9 de jan. de 2009

Diadema recolhe 88 armas de fogo durante Campanha do Desarmamento




Por Heitor Bisi

A Secretaria de Defesa Social divulgou o resultado da 2ª Campanha Municipal de Entrega de Armas de Fogo, realizada em conjunto com o Governo Federal. A Campanha teve início em 19 de novembro do ano passado, com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro, e prosseguiu até o fim do mês de dezembro.

Nesse período foram entregues nas três Companhias da Polícia Militar, no 24º Batalhão da Polícia Militar e nos quatro Distritos Policiais da Polícia Civil da cidade, 88 armas de fogo de diversos calibres (sendo de 69 pessoas residentes em Diadema e outras 19 de outros municípios). Todas as armas foram encaminhadas ao depósito de armas na Polícia Federal, na cidade de São Paulo.
Diadema destinou igual valor à indenização paga pela União por arma entregue, ou seja, entre R$100 e R$ 300, dependendo do calibre. Na primeira Campanha de Desarmamento do Governo Federal, que durou um ano (2004 – 2005), foram recolhidas 1.600 armas de diversos calibres, com expressiva participação feminina.

Também em 2005, no referendo nacional, Diadema votou pela proibição à venda de armas de fogo e munição. Em todo o país, das cidades com mais de 100 mil habitantes, apenas Diadema e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, manifestaram o voto pelo desarmamento.

Campanha de Desarmamento - Para a divulgação da Campanha, a Secretaria de Defesa Social utilizou materiais desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, bem como palestras em escolas, entidades públicas e assistenciais. Ela também ficou responsável pela infra-estrutura e logística, processamento de dados, organização e pagamento das indenizações, elaboração de relatórios para avaliação e auditoria e execução.

Conforme a Secretaria de Defesa Social, a redução no número de armas ilegais circulando no município desde o fim da 1ª Campanha em 2005, colaborou para a queda dos índices de violência e criminalidade do município.

Desarmamento Infantil - Como forma de educação para as futuras gerações, desde 2002, a Secretaria de Defesa Social desenvolve a Campanha de Desarmamento Infantil, coordenada pela Guarda Civil Municipal. Em 2008, de 06 de junho a 10 de outubro foi realizada a 7ª edição desta campanha, quando 270 brinquedos considerados “violentos” foram recolhidos. A cada edição este número vem caindo e tem aumentado o recolhimento de desenhos temáticos relacionados à cultura de paz.

Nas sete edições, mais de 18 mil armas de brinquedo e 70 mil desenhos temáticos foram entregues pelas crianças de Diadema em troca de revistas infantis da Editora Abril, numa demonstração de que o público aderiu à idéia.

No Desarmamento Infantil, uma equipe de guardas civis municipais desenvolve atividades recreativas e temáticas em que abordam o risco das armas de fogo e apresentam brinquedos e brincadeiras alternativas para as crianças, nas escolas municipais e particulares e em outras atividades da própria Prefeitur

Nenhum comentário: