30 de abr. de 2011

IBGE: Diadema tem maior densidadedemográfica de SP


Além da capital paulista, quatro municípios da Grande São Paulo possuem uma distribuição de habitantes por quilômetro quadrado comparável às taxas de metrópoles mundiais, como Nova York, nos Estados Unidos, Nova Délhi, na Índia, e Tóquio, no Japão.
Com 12,5 mil habitantes por km2, o município de Diadema tem a maior densidade demográfica do Estado, segundo o Censo 2010, divulgado ontem pelo IBGE. A cidade é seguida por Taboão da Serra (12 mil pessoas/km2), Carapicuíba (10,7 mil pessoas/km2) e Osasco (10,4 mil pessoas/km2).
O urbanista Ricardo Ojima, da Unicamp, acredita que esses números mostram que as cidades da Grande São Paulo estão diversificando a base da economia, antes focada exclusivamente em indústrias, o que atrai a população. "Com a redução do fluxo migratório, a capital está se firmando como uma área de circulação", afirma.
A densidade demográfica da cidade de São Paulo é de 7,4 mil pessoas/km2, enquanto a média do Estado é de 166,2 pessoas/km2. Em Nova York, a taxa é de 10,1 mil, em Nova Délhi são 9,3 mil e em Tóquio são 5,8 mil habitantes por km2. 
fonte: Jornal da Tarde.

29 de abr. de 2011

Unifesp Diadema quer dobrar contingente em quatro anos


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), campus Diadema, formou em fevereiro os primeiros 56 alunos dos cursos de Química e Ciências Biológicas. Inaugurado em 2007 e com 1,5 mil alunos em sete opções de graduação, o novo campus busca agora criar mais cursos e ampliar o espaço físico para alcançar a marca de 3 mil matriculados até 2015.
No médio prazo, a ideia é criar mais cursos de graduação e pós-graduação, sempre baseados em aspectos regionais para a formação de profissionais em áreas com demanda por mão-de-obra qualificada. “Todos os cursos existentes no campus foram planejados dessa maneira, seguindo a vocação regional, como o de Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade, inédito no País, que passou a ser oferecido na Unifesp Diadema, principalmente pela proximidade da represa Billings e a diversidade de indústrias”, diz a diretora acadêmica da unidade, Virginia Berlanga Campos Junqueira.
A Unifesp também pretende implantar, ainda sem prazo definido, fábrica-escola para que os alunos de Farmácia e Bioquímica, Engenharia Química, Química e Química Industrial tenham acesso a todo processo de produção semi-industrial de medicamentos. “Trata-se de projeto que colocaria os alunos em contato direto, por meio de aulas práticas, com todas as etapas de produção de um medicamento, da identificação e separação de matérias-primas até a elaboração do produto final”, destaca a professora.
O objetivo da fábrica-escola não é produzir em larga escola, mas criar pequena indústria para fabricar os medicamentos mais utilizados na rede pública e, posteriormente, distribuí-los pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Entretanto, não temos prazo definido para implantar tal projeto, que vai precisar de apoio externo junto aos governos federal, estadual e municipal, assim como órgãos de fomento e, principalmente, autorização de Ministérios do Planejamento, da Educação e da Saúde”, completa.
No final de 2010 foram inaugurados 33 laboratórios de pesquisa e três para aulas práticas. Ainda neste semestre serão iniciadas as atividades na unidade Conceição (onde funcionava a fábrica da Conforja, local instalado no centro do município que foi adquirido pelo Ministério da Educação e repassado para a Unifesp), dividida em dois prédios, sendo um somente com os laboratórios (6 mil m²) e um edifício para as salas de aulas (1,5 mil m²). No total, serão 16 salas de aula com capacidade para 50 alunos cada, cinco laboratórios de graduação para 50 alunos cada e 12 laboratórios para pesquisas para a pós-graduação. 
Primeira turma elogia unidade
A primeira turma de Química da Unifesp se formou no início ano. Mesmo com algumas dificuldades enfrentadas, os recém-formados elogiam a metodologia e a infraestrutura da Unifesp Diadema. É o caso de Bruna Miranda, que mora em Guarulhos. “Mesmo sabendo que entraria em um curso novo, sabia que a universidade tinha tradição. Por ser da primeira turma enfrentamos alguns problemas, mas todos sempre estiveram empenhados em resolvê-los e posso dizer que o curso superou minhas expectativas”, diz. Agora, o objetivo de Bruna é fazer mestrado na própria unidade para seguir carreira na área acadêmica.
Elder Moscardini saiu de Franca, interior de São Paulo, para estudar no campus do ABC. “Quando finalizei o colegial em 2006 prestei vestibular para diversas universidades públicas. O que eu queria era fazer parte da minoria da população que estuda em entidades públicas”, lembra. “Fazer parte da primeira turma de um curso sempre será um sacrifício e um privilégio. Sacrifício pelo fato de que poucos são os equipamentos disponíveis, o curso nem sempre é o ideal na parte prática e a burocracia é um pouco grande. Porém, um privilégio por poder ajudar a modelá-lo de forma a ser a melhor possível”, comenta. (AB)
fonte: Repórter Diário
Aline Bosio 

26 de abr. de 2011

“Dia das Mães 2011” no Shopping Praça da Moça: promoção exclusiva com a Jequiti Cosméticos e automóvel 0km em concurso cultural



O Shopping Praça da Moça, localizado em Diadema, no grande ABCD (SP), já está no clima do “Dia das Mães 2011”, realizando duas promoções imperdíveis: uma promoção ‘Comprou Ganhou’ na qual, a cada R$ 150,00 em compras nas lojas do shopping, o cliente ganha um presente da Jequiti Cosméticos, lindamente embalado, em uma parceria inédita, e um ‘Concurso Cultural’, onde o participante concorre a um automóvel Celta 0km.  Para participar passará por um Quiz de Conhecimentos Gerais em dois Totens Touchscreen e, conforme seu desempenho, o participante pode se classificar para a segunda etapa, que é uma estimativa do número de bolinhas que estão dentro do carro.

A promoção ’Comprou Ganhou’ e o Concurso Cultural serão realizados no período de 25 de abril a 12 de maio (consulte regulamento no site www.shoppingpracadamoca.com.br) e contam com o apoio de umacampanha publicitária estrelada pela atriz global Paola Oliveira, marcando a estreia da nova garota propaganda do empreendimento para 2011, em uma ação cooperada com outros 21 shoppings administrados pela AD Shopping. O investimento total do Shopping Praça da Moça na campanha para o “Dia das Mães 2011” é de           cerca R$ 500 mil, entre promoção, concurso cultural e divulgação da campanha nos veículos de comunicação.

A gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Regina Pugliesi, declara: “O ‘Dia das Mães’ é uma data especial para toda a família, por isto buscamos parceria com empresas e produtos que agradam nossos clientes: cosméticos de qualidade e um carro 0km”. E completa: “A estreia da atriz Paola Oliveira, destaque da novela ‘Insensato Coração’, na campanha para o ‘Dia das Mães’ também é um presente para toda a família”.

Promoção Comprou Ganhou
A cada R$ 150,00 em compras o cliente ganha um presente da Jequiti Cosméticos. A promoção é válida entre os dias 25 de abril e 10 de maio ou enquanto durarem os estoques. A Jequiti Cosméticos, empresa do Grupo Silvio Santos, é uma das marcas de cosméticos que mais cresce e está em terceiro lugar no ranking do segmento de vendas diretas – mesmo mercado de Avon e Natura - e pela primeira vez desenvolve uma ação com um shopping center em uma parceria inédita com o Shopping Praça da Moça, patrocinando uma promoção voltada para mulheres que gostam de se embelezar, pois através da beleza valorizam sua autoestima. Conta com 160 mil consultoras no Brasil e o estado de São Paulo é o seu maior mercado representando 26% do mix Brasil.
O regulamento completo da promoção pode ser conferido no site www.shoppingpracadamoca.com.br.

Concurso Cultural
A ação será desenvolvida em duas etapas, sendo a primeira classificatória. O consumidor que desejar participar deve se inscrever em um balcão de pré-atendimento e se cadastrar; depois responderá a um Quiz de conhecimentos gerais em dois Totens Touchscreen. Conforme seu desempenho – é preciso acertar pelo menos 85% das questões -, o participante irá se classificar para a segunda fase, que é uma estimativa sobre quantas bolinhas estão dentro do carro Celta 0km da promoção.

O tempo máximo para responder as questões do Quiz de conhecimentos gerais é de 5 minutos. Após o término do Quiz, o Totem imprimirá um cupom confirmando a classificação para a segunda etapa. O participante deve então se dirigir ao balcão de atendimento onde responderá à pergunta: ‘Quantas bolinhas estão dentro do carro?’

A identificação do participante se dará pelo nome completo ou CPF. Serão emitidos dois cupons com os dados do frequentador e a resposta, um cupom, ficará com o participante e o outro ficará com o Shopping, com a assinatura do participante. O regulamento completo está no site www.shoppingpracadamoca.com.br.
Campanha Publicitária:
Com a assinatura “Ela fez tudo por você. Chegou a hora de retribuir com presentes do Shopping Praça da Moça”, a  campanha publicitária para o “Dia das Mães 2011” é a primeira estrelada pela atriz global Paola Oliveira, que será a garota propaganda do Shopping Praça da Moça em 2011.  A estrela estampará outdoors, banners, adesivos para elevador, anúncios para mídia impressa e filme para TV GLOBO e spots para rádio. Além de incentivar a compra dos presentes nas lojas do Shopping Praça da Moça, as peças destacam também a promoção “Comprou, Ganhou”, em parceria com a Jequiti Cosméticos, e o Concurso Cultural, cujo vencedor ganhará um Celta 0km.

O gerente geral do Shopping Praça da Moça, Wilson Pelizaro, declara: “Escolhemos a Paola Oliveira porque ela é uma das atrizes mais admiradas pelo público, por sua beleza, simpatia e profissionalismo; é uma mulher formadora de opinião que se destaca no segmento feminino contemporâneo”. Atualmente a atriz interpreta Marina, protagonista da novela “Insensato Coração”

fonte: Vivian Sena e Suzana Elias Azar
Persona Consultoria de Comunicação

Plazza Brasil Imóveis com lançamento em Diadema


A Plazza Brasil Imóveis, especializada em comercialização de lançamentos imobiliários, lança em breve o residencial Conquista Praça da Moça em Diadema. O empreendimento é uma resposta à demanda de mercado, já que a cidade conta com clientes que buscam apartamentos na faixa de R$ 200 mil e que ainda há déficit de oferta neste padrão. 
O Conquista Praça da Moça, ao lado do Shopping Praça da Moça, contará com apartamentos de dois e três dormitórios com suíte e plantas de 64 e 77 metros quadrados. O VGV (Valor Geral de Vendas) do Conquista Praça da Moça é de R$ 70 milhões. “O Grande ABC ainda passa por crescimento no número de lançamentos e com o mercado de Diadema e Mauá aquecidos, junto com Santo André, São Caetano e São Bernardo, o incremento de empreendimentos em 2011 deve continuar em ritmo acelerado”, afirma a diretora da Plazza Brasil Imóveis, Valéria Corrêa.
O que reforça o discurso da empresária é a lista de lançamentos previstros ainda para este  segundo trimestre  que conta com seis empreendiemtnos residenciais que devem alcançar VGV total de R$ 600 milhões para este primeiro semestre. Alguns produtos da lista de empreendimentos do Grande ABC que seguem o modelo de 60 a 80 metros quadrados são: Conquista Planalto, Spazio e Vitória Residencial, todos em São Bernardo.
Sobre Plazza Brasil Imóveis – Especializada na comercialização de lançamentos, a Plazza Brasil Imóveis passa por franca expansão. Desde 2007, a companhia está sob o comando da empresária Valéria Correa, com experiência de 15 anos no mercado imobiliário, aumentou participação na Capital paulista e consolidou a presença no Grande ABC.A Plazza Brasil Imóveis conta com construtoras parceiras importantes no Grande ABC como Goldfarb, Fortenge, MZM, Sammarone, DL3 Construção e Incorporação, entre outras. Também inicia expansão para o Interior paulista. Localizada no Ibirapuera, em São Paulo, a Plazza Brasil Imóveis conta com time de aproximadamente 250 corretores.
fonte: Fernando Bella - FDBCom Comunicação
           

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23 de abr. de 2011

Diadema inicia produção da Arla 32


Sediada em Diadema, a Tirreno é a primeira empresa brasileira a produzir a Arla 32, substância à base de água tratada e ureia que vai ser imprescindível para o funcionamento dos novos motores a diesel fabricados a partir de janeiro de 2012, quando, por obrigação ambiental, caminhões vão ter de usar a tecnologia do Euro 5 para reduzir os atuais níveis de emissões.
Em parceria com a empresa alema Kruze, a Tirreno começará com a produção mensal de 1 milhão de litros da Arla, sigla para Agente Redutor Líquido do NOx - óxido e dióxido de nitrogênio emitidos pelos veículos.
O potencial de mercado para a Arla é imenso, visto que todo veículo com motor a diesel acima de 3,5 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) terá de usar a substância para diminuir os efeitos da queima do diesel, que também será mais limpo a partir de janeiro.
 "O Brasil será um dos maiores consumidores do mundo, já que sua frota de pesados vem crescendo a um forte ritmo nos últimos anos", afirmou Rogério da Silva, executivo da Tirreno. "Como pioneiros, nós pretendemos ser referência entre os grandes frotistas."
Por enquanto, a produção da empresa está sendo dirigida para montadoras, que ainda estão em fase final de teste para os novos motores que terão de ser modernizados a partir de janeiro. Mas a companhia pretende instalar pelo País unidades móveis para abastecer clientes em vários Estados.
Devem dominar o mercado da Arla 32 grandes empresas do setor de combustível e químico, como a própria Petrobras, que terá unidade para produzir a ureia específica para o uso veicular.
O preço do litro da substância ainda não está definido, mas é provável que custe abaixo do diesel, cujo litro é cotado atualmente a R$ 2. Para cada 100 litros que o caminhão utilizar, serão necessários cinco litros da Arla para que o veículo opere sem provocar poluição.
Para ser autorizada a comercializar a Arla 32, a Tirreno passou por teste de qualificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), órgão que vai validar a comercialização do produto.
Para que a substância funcione adequadamente, tanto a ureia quanto a água utilizada têm de estar totalmente livres de impurezas, já que a Arla atuará eletronicamente no processo de eliminação de gases dentro do escapamento dos caminhões. "Se não for um produto de qualidade, o motor apresentará defeito", afirmou Gilberto Leal, executivo da Mercedes-Benz, que cuida do desenvolvimento do Bluetec 5, como a montadora chama a linha de motores que serão mais eficientes.
A ureia utilizada pela Tirreno é importada da Alemanha, mas o Brasil passará também a produzir a substância, que, em outra composição, é muito usada na agricultura.
Nesta fase inicial, o produto será envazado em embalagens de cinco a 60 litros. Para uma viagem de 2.000 quilômetros, um caminhoneiro precisará de cerca de 60 litros da Arla 32. Como em lugares mais remotos ainda terá dificuldade para encontrar a substância, terá que transportar as embalagens.
Com nova tecnologia, pesados vão ficar até 15% mais caros
Das tecnologias em uso na Europa para diminuir a poluição, a SCR- sigla em inglês para definir o sistema de redução catalítica seletiva -é a mais utilizada. Aqui no Brasil, a maioria das montadoras também deve optar pela utilização do SCR em seus motores a partir de janeiro.
A tecnologia, em que o uso da Arla 32 é obrigatório, deverá encarecer em até 15% os veículos pesados - o impacto será maior nos segmentos de pequenos e médios e menor nos extrapesados, cujos motores são mais avançados atualmente.
Só que a nova tecnologia reduz em 5% o consumo de combustível, além de implicar em menos trocas do óleo lubrificante do motor. "Com o tempo de uso, a tecnologia pagará o maior custo inicial", afirmou Gilberto Leal, diretor de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasi. "Só que o ganho ambiental com os novos motores é imenso", lembra. Para cada caminhão com mais de 20 anos que for retirado das ruas, 38 novos com a tecnologia SCR poderão ficar em seu lugar, que o índice de poluição será o mesmo.
A resolução que obriga a utilização de novas tecnologias atende pela resolução Proconve P7 e foi editada pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O Proconve P7 é equivalente à norma européia Euro V.
Rica em nitrogênio, de baixa toxidade e produzida sinteticamente, a Arla 32 converte as moléculas dos gases nocivos à saúde em gás nitrogênio e água. Entre os benefícios do composto, está a redução de até 85% nos níveis dos NOx (óxido e dióxido de nitrogênio); redução de até 40% nos níveis de particulados e de 5% na emissão do CO2. O resultado beneficiará, principalmente, as grandes cidades.
A Arla 32 é preparada em água desmineralizada por processo de osmose reversada a 40º C, garantindo a qualidade e atendendo às exigências da norma brasileira. "Para ser homologada, a substância utiliza a melhor matéria-prima e água com alto grau de qualidade", explica Roberto Almeida, diretor da Tirreno.
fonte: 

Wagner Oliveira 
do Diário do Grande ABC

11 de abr. de 2011

Diadema na mira da construção civil


De patinho feio a grande atração da construção civil. O município de Diadema está hoje na mira das principais empresas do setor, que enxergam na cidade uma das maiores demandas do Grande ABC para moradia - principalmente para a nova classe média, a C - e com capacidade de expansão que supera outros municípios da região.
Segundo especialistas, a cidade passou muito tempo tendo seu potencial subavaliado, o que fez com que focasse apenas no crescimento industrial e deixasse de lado a construção de apartamentos. No entanto, a chegada de verbas federais como o da Minha Casa, Minha Vida, que no fim do ano estendeu os recursos para financiamentos de até R$ 170 mil, colocaram Diadema no centro do interesse das grandes incorporadoras.
"No ano passado, lançamos empreendimentos de 655 unidades, com apartamentos de R$ 160 mil e vendemos tudo, em tempo recorde. Diadema ficou esquecida enquanto outras cidades deslanchavam, por isso, hoje se destaca. Já compramos outro terreno na cidade, que se enquadra no programa Minha Casa, Minha Vida e atende o principal público daqui: moradores que buscam imóveis de até R$ 130 mil", diz o diretor de negócios de uma grande incorporadora que aportou na cidade, André Kovari.
A Caixa Econômica Federal atesta que Diadema recebeu cerca de R$ 190 milhões para concluir obras com subsídio do governo Federal só no ano passado. Atualmente, 10% das unidades do programa já estão em fase de contratação, no entanto, a entrega das obras neste ano deve acelerar ainda mais o segmento imobiliário.
"Temos 2.700 unidades, mas a maioria está em situação mais analítica, ainda em fase de construção. O valor médio de apartamentos na cidade é de R$ 97.200", explica o gerente regional de construção civil da Caixa, José Antônio de Oliveira.
Outro ponto fundamental para a expansão do segmento em Diadema foi a revisão do plano diretor - que remapeou áreas e redividiu loteamentos, ampliando o número de áreas destinadas à moradia.
"A Prefeitura decidiu renomear varias aéreas para uso residencial de interesse social. Hoje, atuamos para poder implementar investimentos nesses locais. Temos projetos com alvarás permitidos, e, inclusive, fazemos gestão com a Caixa para viabilizar mais rápido esses investimentos. Apesar dos nossos esforços, o custo dos terrenos é o que mais complica para conseguirmos garantir empreendimentos populares. Ainda levaremos tempo para equalizar isso. Mas hoje, temos 1.200 unidades em avaliação para pessoas com renda até três salários-mínimos", aponta o secretário de Habitação da cidade, Márcio Vale.
Apesar da luta para bater o preço das áreas com o preço final do produto, o deficit habitacional da cidade - cerca de 9.500 moradias -, faz com que a administração trabalhe duro para resolver a equação o mais rápido possível.
"Dessa demanda, 4.000 são prioritárias, ou seja, famílias vivendo em condições de risco. Hoje, com o avanço da renda, varias dessas famílias passaram a ser candidatas a compra de imóveis e isso gera uma demanda importante. Temos cerca de 7.000 moradias em fase de avaliação junto a Caixa e a Prefeitura. Nosso objetivo é viabilizar todos neste ano", conclui Vale.
Capacidade industrial também segue aquecida
A proximidade com a Capital também deixa Diadema na rota de interesse das indústrias e empresas. Com logística invejável pela facilidade as grandes vias de acesso, como as rodovias Anchieta e Imigrantes, além do Rodoanel Mário Covas, a cidade possui amplos terrenos que permitem a instalação de galpões para receber as cargas e abastecer os caminhões.
"Esses tipos de empreendimentos não existem mais na Capital, no entanto, Diadema tem se destacado entre outras cidades da região metropolitana porque tem fácil escoamento até o Porto de Santos e o aeroporto, por exemplo", conta o presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci.
Os preços médios da locação desses locais custam até 10% menos do que na Capital, o que aumenta o interesse das indústrias. Empreendimento lançado em janeiro teve as vagas esgotadas em poucos dias. "O preço da locação está entre R$ 20 e R$ 25 o metro quadrado", completa o empresário.
fonte: 

Paula Cabrera 
do Diário do Grande ABC

9 de abr. de 2011

3Torres Diadema

Shopping Praça da Moça faz promoção de Páscoa com personagens Baby Looney Tunes


O Shopping Praça da Moça realiza, até o dia 24 de abril - ou enquanto durarem os estoques -, a  promoção “Páscoa no Shopping Praça da Moça com a Turma Baby Looney Tunes”: a cada R$ 80,00 em compras realizadas desde o dia 01 de abril, nas lojas participantes, + R$ 2,00, os clientes ganham um cofre colecionável da Turma Baby Looney Tunes, em cinco modelos diferentes: Pernalonga, Piu-Piu, Frajola, Patolino e Taz. O posto de troca está localizado no Piso Palmeira (ao lado da Loja Multicoisas), durante todo o horário de funcionamento do shopping.

Além da promoção “Páscoa no Shopping Praça da Moça com a Turma Baby Looney Tunes”, o Shopping Praça da Moça está promovendo diversas atividades infantis, no “Espaço Páscoa Muito Divertida”: oficinas interativas e maquiagem, entre outras atividades. Todas grátis, que acontecem no Piso Paineira, próximo às lojas Centauro e Samello.

A gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Regina Pugliesi, declara: “Para comemorar a Páscoa, uma das principais festividades religiosas do país, escolhemos ações que proporcionam diversão para as crianças quando vierem com suas famílias ao shopping”.

E para quem quer se divertir ainda mais, o Shopping Praça da Moça oferece também o cinema PlayArte Shopping Praça da Moça, que representa o mais moderno complexo de salas de cinema de toda a região (são sete salas), incluindo uma sala com 400 poltronas equipada com tecnologia 3D Dolby Digital em tela gigante.


Sobre a turma Baby Looney Tunes

A turminha Baby Looney Tunes é composta por cinco personagens irresistíveis. Confira:
Baby Pernalonga - É esperto, brincalhão, bem-humorado, seguro e incapaz de perder.
Baby Piu-Piu - É delicado, fofinho, divertido, inocente e gracioso.
Baby Frajola - É desastrado, malicioso e azarado.
Baby Patolino – É engraçado, azarado e prepotente.
Baby Taz – É um furacão, divertido, comilão e radical.





fonte: Vivian e Suzana
Persona Consultoria de Comunicação