24 de abr. de 2010

Unifesp inicia obras de nova unidade em Diadema

Na próxima segunda-feira (26/04), iniciam-se as obras da nova unidade da Unifesp (Universitário Federal de São Paulo) em Diadema. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (23/04) com a presença do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT) e do reitor da Unifesp, Walter Albertoni. A nova sede será no centro da cidade, no prédio que abrigava a Conforja, indústria metalúrgica. Serão construídos dois prédios, sendo um apenas para laboratórios e outro para as salas de aula. O investimento será de R$ 6,1 milhões, oriundos apenas do governo federal.

A expectativa é que em outubro deste ano as novas instalações deverão ser entregues. A unidade do Centro abrigará os 2,2 mil alunos a partir do ano letivo de 2011. A estrutura local será divida em dois prédios. Serão construídas 16 salas de aula, cinco laboratórios de graduação e 12 laboratórios para pesquisas. Entretanto, mesmo com a nova unidade, o campus do Eldorado continuará em funcionamento.

A nova unidade vai abrigar alunos dos sete cursos de graduação nos períodos integral e noturno. “O uso pleno das edificações só será possível em 2011, mas vamos ocupar a unidade gradualmente, na medida do possível”, disse a diretora acadêmica da Unifesp Diadema, Virgínia Junqueira.

Com a nova unidade, os campi provisórios como da Fundação Florestan Fernandes e do Colégio Brasília serão desafogados. De acordo com o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), a Fundação continuará disponível para a Unifesp para instituir outros projetos educacionais.

“O principal é desafogar o campus do Colégio Brasília. A nova unidade da Unifesp vai gerar novas oportunidades. Como aconteceu na região do Eldorado, depois da instalação da universidade, a região desenvolveu ainda mais”, argumentou Reali.

O reitor da Unifesp, Walter Albertoni, disse que a licitação para a construção do campus definitivo da Universidade em Diadema, localizada no Jardim Morungaba, deve ser feita nos próximos meses. A demora ficou por conta da liberação da licença ambiental.

fonte: Karen Marchetti - Jornal ABCD Maior

Nenhum comentário: