3 de ago. de 2010

Extra Supermercado abre oito unidades na região

Como resultado do processo de reorganização de suas marcas, iniciado este ano, o Grupo Pão de Açúcar vai inaugurar, amanhã, oito unidades da rede Extra Supermercado na região. Com o formato de proximidade, a bandeira receberá a maioria das lojas CompreBem e Sendas, as quais serão convertidas por meio de estratégia que será concluída até o fim do próximo ano.

Em junho passado, o grupo inaugurou a primeira loja da marca Extra Supermercado no ABC no Rudge Ramos, em São Bernardo, ocupando espaço de antigo CompreBem. As demais serão abertas em Diadema e Ribeirão Pires (duas cada), bem como em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá (uma cada). Sem as inaugurações de amanhã, a rede soma 18 unidades no país. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa não informou o investimento feito nas lojas.

O Pão de Açúcar justifica a mudança ao argumentar que a marca Extra é a que tem maior índice de lembrança entre os nomes do grupo. Porém, o principal objetivo é acelerar sinergias e concentrar os esforços em uma única bandeira. As lojas têm mais espaço para perecíveis, o que diminui a seção de mercearia, a fim de atrair público direcionado às compras de reposição e oportunidade. Além disso, a oferta de serviços foi ampliada, com área para lanches e pequenas refeições.

Vários canais
A estratégia adotada baseia-se em pesquisa do Latin Panel, a qual indica que 52% dos brasileiros vão a três ou mais canais – padaria, autosserviço e atacarejo, entre outros – todos os meses. A ideia do Extra é reunir várias soluções de compra em um único ambiente, facilitando a vida do cliente. A comunicação visual das lojas – que oferecem cerca de 15 mil itens – é a mesma do hipermercado. Com a reorganização, o objetivo do grupo é que a bandeira Pão de Açúcar permaneça voltada às classes A e B, enquanto a marca Extra atenda os públicos C e D. 

A companhia prevê a abertura de 100 lojas em 2010 no país, com investimento de R$ 1,6 bilhão. “O foco será dado aos formatos atacarejo (Assaí) e vizinhança (Extra Fácil), que têm baixo aporte e bom retorno financeiro”, afirmou em nota o diretor-presidente da companhia, Enéas Pestana.


fonte: ANDERSON AMARAL 
PARA O DIÁRIO REGIONAL

VELOCE INVESTE NO REUSO DE ÁGUA

A Veloce Logística, que atua no setor de transportes e soluções logísticas de armazenagem e distribuição, acaba de implementar em seu centro de operações de Diadema uma estação de reuso de água que já proporciona economia de 50% do volume requerido para a lavagem de carretas. 

Dos 600 litros utilizados para lavar cada carreta, a estação consegue captar metade do volume, que passa por um processo de homogeneização. Depois de clorada, a água é filtrada para retirar os resíduos e armazenada no reservatório de água limpa, pronta para ser utilizada novamente na lavagem de outro caminhão.


fonte: JORNAL ABCD MAIOR

PRAÇA DA MOÇA DÁ INGRESSO PARA CINEMA

Em comemoração ao Dia dos Pais, o shopping Praça da Moça, em Diadema, realiza até 10 de agosto a promoção “Comprou Ganhou”, que dá direito a um ingresso para o novo cinema do empreendimento a para cada R$ 130 em compras.  

O estabelecimento também tem ofertas em virtude da data comemorativa. Entre elas, o sapato Parthenon, na American Shoes, por R$ 44,99; kit sapato e cinto, na Besni, por R$ 59,90; kit com duas camisetas polos, na C&A, R$ 39,90; kit com carteira, chaveiro e porta-documentos, na Le Postiche, por R$ 59,99; estojo Malbec, no O Boticário, por R$ 165,00; e sapato da linha Gel Charlote Preto, na Samello, por R$ 229,00.

A gerência do shopping Praça da Moça indica que a expectativa, neste ano, é de crescimento de 20% em vendas em relação a 2009.


fonte: JORNAL ABCD MAIOR

SANED IMPLANTA NOVAS REDES DE ÁGUA NO BAIRRO SERRARIA

A Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) deu início, em julho, à substituição de 845 metros de redes de água, situadas à rua Poeta Francisco Chagas Fonseca, no Bairro Serraria. A obra que beneficiará 241 famílias solucionará os problemas de rompimentos na tubulação e a necessidade de constantes manutenções no local. 

De acordo com Emília Uehara, chefe de Divisão de Empreendimentos da SANED, as novas redes em PVC estão sendo instaladas nas calçadas dos dois lados da rua, que é muito larga (com mais de 10 metros).  "A tubulação antiga estava assentada no meio da via pública, distante das residências. O tráfego de carros sobre os ramais (que conectam a rede principal às tubulações das casas) provocam rompimentos e necessidade de manutenções constantes".


Com a rede dupla, esses problemas serão evitados e a pressão d’água também aumenta.  "Além de beneficiar os moradores com a melhoria do abastecimento, essas obras também diminuirão as perdas de água provocadas por rompimentos dos ramais de rede", esclarece Emilia.


O morador Araujan da Silva mora no andar superior de um imóvel à rua Poeta Francisco Chagas. No andar inferior, funciona uma oficina mecânica. Como a edificação é alta, a pressão d’água às vezes não é suficiente para abastecer a residência "No calor, sofremos mais com a falta de água. Com a substituição da rede esperamos uma melhora para os dias quentes".

Financiada pelo Ministério das Cidades, por meio do PAGSan (Programa de Estruturação da Gestão e Revitalização dos Prestadores Públicos dos Serviços de Saneamento Básico), a obra tem o custo de 87 mil reais  e dois meses para conclusão.


fonte: Marina Bastos - JORNAL ABCD MAIOR

2 de ago. de 2010

Diadema inicia diagnósticos individuais nas empresas

DIADEMA - Há seis meses, a Prefeitura de Diadema implantou o Plano de Desenvolvimento Setorial (PSD) nos setores de plástico e borracha. O programa chega agora na etapa de realização dos diagnósticos individuais das empresas participantes. Nessa etapa, será preenchido um questionário detalhado dos participantes e, a partir dessa ação, serão agendadas as visitas de consultorias.

Na sequência, todos os dados serão tabulados e analisados por profissionais com ampla experiência em processos de análise de modelos de gestão voltada para a inovação em pequenas e médias empresas. Estima-se que os diagnósticos ficarão prontos em 45 dias.

"Quanto mais às indústrias souberem de si, como funcionam e detectarem seus pontos vulneráveis e de acertos, mais elas terão condições de competir com o mercado", disse o diretor de Articulação e Desenvolvimento Empresarial, Cássio Morelli, enfatizando que a iniciativa buscar auxiliar as empresas na atualização do mercado que atuam.

Objetivando que essas ações levem às empresas as orientações necessárias para promover ajustes em seus processos de produção, visando ganhos de produtividade, lucratividade e competitividade.

Inovação

O PSD consiste em descobrir o que precisa ser melhorado nas áreas de inovação e de gestão, fortalecer essa cultura dentro das indústrias e com isso melhorar a competitividade. O programa é baseado em quatro eixos: ampliação da competitividade e acesso a mercados; desenvolvimento do capital humano; acesso à tecnologia; e gestão de projetos e indicadores.

A atividade envolverá 60 empresas e as inscrições deverão ser realizadas até o próximo dia 3 de agosto na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho quando se inicia o trabalho.

Foram investidos cerca de R$ 520 mil para o programa lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que envolveu o universo de 350 empresas dos setores de plásticos e borracha de Diadema. Os diagnósticos individuais serão entregues gratuitamente aos fabricantes. Os custos serão bancados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), pelo Sindicato das Indústrias do Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast) e pelo Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha do Estado de São Paulo (Sindbor), parceiros da prefeitura nesse programa.

fonte - DCI

Edital de licitação das linhas da ETCD está quase pronto

O prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), afirmou que está “quase pronto” o edital de licitação para a escolha da nova empresa privada que deverá assumir as cinco linhas atualmente operadas na cidade (40% de concessão) pela Empresa de Transportes Coletivo (ETCD), avaliadas entre R$ 12 mi­lhões e R$ 15 milhões. 

“Estamos finalizando os planos licitatórios. A ideia é que, em breve, possamos fazer a divulgação do edital”, disse o chefe do Executivo, sem estipular data definitiva. A meta, no entanto, segundo o secretário municipal de Transportes, Ricardo Perez, é que ainda este ano a nova empresa esteja operando. 

Em junho, a Câmara aprovou o polêmico pro jeto de lei de autoria do Executivo que prevê a privatização da autarquia. “A proposta que foi votada na Casa tem por finalidade autorizar o Executivo a fazer a concessão das linhas que atualmente são operadas pela ETCD”, esclareceu o líder de governo, Orlando Vitoriano (PT). 

Corredor ABD 
Reali participou da inauguração da extensão do corredor ABD, que ligará Diadema ao Morumbi, na Capital. Durante a entrevista, o prefeito afirmou que seria melhor o governo do Estado investir em metrô. “O corredor de ônibus está ultrapassado. Hoje, queremos é metrô. Acho que deveriam pensar na expansão do metrô para a região, principalmente a Linha 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi) – que, ao invés de terminar no Jabaquara, deveria chegar até Diadema. Afinal, trafegar hoje pela avenida Piraporinha, por exemplo, em horário de pico é impossível”, criticou.

FERNANDO VALENSOELA
DE DIADEMA PARA O DIÁRIO REGIONAL

Cinema do Praça da Moça alcança 15 mil espectadores

Luxo, beleza e tecnologia são as palavras que definem o cinema do Shopping Praça da Moça, em Diadema. Com investimento em torno de R$ 10 milhões, as sete salas somam mais de 1,8 mil lugares distribuídos em poltronas love seat reclináveis, telas flutuantes, sistema de som dolby digital EX e sistema de ar-condicionado inteligente.

A resposta do público não poderia ser outra, em pouco mais de dez dias de inauguração, o empreendimento alcançou mais de 15 mil espectadores, sendo que quase 2 mil pessoas estiveram no local no último sábado.

Para a presidente da PlayArte, Elda Thereza Bettin Coltro, que recebeu o Diário Regional com exclusividade, equipamentos importados e de última geração são o atual padrão de cinema do grupo, que foi, primeiramente, implementado em shopping de luxo em Manaus e depois em Diadema. “Independentemente da classe social do público, todos merecem o melhor. Queremos levar lazer, alegria, conforto e luxo para nosso público”, explicou.

Segundo Elda, o primeiro projetor da tecnologia 3D do cinema de Diadema está previsto para chegar amanhã. “Todas as salas estão equipadas para funcionar com projetores 3D, mas por enquanto iremos instalar apenas na sala 1. Conforme notarmos a necessidade traremos outros”, garantiu. Também dependerá da demanda os horários das sessões. “Vamos funcionar com os horários que praticamos em outros shoppings, mas conforme a demanda da cidade poderemos fazer adaptações”, comentou a presidente da PlayArte. 

O Praça da Moça também se adaptará para atender às necessidades do cinema. “Começaremos a abrir aos domingos às 11 horas. Faremos todas as adequações conforme o horário de funcionamento do cinema”, afirmou o gerente-geral do centro de compras, Wilson Pelizaro. Com a inauguração do cinema, Pelizaro estima que o número de público no Praça da Moça crescerá em 20%.

Serviço O Shopping Praça da Moça fica na rua Graciosa. Para obter mais informações acesse: www.shoppingpracadamoca.com.br ou ligue para 4057-8900



CLAUDIA MAYARA
DE DIADEMA PARA O DIÁRIO REGIONAL

1 de ago. de 2010

Novo corredor reduz tempo de viagem pela metade


Diminuir pela metade o tempo de viagem entre o Grande ABC e o Morumbi, na Zona Sul da Capital. Essa é a promessa da extensão Diadema-São Paulo do Corredor Metropolitano ABD, já inaugurado.
A abertura da faixa exclusiva para os ônibus é ensaiada pelo governo do Estado desde a década de 1980, quando o primeiro trecho da linha - que atravessa também Santo André, São Bernardo e Mauá - entrou em funcionamento.
O corredor parte do Terminal Diadema da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), no Centro, e vai até a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A linha possui 12 quilômetros de extensão, 18 pontos de parada e cinco estações de transferência. Um dos pontos foi instalado em frente ao prédio do futuro Poupatempo da Cidade Ademar, distante cerca de 1.000 metros de Diadema.
Além dos coletivos metropolitanos, também os ônibus municipais de São Paulo terão permissão de trafegar pelo corredor. A expectativa é de atender cerca de 85 mil passageiros por dia - 15 mil pelas linhas metropolitanas.
O traçado do corredor percorre as avenidas Presidente Kennedy, em Diadema, e Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Júnior, Chucri Zaidan, Luiz Carlos Berrini e Rua Flórida, na Capital.
Sem ter de disputar espaço nas ruas com automóveis, motocicletas e caminhões, os ônibus que se deslocam por faixa exclusiva conseguem atingir maior velocidade, o que reduz o período do percurso.
"Essa viagem, que hoje é feita em uma hora, será realizada a partir de agora em apenas 30 minutos", garantiu o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella.
O valor da tarifa é o mesmo do restante do sistema, R$ 2,65. O passageiro que optar pela integração com as estações Morumbi ou Berrini de trens, pagará R$ 5 - economia de R$ 0,30.
As intervenções para a construção do corredor custaram R$ 24,5 milhões. Foram realizados trabalhos para complementação do pavimento, sinalização horizontal, vertical e semafórica, além de travessia de pedestres e paisagismo.
Trólebus - Apesar das vantagens, a extensão Diadema-São Paulo foi inaugurada sem as linhas elétricas. Na falta desse complemento, os trólebus, que são veículos menos poluentes, ainda não podem trafegar pelo modal.
Segundo o governador Alberto Goldman (PSDB), a eletrificação do trecho está prevista para ter início somente em 2011. Até lá, só ônibus movidos a diesel transportarão os passageiros.
Outro segmento do corredor, o Piraporinha-Jabaquara, está sendo eletrificado desde o fim do ano passado. A expectativa é de que as obras terminem em setembro. O projeto custou cerca de R$ 21 milhões.
Grades estão sendo danificadas para travessia fora da faixa
Os ônibus nem começaram circular pela extensão Diadema-São Paulo do Corredor Metropolitano ABD e os alambrados que separam as pistas em dois sentidos já foram danificados pela população vizinha.
As grades estão sendo destruídas para que as pessoas possam atravessar a rua sem terem de se deslocar até o semáforo mais próximo e passar pela faixa de pedestre. Ou seja, uma atitude de vandalismo para facilitar outra ação também pouco civilizada.
Diferente do trecho do Grande ABC do corredor de ônibus, que possui grade de proteção mais resistente, a maior parte do canteiro do Diadema-São Paulo é protegida apenas por uma frágil tela de arame.
Segundo o governador Alberto Goldman, as estruturas serão reforçadas "quando for necessário", mas esse não é o problema.
"Acreditamos que a população deve se conscientizar de que não pode pular alambrado. Se o alambrado existe é para conservar o transporte público de milhares de pessoas e preservar a vida dos cidadãos", afirmou.
As barreiras de proteção mais resistentes, portanto, mais difíceis de serem danificadas, foram instaladas somente nas proximidades dos pontos de parada.
"Temos faixas, e os pedestres devem atravessar na faixa. Em uma cidade com milhões de habitantes, as pessoas precisam se entender e obedecer as regras - todos precisamos obedecer as regras", completou.

André Vieira
Do Diário do Grande ABC



Franquias regionais avançam pelo País


Planos ambiciosos para estar entre os maiores franqueadores do País, criação de ferramentas de vendas e negociação com empresários internacionais estão entre as principais metas das franquias nascidas na região para avançar no setor que faturou R$ 63 bilhões em 2009.
Há 11 anos no mercado, a andreense Antídoto Cosméticos vê fôlego no segmento de perfumaria e cosméticos. Após faturar R$ 40 milhões no ano passado, a rede com 112 lojas, a maioria no Sudeste, acumula crescimento de 38% no primeiro semestre.
Além do ponto tradicional, a marca tem quiosque, venda por catálogo e franquia virtual, lançada há dois meses. "A loja on-line receberá os pedidos dos CEPs na região em que está instalada. É um canal que cresce muito", diz a sócia Vera Lucia Lukesic. O aporte na loja virtual é de R$ 19,9 mil, o quiosque custa R$ 47,5 mil e a loja tradicional R$ 70,5 mil. O prazo de retorno fica entre 18 e 24 meses. Neste ano serão abertas 24 lojas e 12 franquias virtuais entre Interior paulista e Nordeste.
Na mesma área, a Valmari Cosméticos, de Diadema, que vendeu 90% do capital para um fundo de investimento em 2009, focará a atuação no consumidor final. Até então, as lojas atendiam mais os profissionais de estética. "A prioridade é estar nos shoppings para dar visibilidade à marca. É um novo posicionamento após 25 anos de mercado", afirma o diretor de franquias, Mário Zafalon.
As 70 unidades estão no Sul e Sudeste e a promessa é acelerar abertura de 24 pontos em um ano no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nordeste. O investidor interessado na Valmari precisa desembolsar R$ 190 mil, com retorno estimado de 24 a 36 meses. A rede prevê crescer 50% neste ano.
POTENCIAL - Com franquias há dois anos, a são-caetanense Zoom, que em parceria com a Lego desenvolve jogos educativos para crianças, tem ambição de ser a maior do País em número de franqueados em cinco anos, com 3.800 unidades.
O diretor da marca, Maurício Caetano, explica que existe o franqueado premium, responsável por território maior, e o educador, que aplica os programas extracurriculares. Esses geralmente são professores que complementam a renda.

Entrar nesta rede requer a partir de R$ 250 mil para o premium e R$ 25 mil para o educador. Os retornos são a entre 12 e 24 meses, respectivamente. A Zoom tem 17 franqueados premium e 33 educadores espalhados por 12 Estados.

Espaço no mercado está mais disputado
Mesmo com certa dificuldade, as pequenas e médias marcas de franquia estão encontrando fora do eixo Rio-São Paulo-BeloHorizonte espaço para crescer e se estabelecer frente às grandes do setor.
De acordo com a consultoria Claudia Bittencourt, os segmentos que mais atraem essas redes são alimentos e calçados. "A empresa deve se fortalecer na região onde nasceu para depois buscar espaço em novos mercados", orienta.
Das companhias consultadas pela equipe do Diário, a Valmari e a Zoom têm maior presença no Grande ABC, com quatro lojas cada, e a Antídoto, com uma unidade. 

A Spa Odontológico, de São Bernardo, que ingressou no franchising neste ano, após 12 meses de estudo, negocia duas unidades para a Capital e Campinas. Segundo Conrado Ferreira Pinto, dono da marca, o custo da franquia é de R$ 80 mil.

Ele aposta na conversão de consultórios para o sistema de tratamentos de até dois dias. Além do Interior paulista e algumas capitais, a equipe da rede negocia com máster franqueados em Portugal e na Espanha.

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC



30 de jul. de 2010

Para o Dia dos Pais, comerciantes do Grande ABC miram alta de 20%

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC


O varejo regional está preparado para atender a demanda do Dia dos Pais, considerada quarta melhor data em faturamento para o comércio no País. Estabelecimentos nos shopping centers e comércio de rua intensificaram ao longo desta semana as campanhas para alavancar em até 20% as vendas em relação ao ano passado.
Em Diadema, um shopping center realiza a partir do dia 30 campanha para que dará ingresso para o cinema recém-inaugurado nas compras a partir de R$ 130,00. A expectativa do gerente geral do complexo Wilson Pelizaro é que as vendas sejam 20% superiores a 2009.
De acordo com a levantamento realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) com mais de 60 redes de diversos segmentos, o consumidor deverá desembolsar neste ano entre R$ 60 e R$ 100 nos presentes dos pais.
"O tíquete médio de compra está melhor neste ano. Esperamos crescimento de 10% porque o consumidor está mais confiante na economia do País e na estabilidade de seu emprego", observa diretor de relações institucionais da Alshop, Luis Augusto Ildefonso da Silva.
Enquanto em 2009, as opções eram as lembranças mais baratas, neste ano o gasto será até 15% maior quando comparado à data passada. Produtos que despontam nas intenções de compra são roupas, calçados, perfumes, celulares e livros.
Silva pondera que ano a ano o Dia dos Pais disputa com o Dia dos Namorados o posto de terceira melhora data para o varejo nacional, apenas atrás do Natal e Dia das Mães, que ocupam a liderança, respectivamente.
No comércio andreense, a previsão é que o aquecimento nas vendas fique entre 8% e 10%, segundo a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Para o presidente da entidade, Sidnei Muneratti, o setor está preparado e otimista para a data, sem qualquer ameaça aparecendo no horizonte.
"É um período muito importante para o comércio. Ajuda na manutenção dos empregos e é termômetro para as datas seguintes como Dia das Crianças e Natal", comenta Muneratti.
Mauá - Na campanha promocional dos Pais, um shopping mauaense utiliza o futebol, paixão de muitos pais para atrair os clientes e vender 18% a mais neste ano. O centro de compras organizou um quiz em que os participantes terão cinco minutos para responder o máximo de perguntas sobre futebol.
Os 20 melhores pontuadores poderão indicar um jogar para participar de partida com 14 ídolos como Ataliba, Serginho Chulapa, João Paulo, Gilmar e Mauro.
Redes de perfumaria e calçados estão animadas com data
O Dia dos Pais ajudará a impulsionar a venda de perfume e cosméticos neste ano. Para Cristina Ribeiro Bras, gerente de uma perfumaria andreense, as mulheres incentivam os homens a comprarem estes produtos. A previsão é que a loja tenha aumento de 20% frente ao igual período de 2009.

Um shopping da mesma cidade calcula alta de 15% no resultado. "É uma data interessante, que coincide com a liquidação de inverno, e ajuda os lojistas de confecção", diz o superintendente do Henrique Carvalho.
Para Selma Moraes Ferreira, gerente de loja de calçados num centro de compras de São Bernardo, o tíquete médio neste período deverá ser de R$ 200. "Percebo que o mercado está melhorando em relação ao ano passado, tanto que esperamos crescimento de 10%", afirma.
Além disso, uma grande supermercadista crê que a venda de TVs com conversor digital de bolso crescerá 40%, sendo um dos destaques na categoria de eletroeletrônicos.