6 de mar. de 2009

SANED alerta para a necessidade de economia d’água

Por Sueli Zola - P.M.D.

O calor excessivo registrado nas duas últimas semanas elevou significativamente o consumo de água, o que está afetando o abastecimento em alguns bairros de Diadema. Para evitar que a situação piore, a SANED pede à população que ajude a economizar no consumo de água, evitando desperdícios.

Os bairros mais prejudicados estão situados nas zonas altas. O aumento do consumo nas residências localizadas em zonas baixas impede que o sistema bombeie a água para os bairros altos. A Saned tem aplicado medidas emergenciais para tentar abastecer as áreas afetadas. E a médio prazo está investindo em obras que acabarão com o problema.

“Estamos realizando grandes investimentos, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, para impedir o risco de crises no abastecimento durante o alto verão”, explica Neuceli Bonafé, diretora-presidenta da SANED.

As obras que solucionarão o problema são duas adutoras: uma com 800 mm de diâmetro e 4.092 metros de extensão, que interligará o reservatório do Jardim das Nações ao do Parque Real; e outra, com de 400 mm de diâmetro e 3,5 km de extensão, que ligará o reservatório do Parque Real ao novo reservatório do Eldorado, o qual está sendo construído na Av. Nossa Senhora dos Navegantes, próximo à divisa do Jardim Inamar. Iniciadas em fevereiro de 2009, as obras tem término previsto para maio de 2010.

Enquanto os empreendimentos estão em obras, a SANED pede à população que coloque em prática as medidas de uso racional de água, descritas abaixo:
Mantenha as torneiras bem fechadas. Uma torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxágüe.
Evite lavar as calçadas com mangueira. Elas podem ser varridas

Nenhum comentário: