17 de out. de 2008

Fatecs da região recebem inscrições até 2ª

17/10/2008

Educação
 
Aline Bosio

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) para o primeiro semestre de 2009 terminam nesta segunda-feira (20). O exame será realizado no dia 7 de dezembro e as quatro unidades do ABC oferecem, juntas, 640 vagas em oito cursos diferentes.

O candidato deverá se inscrever pela internet, até às 14h. Para isso, é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% aos estudantes afrodescendentes e de 10% aos oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito a este benefício, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O interessado também deve informar se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (municipal, estadual ou federal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar. O candidato que fez a prova do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) poderá utilizar a nota obtida na parte objetiva para efeito de cálculo da nota final do vestibular.

Novidade
A principal novidade deste ano para o ABC é o curso de Logística e Transportes, que será oferecido na unidade Mauá, com 40 vagas no período da manhã. "Nos próximos anos a cidade vai ser cortada pelo trecho sul do Rodoanel, e vai se transformar em um centro estratégico de distribuição de mercadorias", explica o coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, Angelo Luiz Cortelazzo, sobre o motivo da criação do curso.

"Antes de abrir um curso novo, conversamos com as indústrias e empresas locais para saber qual é a demanda", completa. Ainda de acordo com o coordenador, o curso de Secretariado de São Caetano também foi aberto devido a necessidade do mercado. "O profissional do secretariado especializado em três línguas (português, inglês e espanhol) está em falta no mercado. Vamos focar bastante as línguas estrangeiras no curso", observa.

Já na unidade de Diadema, que está sendo construída, será ministrado o curso de Tecnologia em Cosmetologia, com ênfase em produção, para atender a demanda do Pólo de Cosmético do município.

Os cursos oferecidos nas unidades do ABC são Informática para a Gestão de Negócios, Logística e Transportes Período e Produção de Materiais Plásticos (Mauá); Eletrônica - Modalidade Autotrônica (Santo André); Eletrônica - Modalidade Automação Industrial e Informática para a Gestão de Negócios (São Bernardo); Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação e Secretariado (São Caetano).

Etec
As inscrições para o vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2009 foram encerradas nesta sexta-feira (17). O número de inscritos deverá ser divulgado pelo Centro Paula Souza na próxima semana. A prova será realizado no dia 16 de novembro.

Ao todo, as cinco unidades no ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Diadema) oferecem 3.480 vagas, sendo que as Etec de São Bernardo e Santo André são as que mais disponibilizaram vagas, com 1.320 e 1.120 respectivamente. Além do ensino médio, são oferecidos cursos técnicos como administração, informática, eletrônica, meio ambiente, nutrição, contabilidade e logística. Em todo o Estado, foram abertas mais de 56 mil vagas.

Número de vagas cresce 128% no ABC
O número de vagas oferecidas no Vestibular 2009 do 1º semestre para as quatro Fatecs do ABC cresceu 128% se comparado ao mesmo período de 2007. Há dois anos, eram 280 vagas em três unidades; atualmente o número é de para 640. Em todo o Estado de São Paulo, o próximo Vestibular vai oferecer 7.715 vagas, o que representa um aumento de 85 % em relação ao mesmo período de 2007 (4.170).

Esse aumento é resultado do Plano de Expansão do ensino técnico (nível médio) e tecnológico (nível superior) criado pelo governo estadual com o objetivo de dobrar o número de Fatecs em São Paulo de 26 para 52 e implantar todas as condições em 2010 para alcançar 100 mil novas matrículas no ensino técnico em 2012.

Nenhum comentário: