23 de dez. de 2010

Quimis recebe protótipo do Analisador de Alimentos da Embrapa Instrumentação

Quimis Aparelhos Científicos Ltda recebeu no dia 21 de dezembro de 2010, um protótipo do Analisador de Alimentos, antes de completar um mês da assinatura do contrato de transferência da tecnologia para a produção e comercialização pela empresa. O equipamento foi desenvolvido pelo pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, da Embrapa Instrumentação, e transferido no dia 25 de novembro à empresa do município de Diadema (SP), por ocasião da posse do novo chefe geral da Unidade, Luiz Henrique Capparelli Mattoso. A Quimis vai explorar a patente do Analisador de Alimentos por 10 anos.

Analisador de Alimentos e Café (Alic-C) é um equipamento que pode detectar o teor de impurezas no pó de café, torrado e moído, em segundos, indicando, assim, fraudes e adulterações. O princípio de funcionamento é baseado na emissão de ondas térmicas, que detecta a presença de matérias estranhas.

De acordo com o pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, as técnicas atualmente utilizadas para detecção de fraude em café em pó são morosas, porque precisam de tratamento prévio da amostra, são destrutivas, empregam substância química nociva e apresentam alta subjetividade. 

"O sistema desenvolvido pela Embrapa Instrumentação é de fácil manejo, não é destrutivo, não necessita de tratamento químico da amostra, proporcionando um trabalho rápido, confiável e limpo", assegura o inventor. Segundo ele, a adulteração do café torrado e moído é prática que ocorre desde a década de 70. "O Ali-C possibilitará um maior avanço na fiscalização do produto devido à rapidez no processo de análise comparativamente a outras metodologias", conclui.

Durante os nove anos de pesquisa, Barros Melo analisou cerca de cinco mil amostras de café, sendo que na maior parte delas foi detectado algum tipo de adulteração.

Para o chefe geral, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, a transferência do Analisador de Alimentos e Café representa o esforço que a Embrapa Instrumentação tem feito no processo de transferência de tecnologia, para que as pesquisas se transformem em produtos e a sociedade tenha acesso.

Em 25 anos, a Embrapa Instrumentação já disponibilizou 41 tecnologias para a sociedade, gerando emprego e renda, na cidade e no campo.

EMPRESA 100% BRASILEIRA

Quimis Aparelhos Científicos Ltda é uma empresa brasileira de capital 100% nacional que desenvolve, projeta e fabrica aparelhos para laboratórios químicos, de pesquisa e controle de qualidade.

Com 34 anos no mercado e cerca de 200 funcionários, seu portfólio abrange mais de 400 itens, sendo uma das linhas mais completas do mercado brasileiro.

Sua fábrica ocupa mais de 8 mil m² de área fabril e escritórios. Através de sua rede de distribuição, a Quimis está presente em todos os Estados do Brasil, além da América do Sul e Central, África e Oriente Médio.

"Esperamos que a transferência da tecnologia do Alic-C da Embrapa para a QuimisS seja o início de uma longa parceria de sucesso. Acreditamos plenamente na capacitação técnica da equipe da Embrapa Instrumentação e no potencial comercial do aparelho", diz Oswaldo Bernardo, Diretor da Empresa.

Segundo o Engenheiro Nascimento, responsável técnico da Quimis, "a nossa estrutura de distribuição e industrialização aliada à experiência em pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, pode ainda gerar diversos aparelhos de aplicação específica, atendendo a demanda de nosso país por tecnologia nacional em controle de qualidade".

FONTE
Joana Silva - Jornalista
Telefone: (16) 2107-2901

Nenhum comentário: