30 de jul. de 2010

Para o Dia dos Pais, comerciantes do Grande ABC miram alta de 20%

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC


O varejo regional está preparado para atender a demanda do Dia dos Pais, considerada quarta melhor data em faturamento para o comércio no País. Estabelecimentos nos shopping centers e comércio de rua intensificaram ao longo desta semana as campanhas para alavancar em até 20% as vendas em relação ao ano passado.
Em Diadema, um shopping center realiza a partir do dia 30 campanha para que dará ingresso para o cinema recém-inaugurado nas compras a partir de R$ 130,00. A expectativa do gerente geral do complexo Wilson Pelizaro é que as vendas sejam 20% superiores a 2009.
De acordo com a levantamento realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) com mais de 60 redes de diversos segmentos, o consumidor deverá desembolsar neste ano entre R$ 60 e R$ 100 nos presentes dos pais.
"O tíquete médio de compra está melhor neste ano. Esperamos crescimento de 10% porque o consumidor está mais confiante na economia do País e na estabilidade de seu emprego", observa diretor de relações institucionais da Alshop, Luis Augusto Ildefonso da Silva.
Enquanto em 2009, as opções eram as lembranças mais baratas, neste ano o gasto será até 15% maior quando comparado à data passada. Produtos que despontam nas intenções de compra são roupas, calçados, perfumes, celulares e livros.
Silva pondera que ano a ano o Dia dos Pais disputa com o Dia dos Namorados o posto de terceira melhora data para o varejo nacional, apenas atrás do Natal e Dia das Mães, que ocupam a liderança, respectivamente.
No comércio andreense, a previsão é que o aquecimento nas vendas fique entre 8% e 10%, segundo a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Para o presidente da entidade, Sidnei Muneratti, o setor está preparado e otimista para a data, sem qualquer ameaça aparecendo no horizonte.
"É um período muito importante para o comércio. Ajuda na manutenção dos empregos e é termômetro para as datas seguintes como Dia das Crianças e Natal", comenta Muneratti.
Mauá - Na campanha promocional dos Pais, um shopping mauaense utiliza o futebol, paixão de muitos pais para atrair os clientes e vender 18% a mais neste ano. O centro de compras organizou um quiz em que os participantes terão cinco minutos para responder o máximo de perguntas sobre futebol.
Os 20 melhores pontuadores poderão indicar um jogar para participar de partida com 14 ídolos como Ataliba, Serginho Chulapa, João Paulo, Gilmar e Mauro.
Redes de perfumaria e calçados estão animadas com data
O Dia dos Pais ajudará a impulsionar a venda de perfume e cosméticos neste ano. Para Cristina Ribeiro Bras, gerente de uma perfumaria andreense, as mulheres incentivam os homens a comprarem estes produtos. A previsão é que a loja tenha aumento de 20% frente ao igual período de 2009.

Um shopping da mesma cidade calcula alta de 15% no resultado. "É uma data interessante, que coincide com a liquidação de inverno, e ajuda os lojistas de confecção", diz o superintendente do Henrique Carvalho.
Para Selma Moraes Ferreira, gerente de loja de calçados num centro de compras de São Bernardo, o tíquete médio neste período deverá ser de R$ 200. "Percebo que o mercado está melhorando em relação ao ano passado, tanto que esperamos crescimento de 10%", afirma.
Além disso, uma grande supermercadista crê que a venda de TVs com conversor digital de bolso crescerá 40%, sendo um dos destaques na categoria de eletroeletrônicos.

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