26 de ago. de 2011

Corredor de ônibus ganha mil novas árvores neste domingo


Projeto Corredor Verde ganha mais uma edição, com o plantio de mais mil árvores no canteiro central do corredor de ônibus. Crianças de quatro a 12 anos terão programação especial.


Será realizada neste domingo (28), no Corredor de ônibus ABD, mais uma edição do projeto Corredor Verde, ação que faz parte do “Dia de fazer a diferença”. Na ocasião, voluntários plantarão mais mil árvores no canteiro central do corredor. Será o quarto ano consecutivo em que o Projeto Corredor Verde é realizado pela Metra, a empresa operadora do corredor, e pelo Grupo ABC.


De acordo com a diretora do Grupo, Maria Beatriz Setti Braga, a atividade terá participação de todas as empresas do grupo e de voluntários da comunidade. “Já é tradição nossos funcionários, colaboradores e comunidades do entorno do corredor participarem do plantio, inclusive levando suas famílias”, comenta. O evento tem o apoio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Senai e SOS Mata Atlântica, e contará com a presença de ambientalistas e de admiradores de ônibus, os chamados busólogos.


A concentração será na garagem da Metra (Rua Joaquim Casemiro, 290, Jd. Gagliardi, São Bernardo do Campo), às 7h30. Até às 8h30, os voluntários serão recepcionados com café da manhã. Na sequência, os participantes assistirão a pronunciamentos sobre a importância da preservação ambiental. A partir das 10h, as equipes de plantio serão organizadas e embarcarão nos ônibus que as levarão aos diferentes trechos do corredor. Depois do plantio e de um passeio pelo corredor, está marcado para as 13h um encontro com uma plantação simbólica na Parada Jardim do Mar, em São Bernardo.


Durante todo o evento, haverá uma programação especial para as crianças de quatro a 12 anos na garagem da Metra. Serão realizadas diversas atividades, como gincana para reforçar conceitos ambientais, sessão de filmes sobre a importância da sustentabilidade, plantio de mudas dentro da garagem e passeio de trólebus pelo Corredor para assistir ao plantio das mudas.


Nas edições anteriores do “Dia de fazer a diferença”, já foram plantadas mais de três mil mudas. Além de gerar emprego (na manutenção das áreas plantadas), o projeto Corredor Verde traz outros benefícios, como o enriquecimento da paisagem urbana e a remoção do gás carbônico (CO2) da atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global.


Sobre a Metra
A Metra é uma empresa privada que iniciou suas atividades em 24 de maio de 1997. Foi constituída com o fim específico de operar o Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara (Corredor ABD) e a sua extensão Diadema/Berrini, atravessando os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Atualmente, a empresa tem uma frota de 260 ônibus e transporta uma média de 7,5 milhões de passageiros por mês.



No dia 27 de maio deste ano, a Metra conquistou pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar no ranking do IQT (Índice de Qualidade do Transporte), da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), gerenciadora dos sistemas de ônibus intermunicipais. O IQT é obtido por apuração de critérios técnicos rigorosos e por pesquisas feitas com os passageiros, e é formado por quatro subíndices: IQC (pesquisas de opinião com os clientes), IQF (avaliação das condições das frotas e manutenção dos ônibus), IQO (verifica se a operação está adequada) e IQE (avalia a situação econômica e financeira da empresa).







 fonte: Flavia Menani - Ex Libris

Shopping Praça da Moça apoia o “Mc Dia Feliz 2011”

Mc Dia Feliz no Shopping Praça da Moça - edição 2010.jpg
Venda de sanduíches e produtos licenciados vai contribuir para o tratamento de câncer infantil e juvenil do ABC

No próximo sábado, 27 de agosto, Shopping Praça da Moça vai apoiar o restaurante McDonald´s do empreendimento em mais uma edição do “McDia Feliz”, maior campanha do país em prol das crianças e adolescentes com câncer. Nesta data toda renda arrecadada na venda de sanduíches Big Mac é revertida para propiciar melhores condições no diagnóstico precoce e para o tratamento do câncer infantojuvenil, contribuindo para aumentar os índices de cura no país.

O gerente geral do Shopping Praça da MoçaWilson Pelizaro, declara: “Todos os anos apoiamos o McDia Feliz porque a campanha contribui com um atendimento digno e carinhoso a crianças e jovens que lutam contra o câncer”. E completa: “Esperamos que os resultados deste ano superem a do ano passado em nosso empreendimento”.

