28 de out. de 2010

Banco de Alimentos de Diadema completa sete anos

Combater o desperdício que acontece nas feiras, centrais de abastecimento e no comércio em geral, minimizar a fome e incentivar o aproveitamento integral dos alimentos. O Banco de Alimentos de Diadema foi inaugurado em outubro de 2003 para perseguir esses objetivos, como uma das propostas do Programa Fome Zero de Diadema.
Nesses sete anos foram coletados e distribuídos mais de três milhões de quilos de alimentos para 31 entidades cadastradas que fazem o alimento chegar até às famílias que necessitam, e 45 entidades de produção local, que preparam elas mesmas as refeições para servir ao seu público, como crianças em creches, asilos e albergue.
São coletadas cerca de 80 toneladas, ou 80 mil quilos de alimentos por mês, que são repassados a 76 entidades que atendem 17 mil pessoas.
O Banco faz os contatos para a captação e recolhe os alimentos que não serão mais comercializados, mas que ainda se encontram em boas condições para o consumo.  As doações vêm de hipermercados e supermercados, atacadistas, feirantes, e comércio, que não têm nenhum custo ao fazer a doação.
Os produtos passam por triagem, análise, seleção, classificação e embalagem antes de seguirem para as entidades. O Banco também adquire alimentos por meio do Programa de Compra Direta Local, uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal, que permite a aquisição direta junto aos pequenos agricultores. O Banco também recebe alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento do Governo Federal, que este mês doou ao município 10 toneladas de feijão e 15 toneladas de leite em pó.
Além desse trabalho de coleta e distribuição de alimentos, o Banco de Alimentos também trabalha na divulgação de informações sobre hábitos alimentares saudáveis e o aproveitamento integral dos alimentos.
Comemoração - O aniversário do Banco será comemorado com uma  confraternização hoje, às 14h, na sede do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema Josué de Castro - à Rua Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102 - Vila Cláudia.
Para a comemoração serão convidados os parceiros nas atividades do Banco, como os doadores de alimentos, as entidades beneficentes, além dos produtores rurais, que serão homenageados.

Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: