1 de ago. de 2010

Franquias regionais avançam pelo País


Planos ambiciosos para estar entre os maiores franqueadores do País, criação de ferramentas de vendas e negociação com empresários internacionais estão entre as principais metas das franquias nascidas na região para avançar no setor que faturou R$ 63 bilhões em 2009.
Há 11 anos no mercado, a andreense Antídoto Cosméticos vê fôlego no segmento de perfumaria e cosméticos. Após faturar R$ 40 milhões no ano passado, a rede com 112 lojas, a maioria no Sudeste, acumula crescimento de 38% no primeiro semestre.
Além do ponto tradicional, a marca tem quiosque, venda por catálogo e franquia virtual, lançada há dois meses. "A loja on-line receberá os pedidos dos CEPs na região em que está instalada. É um canal que cresce muito", diz a sócia Vera Lucia Lukesic. O aporte na loja virtual é de R$ 19,9 mil, o quiosque custa R$ 47,5 mil e a loja tradicional R$ 70,5 mil. O prazo de retorno fica entre 18 e 24 meses. Neste ano serão abertas 24 lojas e 12 franquias virtuais entre Interior paulista e Nordeste.
Na mesma área, a Valmari Cosméticos, de Diadema, que vendeu 90% do capital para um fundo de investimento em 2009, focará a atuação no consumidor final. Até então, as lojas atendiam mais os profissionais de estética. "A prioridade é estar nos shoppings para dar visibilidade à marca. É um novo posicionamento após 25 anos de mercado", afirma o diretor de franquias, Mário Zafalon.
As 70 unidades estão no Sul e Sudeste e a promessa é acelerar abertura de 24 pontos em um ano no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nordeste. O investidor interessado na Valmari precisa desembolsar R$ 190 mil, com retorno estimado de 24 a 36 meses. A rede prevê crescer 50% neste ano.
POTENCIAL - Com franquias há dois anos, a são-caetanense Zoom, que em parceria com a Lego desenvolve jogos educativos para crianças, tem ambição de ser a maior do País em número de franqueados em cinco anos, com 3.800 unidades.
O diretor da marca, Maurício Caetano, explica que existe o franqueado premium, responsável por território maior, e o educador, que aplica os programas extracurriculares. Esses geralmente são professores que complementam a renda.

Entrar nesta rede requer a partir de R$ 250 mil para o premium e R$ 25 mil para o educador. Os retornos são a entre 12 e 24 meses, respectivamente. A Zoom tem 17 franqueados premium e 33 educadores espalhados por 12 Estados.

Espaço no mercado está mais disputado
Mesmo com certa dificuldade, as pequenas e médias marcas de franquia estão encontrando fora do eixo Rio-São Paulo-BeloHorizonte espaço para crescer e se estabelecer frente às grandes do setor.
De acordo com a consultoria Claudia Bittencourt, os segmentos que mais atraem essas redes são alimentos e calçados. "A empresa deve se fortalecer na região onde nasceu para depois buscar espaço em novos mercados", orienta.
Das companhias consultadas pela equipe do Diário, a Valmari e a Zoom têm maior presença no Grande ABC, com quatro lojas cada, e a Antídoto, com uma unidade. 

A Spa Odontológico, de São Bernardo, que ingressou no franchising neste ano, após 12 meses de estudo, negocia duas unidades para a Capital e Campinas. Segundo Conrado Ferreira Pinto, dono da marca, o custo da franquia é de R$ 80 mil.

Ele aposta na conversão de consultórios para o sistema de tratamentos de até dois dias. Além do Interior paulista e algumas capitais, a equipe da rede negocia com máster franqueados em Portugal e na Espanha.

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC



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