No restaurante Mc Donald’s do Shopping Praça da Moça também haverá venda de souvenires em prol da campanha como: avental, eco bags, bonés, camisetas, canecas e mochilas, entre outros. Todo o valor arrecadado neste dia será revertido para a Casa Ronald McDonald do ABC.

fonte: Vivian Sena e Suzana Elias Azar
Persona Consultoria de Comunicação

25 de ago. de 2011

Seleção de Diadema chega ao triangular final do 1º Campeonato Estadual das Ligas de Futebol

Por Deborah Scarone - P.M.D.

A equipe de futebol de Diadema está classificada para o triangular final do 1º Campeonato Estadual das Ligas de Futebol. No dia 11 de agosto, a seleção venceu o time de Caçapava por 4 a 0. Com o resultado, Diadema garantiu vaga para o triangular. O primeiro jogo ocorre neste domingo, dia 28 de agosto, contra o Piracicaba. A partida acontece no campo do Inamar, às 13h e será transmitida, ao vivo, pela TV Cultura.

O time de Diadema, único representante do ABCD na competição, entra em campo com a artilharia de Daniel Pereira, que marcou sete gols no campeonato. A equipe venceu todos os jogos e levou apenas um gol, na partida contra Guarulhos, que terminou em 3 a 1.

Além de Diadema e Piracicaba está classificado para o triangular, a seleção de Franca. Cada equipe disputa duas partidas contra o mesmo adversário, em jogos de ida e volta. As duas seleções que somarem mais pontos disputam a final no dia 02 de outubro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, na preliminar do jogo do Campeonato Brasileiro.

O 1º Campeonato Estadual das Ligas de Futebol reúne 36 cidades em todo Estado de São Paulo. O torneio teve início em 21 de maio e se estende até o dia 2 de outubro. A disputa está dividida em quatro fases: na primeira, as seleções jogaram entre si, dentro do grupo, em turno único. Na segunda fase, os vencedores de cada grupo se enfrentaram. Os três vencedores fazem um triangular e os dois melhores colocados disputam a final.

Participantes - A equipe de Diadema é formada por jogadores que atuam nos times que disputam os torneios promovidos pela Liga de Futebol Amador de Diadema. A Federação Paulista de Futebol, responsável pela organização oficial do torneio, disponibiliza 103 ônibus para todos os jogos, além de hoteis e alimentação para delegação de 30 pessoas. A FPF fornece também dez bolas para os treinamentos e dois jogos completos de uniformes, com a logomarca da competição, da secretaria e escudo da Liga, sendo 72 conjuntos e 100 pôsteres promocionais para as Ligas.

Seleção - Há cinco anos, a Liga de Futebol Amador de Diadema, iniciava um trabalho de profissionalização de uma equipe de futebol para representar Diadema em competições federais. Três anos depois do início do projeto, a Liga está colhendo seus frutos. O presidente Antonio Marcos Ferreira e o treinador de futebol Dirceu Maluza, formaram uma estrutura com professores de Educação Física, fisioterapeutas, massagistas, entre outros profissionais e começaram a trabalhar com os jovens sub-16, que saíam das escolinhas particulares de futebol. Em 2009 a equipe disputou campeonatos das categorias de base por Diadema, mas com o nome de Atibaia. Em 2010, passou a se chamar CAD (Clube Atlético Diadema).

Serviço

1º Campeonato Estadual de Seleções de Ligas Municipais
Seleção de Diadema X Seleção de Piracicaba
Dia 28 de agosto, às 13h

Estádio do Inamar
Av. Nossa Senhora dos Navegantes, s/nº - Inamar
O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Cultura

Começam obras do Complexo Campanário em Diadema no valor de R$ 5,5 milhões

Por Ana Maria Machado - P.M.D.

A Prefeitura de Diadema iniciou as obras do Complexo Campanário, que inclui a construção de uma Creche e Unidade Básica de Saúde. Foi finalizada a terraplanagem e iniciados os trabalhos de fundação. O Complexo também terá espaços para a prática de atividades físicas.

O terreno onde serão feitas as edificações situa-se à Rua Epicéia, com Sinésio Pereira, no Campanário. O total de investimentos no Complexo será de R$ 5.516.329,89. O empreendimento será realizado com recursos do tesouro municipal, e apoio do governo federal de cerca de R$ 666 mil. A previsão é que a obra seja entregue no segundo semestre de 2012.

Creche - A Creche do Complexo Campanário abrirá mais 194 vagas. O projeto prevê berçário para atendimento de 50 bebês e nove salas de aula para atendimento em creche e pré-escola de 144 crianças até quatro anos. O edifício terá todos os espaços necessários para o atendimento das crianças como salas múltiplo uso, refeitório, lactário, sanitários, salas de professores, sala da coordenação e depósitos.

UBS - Será construído prédio para abrigar a atual UBS Maria Tereza, situada à Rua Iguaçu, 165, nessa mesma região. O prédio terá três pavimentos e uma área total construída de 1.181,61 m². Esta UBS é a única da Rede de Saúde de Diadema que ainda funciona em prédio alugado. Com a mudança para sede própria, a UBS ganhará na qualidade do atendimento por conta das novas instalações, além de passar a oferecer também atendimento odontológico e de vacinas.

A nova unidade Maria Tereza deverá absorver duas equipes do Programa Saúde da Família de outra unidade da região, totalizando cinco equipes e o atendimento de  20 mil famílias em sua área de abrangência. O primeiro pavimento terá sala para farmácia, vacinação/nebulização, medicação, curativos, esterilização e emergência. No 2º pavimento será instalado consultório odontológico, raio X, seis consultórios e sala dos agentes comunitários. No 3º pavimento ficarão mais seis consultórios, cozinha e administrativo.

O térreo abrigará estacionamento e elevadores atenderão a todos os pavimentos. Além dessa UBS, a Região Norte conta com as unidades Paineiras, Canhema, Nações, Reid e ABC, que ganhou um prédio novo e inaugurado há pouco mais de dois meses.

24 de ago. de 2011

Bem vindo a Cakeland




“Bem vindo a Cakeland!

Aqui você pode conferir nossas ultimas novidades de Cupcakes, bolos e docinhos e cafés.
Desenvolvemos bolos e doces personalizados para qualquer ocasião, trabalhamos com buffet de café da manha e café da tarde.

Além disso possuímos salgados e doces a pronta entrega.
Venha nos visitar!


Endereço: Rua Tiradentes, 538 – Vila Diadema – Cruzamento da Av 7 de Setembro
Terça a Sexta das 11:00 as 20:00 hs Sab das 11 as 22:00 hs e Dom das 14: ate as 20:00.
Tel: (11)4043-5793”

CARDAPIO


fonte: Alexandre Perini
              Gerente Comercal

DIADEMA1

23 de ago. de 2011

HENKEL ABRE 25 VAGAS PARA ESTÁGIO

A Henkel, fabricante das marcas Loctite Super Bonder, Pritt, Cascola e Schwarzkopf, com unidade em Diadema, abre 25 vagas em seu Programa de Estágio 2011. Os interessados podem realizar suas inscrições pelo site www.henkel.com.br/carreira até o dia 18 de setembro.

A empresa disponibiliza vagas para os estudantes dos penúltimo e último anos dos cursos de Administração, Comercio Exterior, Economia, Psicologia, Engenharias, Publicidade, Propaganda e Marketing, Química e Relações Internacionais.

A Henkel busca talentos que tenham energia, iniciativa, inovação, pensamento analítico e conceitual, além de estarem comprometidos com os resultados e abertos às mudanças.

O Programa de Estágio da Henkel oferece salário compatível com o mercado, refeição, ônibus fretado, seguro de vida, assistência odontológica e médica, décimo terceiro, entre outros benefícios.

A carga horária é de 6 horas diárias e 30 horas semanais. As vagas são para o Estado de São Paulo, nas unidades da empresa localizadas em Itapevi, Diadema, Jundiaí e Avenida Paulista.

A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Detergentes e Produtos de Limpeza, Cosméticos e Cuidados Pessoais, e Adhesive Technologies.  Fundada em 1876, a Henkel mantém posições de destaque no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega aproximadamente 48 mil pessoas e obteve um faturamento de 15,1 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 1,9 bilhão de euros no ano fiscal de 2010. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX e a empresa faz parte do ranking Fortune Global 500. A Henkel Brasil, em 2010, teve um faturamento total líquido de 769 milhões de reais.



fonte: ABCD MAIOR

22 de ago. de 2011

Comércio de Diadema mostra expansão da economia local

ABC - Considerada por analistas de mercado uma das cidades mais promissoras da região do ABC, Diadema vem ganhando espaço também na abertura de novas lojas do comércio varejista. De acordo com dados da prefeitura, em 2010 foram instaladas 729 novas lojas voltadas para o comércio, somando 7.248 ao todo. O número é 37,4% maior do que o registrado em 2009, quando foram instaladas 457 lojas no município. Entre 2007 e 2008 surgiram em Diadema 130 novos negócios.

No primeiro semestre de 2011, segundo dados do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), o saldo das contratações no município foi de 1.558 empregos, sendo 413 deles absorvidos pelo comércio.

Em menos de quatro meses, a cidade ganhou duas grandes lojas que atuam no mercado de confecções, calçados e acessórios. Uma fica na área central da cidade: é a Eskala, rede que começou em São Paulo em 1974 e hoje conta com 36 lojas pelo Brasil. A segunda é a Sandry Fashion, localizada na principal rua de comércio do bairro Eldorado e opera com 10 lojas espalhadas por regiões da capital paulista, Grande São Paulo e litoral.

Inaugurada mês passado, a Sandry funciona em prédio com dois pavimentos em 600 m². Segundo osupervisor-geral da rede, Adalberto Alves, a escolha por Diadema é uma aposta de mercado que tem tudo para dar certo. "Nossa loja é diferenciada porque trabalhamos com produtos de qualidade para público de bairro. Diadema é uma cidade em crescimento e será a porta de entrada da rede no ABC", diz. O supervisor informa ainda que o grupo planeja novos negócios e que até o final do ano haverá mais quatro lojas.

Para Marcos Bigucci, diretor da construtora Mbigucci, forte no ramo de construção imobiliária na região, Diadema destaca-se como a grande aposta da construção no ABCD. "De fato temos apenas boas surpresas em Diadema, com grande oferta de terrenos, e boa parte das lojas de departamento já migram para lá. A violência, que antes preocupava, aponta quedas bruscas nos últimos anos", afirmou o executivo.

Nos últimos dez anos, seguindo tendência de outras cidades do ABC, Diadema começou a receber grandes empreendimentos e marcas conhecidas. Bandeiras como McDonald's, Tenda Atacado e supermercados Extra, Carrefour e Walmart fincaram raízes, acirrando a disputa pelos consumidores. Também chegaram as redes da construção civil como DiCicco e Center Castilho e o Shopping Praça da Moça, primeiro centro de compras, com mais de 150 lojas e sete cinemas, inaugurado em 2009 e tido como um marco para a cidade. Com o shopping vieram marcas conhecidas como lojas Riachuelo, C&A , Marisa, Americanas e Magazine Luiza, entre outras.

De acordo com dados do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) em junho passado o setor que mais gerou emprego na Região do Grande ABCD foi o comércio, 15 mil contratações, alta de 8,2% em relação a maio de 2011.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Solange Ferrarezi Zanetta, o comércio no município se fortalece a cada ano. E as ações realizadas pela prefeitura com os empresários e o crescimento do consumo no País deram ao comércio local visibilidade e competitividade. "Primeiro veio o projeto Mudando de Cara que melhorou o paisagismo dos centros dos bairros e atraiu novos empreendimentos e depois o projeto Bom Negócio que revelou aos comerciantes a necessidade de mudar as fachadas, atender bem o cliente e aprimorar a gestão". A secretária chama atenção para o quanto Diadema ainda pode crescer e afirma que se o empreendedor pesquisar descobrirá novos nichos e muitas áreas ainda poderão ser exploradas.
 



fonte: DCI

21 de ago. de 2011

Região arrecada R$ 3 bi no 1º semestre


Seis das sete prefeituras do Grande ABC arrecadaram no primeiro semestre R$ 3,1 bilhões, montante que não chega a 50%, percentual de receita que seria o apropriado. O destaque positivo ficou por conta de Ribeirão Pires, que já revisa para cima a perspectiva do Orçamento anual. São Bernardo sequer atingiu 40% da previsão, o que puxou a média para baixo. Rio Grande da Serra não divulgou seus números.
A instância turística comandada por Clóvis Volpi (PV) arrecadou R$ 106,3 milhões em impostos, tributos e repasses dos governos estadual e federal. O valor é 60,7% do total previsto para 2011, de R$ 175 milhões. A previsão inclusive já foi revista em R$ 15 milhões - Ribeirão Pires deve obter R$ 190 milhões neste ano.
Somente pela renovação, por 20 anos, da concessão dos serviços de distribuição de água e saneamento para a Sabesp a administração angariou R$ 10 milhões a mais. Segundo o secretário-adjunto de Finanças, Cláudio Murilo, o aquecimento da economia brasileira também influenciou no resultado, o que, por exemplo, aumentou o repasse do Fundo de Participação dos Municípios, segunda maior fonte de receita da cidade. Entraram nos cofres R$ 11,8 milhões do FPM nos primeiros seis meses. A expectativa era de R$ 10,8 milhões.
São Bernardo, maior e mais rica da região em números brutos, não teve bom desempenho. Arrecadou R$ 1,2 bilhão, 37,5% do previsto pela administração direta no ano. O secretário de Finanças, Jorge Alano Garagorry, explica que o "indicador relevante" refere-se às receitas correntes, em que o município conquistou R$ 1.150 bilhão.
"Receitas correntes são aquelas que ingressam com regularidade e se encontram bem próximo do esperado (em 2011, de R$ 2,3 bilhão." Ou seja, nesse tipo de arrecadação, São Bernardo atingiu exatamente 50% na primeira metade do ano. "Tendo em vista a aceleração do ritmo das obras, temos a expectativa de que devemos nos aproximar rapidamente do esperado para o ano", acrescentou o secretário.
Em Santo André, segundo município mais importante em arrecadação bruta, a receita da administração direta atingiu R$ 737 milhões no primeiro semestre, ou 49,1% da previsão anual.
O secretário de Finanças, Heitor Sichmann, frisa que na comparação com o mesmo período do ano passado, a arrecadação teve variação positiva real de 6%. "Quando comparamos os valores arrecadados em relação a previsão orçada, no geral corresponde às expectativas, com destaque para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e ISS (Imposto sobre Serviços) que representam parcelas significativas do total arrecadado," salienta Sichmann. As demais cidade também têm o ICMS e o ISS como os principais tributos arrecadatórios.
Depois de Ribeirão Pires, Mauá teve o segundo melhor desempenho em receita nos seis primeiros meses. O município administrado por Oswaldo Dias (PT) alcançou R$ 308,1 milhões no período, o que corresponde a 55% da previsão dos 12 meses.
Em seguida vem São Caetano, com R$ 400 milhões nos cofres municipais no primeiro semestre, equivalente a 1,74 da perspectiva orçamentária anual. Diadema por pouco não atingiu o esperado na metade do ano. Obteve R$ 367,5 milhões, ou 49% da previsão.
fonte: Beto Silva - DGABC


SPOLETO, O FAST-FOOD ITALIANO



 
Massas servidas no Spoleto são produzidas em fábrica do restaurante-sede, no Rio de Janeiro, a partir de sêmola de grano duro. Foto: Andris Bovo
Massas servidas no Spoleto são produzidas em fábrica do restaurante-sede, no Rio de Janeiro, a partir de sêmola de grano duro. Foto: Andris Bovo
 
Restaurante oferece mais de 4,5 mil opções de combinações e pratos prontos em dois minutos 

Uma mistura infinita de cores, sabores e temperos. Essa é a aposta do restaurante Spoleto, na praça de alimentação do Shopping Praça da Moça, em Diadema. A variedade vem da proposta do local, onde o cliente monta o próprio prato a partir da escolha das massas, molhos e ingredientes preferidos. Além da agilidade, o serviço versátil proporciona mais de 4,5 mil refeições diferentes. Opções suficientes para o cliente inovar e abusar da criatividade.

O cardápio oferece cinco variedades de pastas tradicionais, que incluem espaguete e fettuccine, além de oito massas recheadas, como cappelletti e ravióli. As delícias são produzidas na fábrica do restaurante-sede, no Rio de Janeiro, a partir da sêmola (parte nobre do trigo) de grano duro importada da Itália e ovos. Da cidade maravilhosa as massas são distribuídas para os restaurantes da rede. “Recebemos tudo pré-cozido. Por isso, não importa a hora, a comida está sempre fresquinha e é finalizada sob o olhar observador do cliente”, destacou o gerente da rede de Diadema, Vitorio José Pagotto.

Além da variedade das massas, o Spoleto tem sete tipos diferentes de molhos simples, quatro especiais e 32 ingredientes frescos para compor o prato, entre os quais camarão, tomate, salmão, palmito e champignon. As combinações diferenciadas nascem da escolha da massa, dos molhos e dos ingredientes. Cada prato agrega um tipo de massa tradicional ou recheada, dois molhos e até oito tipos diferentes de ingredientes.
As massas tradicionais custam R$ 14,50 a refeição, enquanto as recheadas saem por R$ 16,90, no Spoleto de Diadema. E não há dúvidas de que os molhos dão o toque final aos pratos e são motivos constantes de elogios no restaurante de clientes que buscam descobrir o segredo de um sabor tão suculento. “Brincamos que, daqui a alguns anos, o segredo dos molhos vai valer mais que o da coca-cola”, despistou Pagotto.

Acompanhamento - Para aqueles que não gostam de comer apenas as pastas, o restaurante também oferece misturas de acompanhamento que acrescentam R$ 3,00 à conta final do cliente. Há também os polpettones (carne recheada com mussarela), risottos, lasanhas, gnocchi, saladas e o mais novo sucesso do Spoleto Diadema, o frango fidalgo. A delícia traz peito de frango recheado com espinafre e queijo branco acompanhado da massa tradicional, dos dois molhos e quatro ingredientes, à escolha do cliente. O prato sai a R$ 16,90.

fonte: Claudia Mayara - ABCD MAIOR

Comércio de Diadema se fortalece e novas lojas chegam à cidade

O setor do comércio em Diadema está em pleno período de expansão. Em menos de quatro meses a cidade ganhou duas grandes lojas que atuam no mercado de confecções, calçados e acessórios voltados para o público masculino, feminino e infantil.  O primeiro estabelecimento fica na área central da cidade, trata-se da Eskala, uma rede que começou em São Paulo em 1974 e hoje conta com 36 lojas pelo Brasil. O segundo é a Sandry Fashion que está localizada na principal rua de comércio do bairro Eldorado e opera com 10 lojas espalhadas por regiões da Capital Paulista, Grande São Paulo e Litoral.

Inaugurado no dia 24 de junho passado, a Sandry funciona em prédio com dois pavimentos distribuídos em 600 metros quadrados de área construída. Segundo o supervisor geral da rede, Adalberto Alves, a escolha por Diadema é uma aposta de mercado que tem tudo para dar certo. “Nossa loja é diferenciada porque trabalhamos com produtos de qualidade para público de bairro. Diadema é uma cidade em crescimento e será a porta de entrada da rede no ABC, diz. O supervisor informa ainda que o grupo planeja  novos negócios e que até o final do ano mais quatro lojas deverão entrar em funcionamento.

Comércio Forte - Nos últimos dez anos, seguindo tendência de outras cidades do ABC, Diadema começou a receber empreendimentos comerciais de grande porte e marcas conhecidas. Bandeiras como Mc Donald’s, Tenda Atacado e supermercados Extra, Carrefour e Wal Mart fincaram suas raízes no município acirrando a disputa pelo público consumidor. Também chegaram as redes da construção civil como Dicico e Center Castilho e o Shopping Praça da Moça, primeiro centro de compras do município, com mais de 150 lojas e sete cinemas. Com o shopping vieram marcas conhecidas do grande público  como lojas Riachuelo, C&A , Marisa, Americanas e Magazine Luiza, entre outras.

Dados da Prefeitura revelam que o aumento do número de estabelecimentos comerciais no município foi significativo nos últimos tempos. Entre 2007 e 2008 surgiram em Diadema 130 novos negócios, 2009 fechou com 457 e em  2010 foram implantados 729 novos comércios.  Atualmente a cidade conta com 7.248 comércios e o setor é o terceiro que mais gera trabalho.

No primeiro semestre de 2011, segundo dados do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), o saldo das contratações no município foi de 1.558 empregos, sendo 413 deles absorvidos pelo comércio. Só perdeu para o primeiro colocado, o setor de serviços, com 857 contratações.

Outra maneira de aferir o crescimento do setor foi a pesquisa realizada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) . Ela aponta que em junho passado o setor que mais gerou emprego na Região do Grande ABCD foi o comércio, 15 mil contratações, alta de 8,2% em relação a maio de 2011.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema o comércio no município se fortalece a cada ano que passa. Ela afirma que as ações realizadas pela Prefeitura em conjunção  com os empresários e o crescimento do consumo no País deram ao comércio local visibilidade e competitividade.

“Primeiro veio o projeto Mudando de Cara que melhorou o paisagismo dos centros dos bairros e atraiu novos empreendimentos e depois o projeto Bom Negócio que despertou nos comerciantes a necessidade de mudar as fachadas das lojas, atender bem o cliente e tomar mais conhecimentos sobre gestão”, diz .

A secretária chama atenção para o quanto Diadema ainda pode crescer e afirma que se o empreendedor pesquisar e descobrir novos nichos desse mercado muitas áreas ainda poderão ser exploradas. “Diadema tem público consumidor forte e o momento de crescimento que a cidade vive abrirá novas possibilidades de negócio e trabalho”, revela.



fonte: Iara S. Luz - P.M.D.