6 de jul. de 2013

Governo planeja Metrô em Diadema


Fernando Nonato/DGABC
Após lançar a consulta pública ao edital da Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra), o Estado anunciou ontem que estuda levar o metrô para Diadema. Entre as possibilidades avaliadas estão a extensão da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e a mudança no traçado da futura Linha 20-Rosa, que sairá da Lapa, na Capital, e chegará ao Rudge Ramos, em São Bernardo.
Ainda não há prazos para que sejam definidas as eventuais alterações de trajetos. A intenção do governador Geraldo Alckmin (PSDB) é fazer com que o metrô de Diadema tenha integração com a Linha 18-Bronze. “Com isso, fecharemos todo o anel metroferroviário.”
Caso o governo opte por alterar o mapa da Linha 20-Rosa, será preciso fazer desvio na rota na Zona Sul da Capital para que o itinerário chegue a Diadema antes de entrar para o Rudge Ramos. O trajeto atual prevê três estações em São Bernardo: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina, onde haverá conexão com a Linha 18-Bronze. O chamamento público para a Linha 20-Rosa foi lançado em agosto do ano passado. O primeiro trecho, até Moema, está previsto para ser entregue em 2021. A etapa seguinte, que chegará ao Grande ABC, tem previsão de inauguração para 2025.
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informa que a extensão da Linha 1-Azul só será cogitada depois que forem entregues outros itinerários. “A Linha 1 está no seu limite. Não adianta fazer uma extensão se não cabe mais ninguém. Na medida em que você torna a rede mais malhada, com mais conexões, pode voltar a ser analisada a ampliação.” Segundo Jurandir, a chegada do Metrô a Diadema começou a ser discutida após reivindicações da população local. “A cidade tem se queixado, com razão, de que não foi beneficiada diretamente pelo transporte sobre trilhos.”
MONOTRILHO
Alckmin lançou ontem a consulta pública para o edital da PPP (Parceria Público-Privada) para a Linha 18-Bronze, que ligará a Capital ao Centro de São Bernardo por meio do sistema de monotrilho. O traçado também passará por São Caetano e Santo André. O investimento será de R$ 3,5 bilhões, sendo mais da metade aplicado pelo setor privado. A previsão é que o contrato seja assinado em dezembro e as obras fiquem prontas em junho de 2016.
Ministro pede prioridade em investimentos no transporte público
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, pediu ontem a governadores e prefeitos que deem preferência a investimentos em transporte público. “É imperioso priorizar obras de mobilidade urbana, porque são as que têm complexidade”, disse, durante evento no Palácio dos Bandeirantes.
Ribeiro afirmou que a Pasta está “à inteira disposição para romper os gargalos que por ventura existirem”. O ministro criticou a falta de investimentos aplicados no setor nas últimas décadas. “O maior simbolismo disso é a extinção, há 22 anos, da EBTU (Empresa Brasileira de Transportes Urbanos), que tratava de planejamento e dava suporte na capacitação gerenciamento às gestões municipais e estaduais.”
Na semana que vem, o ministro se reunirá com governadores e prefeitos de capitais para discutir a aplicação dos R$ 50 bilhões prometidos pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 24. O pacto foi anunciado em resposta às manifestações realizadas em todo o País por melhorias no Transporte.
fonte: Fábio Munhoz  - Diário do Grande ABC


29 de jun. de 2013

DIADEMA CEDE ÁREA PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO FÓRUM


 
Prefeito de Diadema em audiencia com presidente do Tribunal Justica do Estado Foto: Marcos Luiz
Prefeito de Diadema em audiencia com presidente do Tribunal Justica do Estado Foto: Marcos Luiz
 

A Justiça de Diadema vai receber uma nova sede no próximo ano. Atualmente, o Fórum da cidade funciona em imóvel locado e com pouco espaço. Na tarde desta sexta-feira (28/06), o prefeito Lauro Michels (PV) se encontrou com o presidente do TJ (Tribunal de Justiça), Ivan Sartori, para firmar a doação do lote. O novo prédio funcionará contíguo à atual sede, em área de 12 mil metros quadrados. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre de 2014.  O Judiciário diademense se encontra na Avenida Sete de Setembro, no Centro.

O projeto do novo fórum recebeu em maio a autorização do presidente do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que passou a tarde de sexta reunido com o prefeito e a deputada estadual Regina Gonçalves (PV). O fórum concentra mais de 170 funcionários no atual imóvel, que é alugado e necessita de reparos. “São precárias as condições de trabalho lá. Mas, enquanto o novo fórum estiver em construção, o prédio de agora vai passar por reformas”, salientou Regina.

Na pauta do encontro também foi discutido o desmembramento da Vara do Júri que hoje abarca a Vara Especializada da Infância e a Vara das Execuções Criminais. A separação demanda que cada vara tenha espaço independente.

A deputada também pleiteia o ingresso de duas novas varas para a justiça da cidade: Vara do Júri e das Execuções Criminais e do Idoso. “Isso depende ainda de projeto de lei, que já existe na Casa”, explicou a deputada. Os valores para a obra, ainda não informados, estão garantidos pela LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do Estado, a qual Regina foi relatora por dois anos. “Agora é meramente um processo burocrático até que a licitação para construção seja publicada”, disse a verde.

fonte: Renan Fonseca - ABCD MAIOR

27 de jun. de 2013

ARCO DO FUTURO DESENVOLVERÁ O ABCD

Um projeto audacioso da Prefeitura de São Paulo, anunciado no início do mandato de Fernando Haddad (PT), vai trazer consequências diretas para o ABCD, em especial para Mauá e Diadema, as duas pontas finais do Arco do Futuro, um território estratégico que visa alterar o modelo de desenvolvimento urbano da Capital em direção a uma cidade mais equilibrada dos pontos de vista urbanístico, ambiental, econômico e social. 

O arco compreende os dois principais rios – Pinheiros e Tietê –, as ferrovias e antigas áreas industriais. Em uma das pontas, na divisa com Diadema, estão a avenida Cupecê, as cabeceiras das represas (Billings e Guarapiranga), passando pelas planícies fluviais dos rios Pinheiros e Tietê e estendendo-se até o extremo Leste da cidade, terminando na avenida Jacu-Pêssego, no limite com Mauá. 

A ideia principal é promover o desenvolvimento destas áreas, criando novos centros urbanos, com equipamentos públicos, melhoria dos transportes, atraindo investimentos e gerando empregos. A meta é desafogar o Centro de São Paulo, fazendo com que os moradores não precisem se deslocar pelo município, congestionando o trânsito, e fortalecendo as vocações de cada região que integra o arco.

Um primeiro passo foi dado em fevereiro deste ano, com o chamamento público para projetos de desenvolvimento para o Arco Tietê. “As alterações viárias e urbanas até agora eram apenas ditadas pelos empreendimentos imobiliários. Nosso objetivo é desenvolver de forma intensa as regiões periféricas, priorizando sempre o transporte coletivo, construindo ciclovias e ciclofaixas de lazer e construindo equipamentos públicos”, destacou o assessor da Secretaria de Assuntos Metropolitanos de São Paulo, Mario Reali, ex-prefeito de Diadema.

Região - Neste projeto, que vai atravessar os quatro anos de mandato de Haddad e tem ações de longo prazo previstas, o ABCD poderá se beneficiar. Como o arco termina em Mauá e Diadema, a continuidade do desenvolvimento está na pauta de discussões. “Estamos em fase de diálogo com as prefeituras e o ABCD é fundamental para ‘fechar’ o arco. É possível sintonizar as ações com os prefeitos da Região e, nesse caso, o Plano Regional de Mobilidade é essencial”, afirmou Reali.

O pacote regional de intervenções que dá prioridade ao transporte coletivo e incorpora a proposta de conexão entre as cidades através de corredores prevê R$ 7,8 bilhões em investimentos federais, para 157 intervenções em 16 eixos classificados como prioritários. O fato de os municípios da Região articularem ações conjuntas por meio do Consórcio Intermunicipal também irá facilitar o diálogo.

“A união dos prefeitos vai ajudar nas discussões sobre os impactos do Arco do Futuro. Uma articulação conjunta do ABCD e da Capital também pode auxiliar em pedidos de verbas junto aos governos federal e estadual, tornando mais ágeis a conclusão de projetos que estão parados há tempos, como o Expresso ABC, por exemplo”, comentou Reali.

Projeto tem de respeitar planos diretores, afirma Reali
Embora a ideia seja de continuidade através das cidades do ABCD, o Arco do Futuro terá de respeitar as particularidades de cada plano diretor. “Temos de juntar o quebra-cabeça e sintonizar o mosaico, abraçando os diferentes usos do solo, para dar continuidade ao arco na Região. Como fazer isso é um desafio”, completou Mario Reali.

O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal, Luiz Marinho, avalia o projeto positivamente. “Nós precisamos acertar com São Paulo as ações derivadas do projeto. A minha visão é que esse projeto é altamente benéfico para a Região. Se de fato conseguir rodar, nós estamos abertos para discutir a integração. Ainda não fui procurado para discutir esse tema, mas estou aberto”, salientou Marinho.

Lauro Michels, prefeito de Diadema, destacou que a proposta deve respeitar as características de cada município.  “Acredito que toda ação planejada que promova o desenvolvimento econômico e social é importante e bem-vinda para a população das duas cidades. Contudo é necessário ressaltar que todo eixo de desenvolvimento regional deve respeitar as características próprias da economia, habitação e mobilidade urbana de Diadema, estabelecidas pela legislação e também pelo Plano Diretor municipal.” 

Procurada, a Prefeitura de Mauá preferiu não se pronunciar sobre o assunto, por se tratar de um projeto da Capital. 

fonte: Angela de Paula - ABCD MAIOR

Em Diadema INSS se destaca pela eficiência

Divulgação
O atendimento é o destaque na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Diadema. A maioria dos usuários no município, que agendaram horário pelo telefone 132, recebeu o atendimento na hora marcada. Quem não se antecipou, esperou em média 20 minutos após retirar a senha e passar pela triagem.
 A equipe do Diário permaneceu por algumas horas no local. Constatou que os atendentes estão bem treinados. Eles solucionaram os problemas iniciais das pessoas em menos de cinco minutos. Quando faltavam documentos para dar andamento no processo, entregavam lista impresa do que era necessário. Em casos de dúvidas, esclareceram de imediato.
 Esse não era o cenário visto nas agências de Santo André, São Bernardo e São Caetano. Agendamentos por telefone não eram sinônimos de atendimentos no horário marcado. E a maioria dos usuários estava insatisfeita por aguardar mais de uma hora para receber informações.
BOM
 Dispensada do serviço há algumas semanas, uma empregada doméstica, que preferiu não se identificar, buscou amparo na Previdência. Na fila da agência do INSS de Diadema, ela revelou que gostaria de informações sobre o salário-maternidade. Em 15 minutos, a mulher  recebeu atendimento. “Pensei que ficaria aqui o dia inteiro, mas foi mais rápido do que eu imaginava. Em pouco tempo fui chamada. Vou conseguir aproveitar o resto do meu dia”, comemorou.
 Na sala de espera, não havia pessoas em pé. Todas aguardavam atendimento acomodadas nos assentos, que estavam conservados. A equipe do Diário conversou com um trabalhador na porta da agência. Seu objetivo era receber o direito a um auxílio acidente. Tinha passado por perícia médica e elogiou o serviço prestado no local. “Essa agência é boa. Eu realmente fui atendido no horário que marquei (pelo telefone)”, contou.
ESCLARECIMENTO
 A gerente executiva responsável pelas agências da Previdência de Diadema e de São Bernardo, Marina Reiko Iwai, destacou a importância do telefone para diminuir o tempo de espera. “O ideal seria que todos os cidadãos tivessem os seus serviços agendados com dia e hora marcados.”
 Segundo a funcionária pública, como o agendamento não é uma obrigação, o órgão está incapacitado de evitar alguma demora. “O tempo de espera depende do quantitativo de pessoas”, destacou Marina.
 Este foi o caso de um segurado que não agendou, pelo telefone, a sua perícia. “Estou aqui há mais de uma hora, não sabia que era necessário marcar algo pelo telefone”, lamentou.
 Marina também justificou os dias com maior período de espera com a situação da infraestrutura de informática do INSS. “Os sistemas nem sempre estão funcionando adequadamente, como ocorre nos bancos, e algumas vezes pode ultrapassar o tempo de uma hora (para voltar à normalidade)”, revelou.
ESTRUTURA
 O local apresenta estrutura com algumas qualidades não identificadas em outras agências da região. Mas também comete deslizes em alguns pontos.
 Conforme a equipe do Diário constatou, dispõe de rampas de acessibilidade e bebedouro baixo para o uso de pessoas com mobilidade reduzida, item não presente em outras agências. Há banheiros para uso exclusivo de deficientes físicos e quatro cadeiras de rodas, também para idosos. A sala de atendimento estava bem mais conservada do que as suas pares de Santo André, São Bernardo e São Caetano.
 Por outro lado, o banheiro da agência tinha dois problemas. Os vasos sanitários estavam sem o assento. E não havia papel ou aparelho de ar quente para secar as mãos.
 A gerente executiva declarou que os objetos de higiene são repostos, porém muitas vezes são alvos de furto. “Não temos como revistar as pessoas nas saídas da agência. Mas sempre os itens são repostos.” 
fonte: Yara Ferraz - DGABC

15 de jun. de 2013

Michels debate obras viárias em Diadema

Na tarde desta terça-feira (11), o prefeito Lauro Michels entregou ao secretário-chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, o ofício 239/2013 que solicita a construção de um viaduto no km 16, próximo à Prefeitura, (ligando a av. Roberto Gordon com a av. Sete de Setembro, passando por cima da Rodovia dos Imigrantes) e a construção de um complexo viário no cruzamento da av. Piraporinha / av. Antonio Piranga com av. Corredor ABD / av. Fábio Eduardo Ramos Esquível. O secretário Edson Aparecido afirmou que as duas demandas se encontram em estágio avançado de aprovação para execução, por parte dos órgãos estaduais de transporte do Governo do Estado.
No encontro também estiveram presentes prefeitos e representantes de seis cidades da Região Metropolitana: Barueri, Jandira, Francisco Morato, Várzea Paulista, Santa Isabel e Mairiporã, além da deputada estadual Regina Gonçalves.
A pauta comum aos prefeitos presentes foi a regularização fundiária de vários empreendimentos em construção ou em vias de terem seu início. Todos os prefeitos fizeram também ao secretário estadual um pedido para a contratação de topógrafos para a aceleração desses projetos de urbanização.

Também constaram no ofício do prefeito de Diadema o encaminhamento para as seguintes solicitações, anunciadas em 28 de maio, por ocasião da inauguração da Faculdade de Tecnologia Luigi Papaiz - FATEC Diadema:

-Instalação de unidade do Poupatempo na Central de Atendimento da Prefeitura do Município de Diadema;
- Extensão do futuro projeto das linhas 17 - Ouro e 18 - Bronze do Metrô, de forma que elas possam se conectar e incluírem o município no sistema;
- Construção de uma passarela na altura do km 16 da Rodovia dos Imigrantes;
- Ampliação do prédio da ETEC (Escola Técnica) Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Serraria e futura transferência para nova sede na Praça Camões;
- Construção de unidades habitacionais na Avenida Prestes Maia esquina com Avenida Paranapanema, no bairro Taboão.
Ao final do encontro o secretário estadual encaminhou agendamento de reuniões individuais dos prefeitos com os secretários estaduais de Habitação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para a solução das demandas solicitadas.

fonte: REPÓRTER DIÁRIO
 

8 de jun. de 2013

Diadema recebe micro-ônibus acessíveis


DIADEMA - A Secretaria de Educação de Diadema recebeu quatro micro-ônibus do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação, para transporte de alunos da Educação Especial de Diadema. Os veículos têm capacidade para transportar 22 passageiros sentados, mais dois auxiliares. Serão utilizados no transporte de crianças com deficiência da APAE, Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) e escola Jesué Frantz.
A aquisição dos veículos foi possível graças a adesão da prefeitura ao Plano de Metas Compromissos Todos pela Educação, no qual assumiu a responsabilidade de executar o ‘Plano de Ações Articuladas (PAR)’. O veiculo, marca Marcopolo, modelo Volare, ano 2013, é adaptado para cadeirante, possui uma cadeira de rodas, tem elevador e ar condicionado. A previsão é que comece a circular no segundo semestre deste ano.
A prefeitura está em fase de contratação dos motoristas que vão realizar curso especifico para transporte escolar, visando melhoria na segurança e na qualidade do transporte dos alunos. Nos próximos dias o município receberá o quinto veículo.
fonte: DIÁRIO REGIONAL

5 de jun. de 2013

RESULTADOS SHOPPING PRAÇA DA MOÇA



As vendas totais das lojas do shopping do mês de fevereiro 2013 foram 
de R$ 16.628.132, superiores em 17,6% das vendas do mesmo mês do ano 
anterior (R$ 14.138.131). O volume de veículos e motocicletas no shopping 
foi 11,16% inferior em relação ao mês anterior. Em comparação ao mesmo 
período do ano anterior, o volume de veículos e motocicletas no shopping 
foi maior em 3,59%. O aluguel faturado do mês foi R$ 1.708.551, que, em 
comparação ao mesmo mês do ano anterior, foi maior em 16,4%. A vacância em fevereiro de 2013 é composta de 750 m2
 (11 lojas), equivalente a 
2,5% da ABL (Área Bruta Locável) de 29.784 m2
 do Shopping. Em fevereiro 
de 2012, a vacância foi de 2,6% em relação à ABL (767 m2
 - 13 lojas).


fonte: GWI Real EstateGWI Real Estate

Investimentos imobiliários incrementam em 20% o faturamento da loja Diadema da Coop

A unidade Diadema da Coop – Cooperativa de Consumo, localizada no centro da cidade,  está vivendo um verdadeiro boom, reflexo dos investimentos imobiliários residenciais registrados nas imediações da loja e que começam a despontar nas estatísticas de fornecimento.

No primeiro trimestre de 2013, o faturamento cresceu 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. Só em fevereiro, o desempenho foi 8% superior ao mesmo mês de 2012, enquanto a performance no varejo nacional, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), foi negativo em 1,33% no período.

Desde meados de 2012, o fornecimento da unidade começou a crescer com a chegada das famílias aos prédios e conjuntos residenciais lançados ao seu entorno. Tanto que o faturamento no segundo semestre do ano se posicionou 15% superior ao mesmo período do ano passado. Reflexo direto da entrada de novos cooperados no quadro social. Para efeito de comparação, a carteira de cooperados, que hoje soma 52.450 nomes, aumentou quase 30% em 2012 em relação ao ano anterior.

Com a vinda de novos cooperados, a Coop incrementou seu mix para atender às novas exigências de consumo. “Para atender aos anseios dessa nova clientela, fomos atrás do que ela realmente queria”, explica o gerente Nelson Batista de Souza. A loja ampliou o sortimento, principalmente de pratos prontos congelados e produtos com apelo à onda da saudebilidade, além de aumentar a área de vendas de várias categorias. Entre elas, até mesmo a de pet shop, que quase triplicou de tamanho.

Tais alterações contribuíram para que a linha de produtos orgânicos, por exemplo, crescesse 60% nos últimos cinco meses. Outro setor também reforçado foi o de bazar, muito explorado pelas novas famílias na busca por utensílios domésticos para equipar a casa nova. “Estamos sempre antenados a novos comportamentos de consumo e mobilizando recursos para sustentar o crescimento”, destaca o gerente.

Perfil: A Coop fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior e com resultados que garantiram, além de juros, capitalização e constituição de reservas, a distribuição de R$ 8 milhões aos cooperados a título de retorno das sobras líquidas / lucro. Estas sobras serão retornadas de forma proporcional às aquisições dos cooperados no decorrer do exercício em questão.

Possui 28 unidades de distribuição no ABC Paulista, São José dos Campos, Piracicaba, Sorocaba e Tatuí, mais de 1,6 milhão de cooperados e dois postos de combustíveis, um na cidade de São José dos Campos e um em Tatuí; duas drogarias externas, em São Bernardo; cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), os de marca própria (Coop Plus), além de marcas exclusivas, por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.

fonte: Portal Maxpress

2 de jun. de 2013

31 de mai. de 2013

Brasilidades: David Luiz, rei das pipas em Diadema, busca o céu de Londres

Da janela do segundo andar de um prédio em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, o garoto olha atentamente para ver se não há ninguém observando. Certo de que o caminho está livre, ele, ousado, se pendura no cano da calha e desce cuidadosamente até o térreo. Feliz com o sucesso na aventura, o menino corre para empinar pipa com os amigos. Talvez com a mesma velocidade em que deixou os campos do Brasil para brilhar na Europa e na seleção brasileira.
Hoje uma das principais estrelas brasileiras no futebol europeu, David Luiz teve uma infância hiperativa, palavra usada por ele mesmo para descrevê-la. Judô, capoeira, futebol... Seus pais incentivavam o máximo de atividades possíveis. Tudo para que o filho crescesse em um ambiente positivo, sem caminhos errados. Deu certo. Mas as fugas do zagueiro para empinar pipa nem sempre tinham sucesso. Depois de um tempo, todos perceberam a sua tática.
- Minha mãe não sabia, mas depois ela descobriu. Como o cano era pintado com cal, eu ficava com a roupa toda branca. Enganei um dia, dois, mas depois o zelador do prédio viu e contou. Eu amava soltar pipa. Era isso e jogar bola. Mas meu pai achava perigoso eu ficar na avenida. Tinha vezes que ele me mandava cortar a linha da pipa – contou o zagueiro do Chelsea.
Mosaico Brasilidades David Luiz (Foto: Editoria de Arte)
A confecção das pipas de David Luiz era feita por ele mesmo, com a ajuda do pai, Ladislau, que era quem financiava o material. A produção era tão intensa que o zagueiro era colecionador. Chegou a ter 29 pipas em seu acervo. Algumas delas eram as que ele conquistava na brincadeira, cortando os amigos. Outras ele via caindo e corria atrás para resgatar e colocar em sua coleção.
Na Europa desde 2007, o jogador deixou de lado sua paixão pelas pipas. Em Portugal, quando jogou no Benfica, ainda empinou uma ou outra. Mas em Londres, sua atual cidade, ainda não se arriscou. Da enorme varanda de seu apartamento, ele tem planos para o dia em que vai arriscar soltar uma no céu britânico.
- Em Portugal, eu ainda empinei as minhas pipas. Mas em Londres ainda não tentei, vamos ver se consigo em breve. Quero tentar – falou o zagueiro.
Rooney e David Luiz Brasil x Inglaterra (Foto: Reuters)David Luiz encara Rooney contra a Inglaterra, na estreia de Felipão pela Seleção (Foto: Reuters)
Seu Ladislau e Dona Regina Célia, professores, sempre incentivaram David Luiz em seus sonhos. Não à toa, ele tem gratidão eterna a eles. Principalmente pela ajuda na sua formação pessoal, nos estudos.
- Eu amo matemática. Penso até em cursar administração de empresas mais para frente, por conta dos meus projetos para o futuro – acrescentou.
A dedicação de David Luiz aos estudos era, realmente, exemplar. Mas tinha um motivo principal: jogar bola. O zagueiro do Chelsea se esforçava para terminar logo as lições, e até estudar as páginas que viriam a seguir nas aulas. Tudo para ficar livre o quanto antes para se divertir com os amigos.
- Gostava de aprender adiantado – finalizou.
Linha-Tempo_DAVID-LUIZ (Foto: Infoesporte)
fonte: Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca - globo esporte. com