1 de mai. de 2009

Matec constrói o primeiro Shopping Center de Diadema

Com investimento de R$ 150 milhões, novo empreendimento está em fase de finalização.

Com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2009, o Shopping Praça da Moça, construído pela Matec Engenharia, uma das melhores e mais modernas construtoras do Brasil, será o primeiro shopping de Diadema, região metropolitana de São Paulo.

O empreendimento totalizará 105 mil metros quadrados de área construída e terá 30 mil metros quadrados de área bruta locável. O projeto terá toda a estrutura de concreto pré-moldada, inclusive a sua fachada será em placas pré-fabricadas. De acordo com as características do terreno e visando um melhor aproveitamento, o shopping foi verticalizado, sendo que sua estrutura contempla pilares de até 46 metros de altura. Em algumas áreas da obra, foram utilizadas as soluções Steel Frame, Master Board e Steel Deck. Outro detalhe interessante na obra é que, devido às características do solo, foram utilizadas quatro tipologias de fundação: estaca escavada, estaca raiz, estaca hélice e sapata.

A preocupação com a natureza foi um dos pontos altos do projeto arquitetônico, que privilegia a iluminação natural e a conservação de árvores existentes. Também serão adotados processos para a captação e o reuso da água, coleta de óleo e papel para reaproveitamento. Outro destaque é o sistema de ar-condicionado, que reduz significativamente o consumo energético.

Devido à localização, na região central do município, a construção enfrentou grandes desafios de logística, pois a Matec preocupou-se em minimizar o impacto no entorno, sem prejudicar o prazo da obra.

Matec Engenharia - Com princípios e conceitos bem definidos, entre os quais a confiança nas pessoas, descentralização das ações através de uma gestão diferenciada e o investimento nos resultados, a Matec Engenharia é dona de um portfólio cada vez mais diversificado. Com mais de 3 milhões de metros quadrados construídos em todo Brasil, a empresa torna-se uma referência nacional, uma vez que agora passa a desempenhar o papel de investidora na modalidade de Built to Suit, que consiste na construção de um empreendimento sob medida para um locador, garantindo o retorno do capital investido, através da remuneração do uso do imóvel.

Presidida por Luiz Augusto Milano, a empresa conquistou diversos reconhecimentos como Prêmio Empreendedor 2003, concedido pela consultoria internacional Ernst & Young; o Prêmio Melhor Construtora do Brasil em 2004, concedido pela revista Exame; e o prêmio ao presidente de Melhor Executivo de Valor – 2005.

Em 2007, a companhia recebeu o Prêmio Master Imobiliário, premiação realizada pelo Secovi-SP com o case do Ibmec, na categoria melhor empreendimento imobiliário. Atualmente, a Matec emprega 350 funcionários diretos e gera mais 20 mil empregos indiretos.

Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: