28 de out. de 2010

Catadores ganham fábrica com coleta de itens recicláveis

DIADEMA - O Município de Diadema vai ganhar uma Fábrica de Varal PET, que abrigará o Centro de Referência dos Catadores(as) do ABCD e Central de Comercialização Coopcent ABC. A fábrica faz parte do Projeto Rede Gerando Renda - Catadores do ABC", que tem o intuito de fortalecer a rede de comercialização dos grupos de coleta seletiva do Grande ABCD, gerando emprego e renda para os catadores e catadoras de material reciclável complexo Rede ABC

Agregar valor ao trabalho dos catadores, além da coleta e seleção do reciclável, são os principais objetivos da fábrica. O beneficiamento do PET e a transformação em varal serão feitos pelos próprios catadores por meio de uma máquina criada a partir de motores usados e peças reaproveitadas. Com ela é possível tecer fios que são usados para fazer os varais. Estima-se que seja produzida cerca de 12 mil unidades de varal por mês. O dinheiro arrecadado neste primeiro momento do projeto será destinado à manutenção da fábrica. Conforme o aumento da produção, os catadores, por meio de sua associação, definirão a utilização do dinheiro em assembleia. Os trabalhadores poderão destinar para ampliação do investimento ou se haverá um rateio para os grupos.

Os catadores são gestores da fábrica e recebem formação para administrá-la. O varal tem marca registrada, sai embalado e pronto para o consumidor final. O produto tem grande aceitação e já possui compradores para a produção. Nesse primeiro momento duas pessoas operam as máquinas, mas ainda em novembro mais duas pessoas serão associadas. Em Diadema existem atualmente cinco pontos de reciclagem. Neste momento apenas o ponto da Coopcent receberá as máquinas. Assim, os fardos de PET serão levados dos outros centros para a fábrica.

A proposta é que no futuro as máquinas desfiadeiras sejam instaladas em todos os pontos de reciclagem do município, facilitando ainda mais o trabalho dos catadores. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Diadema, Unisol, Uniforja, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) Instituto GEA, governo federal e Projeto Coleta Seletiva Brasil-Canadá. Caberá à municipalidade, além de ceder o espaço e a infra-estrutura, realizar a manutenção do local.

Habitação

Ontem (27) a Prefeitura de Diadema deu continuidade aos debates sobre o Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis). O município quer ampliar o diálogo com movimentos de moradias e sociedade civil sobre o planejamento da política municipal de habitação. A iniciativa deve aprofundar oconhecimento dos desafios identificados pelo plano e as metas que Diadema deseja atingir nos próximos anos.

Na primeira plenária, em 21 de outubro, os participantes discutiram o tema Programas Habitacionais e Metas. Nos próximos debates, os participantes devem trocar informações sobre a realidade das necessidades da população, de modo a promover o desenho de estratégias e identificar quais os tipos de programas e recursos são necessários para o enfrentamento dos problemas. "Discutir o papel do Fundo Municipal de Apoio à Habitação de Interesse Social [Fumapis], dos movimentos de moradia, dos Encontros Municipais de Habitação é fundamental para estabelecer uma gestão construída de maneira colegiada e participativa na cidade", crê o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, Márcio Vale.

A conclusão do Plhis será apresentada no V Encontro Municipal de Habitação, de 3 e 4 de dezembro, em Diadema. A validação do plano ocorrerá no dia 4, com a presença de membros da prefeitura, da sociedade civil, membros do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e do setor acadêmico.


DCI

Nenhum comentário: