13 de mai. de 2014

Prefeitura de Diadema inicia readequação na av. Prestes Maia


Os pedestres que passam todos os dias pelo viaduto da avenida Prestes Maia, na altura do quilômetro 15 da Rodovia dos Imigrantes, poderão contar com espaço maior e mais seguro a partir de julho. As obras para melhorar o trânsito de pedestres serão iniciadas este mês, em parceria entre a Ecovias – concessionária responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes – e a Secretaria de Transportes de Diadema.
A intervenção atende à reivindicação antiga dos moradores da região e começou a ganhar corpo em maio do ano passado. Após manifestação organizada pelo vereador José Zito da Silva, o Zezito (PR), o então secretário de Serviços e Obras, Márcio Giudicio, o Márcio da Farmácia (PV), recebeu abaixo-assinado que tratava do tema e encaminhou o documento ao prefeito Lauro Michels, que articulou reunião com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), autarquia responsável por autorizar a obra.
Inicialmente solicitando uma passarela, o projeto foi substituído por uma readequação das passagens existentes no viaduto. No sentido centro-bairro, a passagem da direita conta, atualmente, com 90 centímetros e a da esquerda com 70 cm. A readequação consiste em eliminar a passagem da direita, deslocando as pistas de rolamento para este lado e deixar a passagem da esquerda com um tamanho adequado (superior a um metro).
Reuniões
O vereador Zezito, que apoiou a manifestação desde o início e participou das reuniões que trataram o tema, comemorou a conquista. “Nossa expectativa é que até o fim de junho já esteja concluído. Vai ser muito importante para os moradores da cidade”, afirmou.
O secretário de Transportes, José Carlos Gonçalves, destacou que todo o custo com a obra está sendo assumido pela Ecovias. “Não haverá nenhum valor pago pela prefeitura e os pedestres vão ter mais segurança”, reforçou.


A Ecovias, responsável pela intervenção, informou que “obra visa deixar mais acessível e seguro o trecho de passagem de pedestres existente no viaduto do km 15 + 417, da rodovia dos Imigrantes, em Diadema, por meio da implementação de uma barreira de concreto, evitando o contato direto do pedestre com a via por onde passam os veículos. A obra, que deve ser concluída dia 30 de junho deste ano, conta com 20 colaboradores e tem o apoio das Secretarias de Transportes e Obras. O projeto foi desenvolvido pela Ecovias, aprovado pela Artesp e pela Comissão de representantes da prefeitura”.
fonte:  - DIÁRIO REGIONAL

Nenhum comentário: