maioria dos impostos está arrecadando e diminuindo sua inadimplência dentro do previsto e com alto crescimento, com exceção do IPVA. O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que investe capital do governo federal para investir na educação das cidades, está sendo mais investido em Diadema, de acordo com a secretária: "Antes o Fundeb era utilizado mais na educação de outras cidades, agora está estrando mais aqui". O imposto residencial seria outro exemplo: "O IPTU de 2011 fechou com apenas 17% de inadimplência, nossa meta agora é de 15%. Na cidade, a taxa já chegou a 40%".  


Será feita ainda em setembro mais uma audiência de finanças, referente ao segundo quadrimestre de 2012. Depois outra em fevereiro do ano que vem encerrará a divulgação orçamentária do mandato de governo atual.


fonte: Arthur Gandini  - ABCDMAIOR

31 de mai. de 2012

Ônibus terão câmeras em junho


Após receber 576 multas, a empresa Mobibrasil, responsável por 60% das linhas de ônibus municipais de Diadema, promete utilizar a tecnologia para constatar e resolver os problemas na operação. A maioria das autuações recebidas pela Prefeitura desde novembro, quando a companhia assumiu os itinerários da Viação Imigrantes, foi por descumprimento de horários. Além da instalação de GPS em todos os veículos, a empresa promete colocar, em junho, quatro câmeras em cada ônibus.
"Com o GPS, sabemos exatamente o que provocou o atraso e de quanto tempo foi. As câmeras nos possibilitarão checar reclamações de mau atendimento por parte de motoristas e cobradores", explica o diretor executivo da Mobibrasil, Manoel Marinho de Barros.
O diretor atribui o alto número de multas à fase de transição entre as empresas. "Quando iniciamos a operação, a nossa ordem de serviço era de 2003. Em fevereiro, readequamos as linhas junto à Prefeitura e o número de reclamações já diminuiu", informa. Na avaliação do diretor, a antiga regulamentação não é mais compatível com a realidade de Diadema. "O trânsito mudou muito nesses quase dez anos. Por isso era necessária essa revisão de horários."
Barros afirma que em janeiro foram protocoladas 20 reclamações contra a empresa na Prefeitura, número que caiu para 12 em abril. De acordo com o diretor, a Mobibrasil recebeu 20 multas em abril, o que equivale a menos de uma por dia. No início da operação, a média era de cerca de três infrações diárias. A viação faz 3.000 viagens ao mês. Segundo Barros, o índice de cumprimento de viagens, que era de 80% em novembro, passou para 97% neste mês.
fonte: 

Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC

26 de mai. de 2012

Wickbold inaugura loja de fábrica em Diadema


Para celebrar os seus 74 anos, a Wickbold inaugura loja de fábrica em Diadema, rua Umuarama, 650 – Piraporinha SP).

. Os moradores da região do Grande ABCD e arredores poderão consumir, direto da fábrica, os deliciosos produtos da marca, bem fresquinhos e com preços especiais.

Com 196 m2, esta é a segunda loja da Wickbold, que conta ainda com a unidade de Hortolândia, inaugurada em novembro de 2008. O objetivo da empresa é oferecer ao consumidor local e interessados a opção de comprar o pão direto da fábrica.

fonte: Portal Fator Brasil

Papaiz investe para ampliar condomínio industrial


O grupo Papaiz, mais conhecido pela produção de fechaduras e cadeados, prepara-se para investir R$ 20 milhões na ampliação de seu condomínio industrial em Diadema, com a construção de mais 15 mil m² de galpões, no ano que vem.
Fundado há 60 anos no País, inicialmente no bairro da Vila Prudente, em São Paulo, e depois, há 30 anos, transferindo-se para a cidade do Grande ABC, o grupo obtém hoje quase um terço de sua receita com a áreaimobiliária (ou seja, a locação de espaços para outras empresas). A companhia deve fechar o ano com R$ 250 milhões de faturamento, cerca de 10% a 15% mais que em 2011.
A executiva Sandra Papaiz, que é integrante do conselho de administração, assinala que esse é um mercado promissor. Ela lembra que, até a década passada, a cidade contava com muitos galpões disponíveis, mas esse cenário mudou. Com a chegada do Trecho Sul do Rodoanel, a procura cresceu muito. "Hoje em dia, a demanda é maior que a oferta e sobraram (no município) só áreas pequenas", diz.
Um exemplo é o condomínio industrial da companhia, que está todo tomado, sem espaço para novas locações. É ocupado pela área administrativa, comercial e de desenvolvimento de produtos da própria Papaiz - a fábrica de fechaduras foi transferida em 2008 para a Bahia -, pela Udinese (divisão do grupo que faz acessórios para esquadrias) e por duas outras empresas que locam áreas no local: a operadora logística Veloce e a Gerdau.
Sandra revela que já foi iniciado projeto de arquitetura, e falta agora a aprovação do plano de expansão do empreendimento na Prefeitura, para o início das obras.
ANIVERSÁRIO - O grupo, que é familiar e 100% nacional, chega aos 60 anos com saúde financeira e sem dívidas com bancos, relata com orgulho a empresária.
E a concorrência? Ela cita que, na área de cadeados, as empresas brasileiras têm proteção antidumping (medida em que o governo taxa os produtos importados) contra os itens chineses. "Há 15 anos temos essa proteção e, neste ano, estamos renovando o pedido ao governo. Os chineses vendem com preço abaixo do custo da matéria-prima", diz.
Há mais dificuldades no setor de acessórios para esquadrias. Com a crise na Europa, tem crescido a presença de produtos espanhóis e portugueses no mercado. "Agora estamos estudando um antidumping contra países europeus", afirma.
fonte: 

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC