O empresário Marco César Ballarin, dono da Ballarin Imóveis e sócio na Invest-Bens Planejamento Imobiliário, aguarda a aprovação pela Prefeitura de Diadema do projeto de 720 apartamentos que serão erguidos na área verde de 42 mil m² no bairro Serraria, que pertenceu ao jurista já falecido Miguel Reale.
O empreendimento habitacional é assinado pelo arquiteto Fernando Silvério de Souza, irmão do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Silvério de Souza, e filho do ex-vereador Edgar de Sousa. Todos são filiados ao PV de Diadema.
Entre 2008 e 2009, três alterações no Plano Diretor aprovadas pelo Legislativo, a pedido do Executivo, excluíram o terreno do rol dos imóveis de Iphac (Imóvel de Interesse Paisagístico, Histórico, Artístico e Cultural). Não houve discussão prévia e autorização por parte dos representantes do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), conforme determinação legal. A Prefeitura nega. O Ministério Público investiga o caso.
Duas emendas aprovadas alteram o zoneamento das áreas de preservação ambiental na cidade que passam a ter uso semelhante às categorias do entorno.
O vereador Laércio Soares (PCdoB) é o autor das emendas - uma modificativa e outra substitutiva. "Não fiz nada para favorecer ou piorar, mas para garantir as características de construção do entorno", defende-se Laércio, que até o início de abril era o líder do prefeito Mário Reali na Câmara.
Legislação à parte, Ballarin prefere não entrar na polêmica. "O empreendimento irá beneficiar o próprio município ao oferecer apartamentos para público com faixa de renda entre três e seis salários míninos, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida", afirmou.
A propriedade conserva a vegetação encontrada na região nos anos 40, oriunda da Mata Atlântica. Mas o empresário garantiu que "a maioria do empreendimento" será erguida onde predominam eucaliptos - a extração de sua madeira é permitida e utilizada nos projetos de reflorestamento.
Ballarin rebateu as críticas dos ambientalistas, além de se indignar com os abaixo-assinados que correm pela cidade contra a extinção da vegetação no local - Diadema é a segunda cidade do País em densidade demográfica. "Compramos área de preservação ambiental que não gera recurso, sem falar no valor alto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O desmatamento será de apenas 40%. O restante será preservado", reforçou o empreendedor.
‘Filippi queria fazer um parque'', diz Ebe Reale
"O prefeito Filippi queria transformar em um parque esportivo com preservação da área verde", afirmou a historiadora Ebe Reale, filha do professor Miguel Reale, referindo-se à chácara adquirida pelo pai em 1946, no bairro Serraria. José de Filippi Júnior (PT) foi chefe do Executivo de Diadema por três mandatos na cidade.
Em entrevista exclusiva ao Diário, concedida na Fundação Nuce e Miguel Reale, em São Paulo, Ebe lembrou dos tempos em que frequentava a chácara ao lado dos pais e dos dois irmãos. "Saíamos em estrada de terra, do hoje Clube Monte Líbano, para a antiga Vila Conceição, que mais tarde receberia o nome de Diadema por sugestão de papai", contou. Tempos depois, receberia o título de Padrinho de Diadema.
No sítio, que seria batizado como São Miguel, o renomado acadêmico e jurista passava os fins de semana e as férias. "Ele tinha loucura por aquele lugar. Era a paixão dele. Ali plantou muitas árvores", afirmou a filha, mais adepta do mar do que do campo.
Com o passar das décadas, o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) começou a pesar - ela não revelou o valor pago à Prefeitura. Por isso, Miguel Reale não queria se desfazer da área verde, mas defendia a venda para o governo. "Foram várias as tratativas com a Prefeitura, inclusive o Filippi foi no sítio conversar com o papai. A transformação em pista de caminhada, centro esportivo e biblioteca, foi, inclusive, proposta de campanha de reeleição para o terceiro mandato", lembrou. A Prefeitura justificou falta de dinheiro.
Segundo Ebe, a direção da Saned (Companhia de Saneamento Básico de Diadema) também mostrou interesse na compra da área para lazer. A empresa municipal informou, em nota, que "não consta no histórico de projetos a construção de um parque."
Com a morte do professor em 14 de abril de 2006, aos 95 anos, a família Reale vendeu o imóvel em 26 de agosto de 2008 para a Invest-Bens, que tem Marco César Ballarin como sócio. O sítio foi vendido por R$ 2 milhões.
"Vendemos a chácara com a garantia do Marco que um grupo de empresários manteria a área verde para uso dos funcionários e familiares", afirmou Ebe. O que foi confirmado por Ballarin à reportagem.
fonte: Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
18 de mai. de 2010
Reali defende renovação urbana em Diadema
O prefeito de Diadema, Mário Reali, afirmou nesta segunda-feira(17/05) que a cidade tem potencial de crescimento imobiliário e urbanístico. O motivo, segundo ele, é a força da economia local, que possui um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 9 bilhões por ano e a renda dos munícipes, que vem crescendo ano a ano.
“Temos um potencial muito grande de desenvolvimento econômico. Por isso temos condições de viver na cidade e de promover uma renovação urbana, como o processo de verticalização, assim como o que ocorre em muitos pontos de São Paulo. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas e mantê-las na cidade”, afirma.
Reali, que participou nesta segunda-feira de um almoço com empresários e empreendedores do setor de construção civil na sede da AcigABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras de Condomínios do ABC) destacou que o interesse do setor imobiliário pelo município vem crescendo.
Enquanto em 2008 cerca de mil unidades habitacionais estavam em processo de estudo e aprovação, em 2009 este número dobrou e, neste ano, já atingiu a marca de 4 mil unidades. Para o presidente da AcigABC, Milton Bigucci, Diadema é uma grande aposta do setor, não só para imóveis populares, mas também para os de luxo.
“Diadema é uma cidade que tem um potencial muito grande para o crescimento imobiliário. É um município pronto, com ótima infraestrutura e carente de imóveis. Apesar de ter pessoas com um menor poder aquisitivo, isso não significa que não há espaço para imovies de luxo, pois há potencial para isso também”, completa.
Entretanto, o boom imobiliário pode chegar com o Programa Minha Casa Minha Vida. Cerca de 60% dos imóveis em processo de aprovação em Diadema são provenientes do Programa Minha Casa Minha Vida. Para Bigucci, os preços dos terrenos disponíveis para a construção imobiliária são os vilões do programa habitacional do governo federal, principalmente para aquelas famílias com renda mensal de zero a seis salários mínimos.
Entretanto, segundo o presidente a Associação, por ser um município com poder aquisitivo mais baixo que as vizinhas Santo André, São Bernardo e São Caetano, Diadema deverá ser a cidade com o maior número do projetos aprovados.
fonte: Aline Bosio - Repórter Diário
“Temos um potencial muito grande de desenvolvimento econômico. Por isso temos condições de viver na cidade e de promover uma renovação urbana, como o processo de verticalização, assim como o que ocorre em muitos pontos de São Paulo. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas e mantê-las na cidade”, afirma.
Reali, que participou nesta segunda-feira de um almoço com empresários e empreendedores do setor de construção civil na sede da AcigABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras de Condomínios do ABC) destacou que o interesse do setor imobiliário pelo município vem crescendo.
Enquanto em 2008 cerca de mil unidades habitacionais estavam em processo de estudo e aprovação, em 2009 este número dobrou e, neste ano, já atingiu a marca de 4 mil unidades. Para o presidente da AcigABC, Milton Bigucci, Diadema é uma grande aposta do setor, não só para imóveis populares, mas também para os de luxo.
“Diadema é uma cidade que tem um potencial muito grande para o crescimento imobiliário. É um município pronto, com ótima infraestrutura e carente de imóveis. Apesar de ter pessoas com um menor poder aquisitivo, isso não significa que não há espaço para imovies de luxo, pois há potencial para isso também”, completa.
Entretanto, o boom imobiliário pode chegar com o Programa Minha Casa Minha Vida. Cerca de 60% dos imóveis em processo de aprovação em Diadema são provenientes do Programa Minha Casa Minha Vida. Para Bigucci, os preços dos terrenos disponíveis para a construção imobiliária são os vilões do programa habitacional do governo federal, principalmente para aquelas famílias com renda mensal de zero a seis salários mínimos.
Entretanto, segundo o presidente a Associação, por ser um município com poder aquisitivo mais baixo que as vizinhas Santo André, São Bernardo e São Caetano, Diadema deverá ser a cidade com o maior número do projetos aprovados.
fonte: Aline Bosio - Repórter Diário
17 de mai. de 2010
13 de mai. de 2010
Diadema inicia obras viárias no Campanário e no Centro
Do Diário OnLine
A Prefeitura de Diadema informou nesta quinta-feira que deu início ao projeto de intervenções viárias no Bairro Campanário e na Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, na região central do município.
As obras no Campanário consistem na readequação geométrica da Praça Maria Aparecida. De acordo com a Prefeitura, a abertura de uma alça de acesso ligando a Avenida Paranapanema à Avenida Brasília vai abreviar o retorno dos veículos que trafegam pela via.
Os serviços incluem, ainda, a retirada de três semáforos, a recuperação asfáltica das vias do entorno, a colocação de guias e sarjetas e a recuperação de calçadas. A pavimentação das ruas atingirá cerca de 3.400 m².
Também foram iniciadas as obras de recapeamento da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, entre a Avenida Prestes Maia e Rua Manoel Amaral, na pista sentido Centro da cidade. O trabalho é realizado das 22h às 5h, em vista do tráfego pesado da região durante o período diurno.
A Prefeitura de Diadema informou nesta quinta-feira que deu início ao projeto de intervenções viárias no Bairro Campanário e na Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, na região central do município.
As obras no Campanário consistem na readequação geométrica da Praça Maria Aparecida. De acordo com a Prefeitura, a abertura de uma alça de acesso ligando a Avenida Paranapanema à Avenida Brasília vai abreviar o retorno dos veículos que trafegam pela via.
Os serviços incluem, ainda, a retirada de três semáforos, a recuperação asfáltica das vias do entorno, a colocação de guias e sarjetas e a recuperação de calçadas. A pavimentação das ruas atingirá cerca de 3.400 m².
Também foram iniciadas as obras de recapeamento da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível, entre a Avenida Prestes Maia e Rua Manoel Amaral, na pista sentido Centro da cidade. O trabalho é realizado das 22h às 5h, em vista do tráfego pesado da região durante o período diurno.
10 de mai. de 2010
Diadema tem treinamento nas áreas de plástico e borracha
DIADEMA - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast), o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindibor) e a prefeitura local, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, realizam de hoje a 21 de maio o segundo treinamento do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) voltado para os setores do plástico e da borracha.
A capacitação é gratuita e desta vez o tema abordado será sobre Gestão de Produção. O evento já conta com mais de 46 pessoas inscritas.
O treinamento terá 40 horas e será realizada no Anfiteatro do Paço Municipal, Rua Almirante Barroso, 111, Vila Dirce. As aulas apresentadas vão levar informações sobre administração e gestão; papéis, objetivos e estratégia da produção; importância e natureza no planejamento e controle; qualidade total e os desafios da produção; e planejamento e controle de estoque. Também serão abordados os sistemas MRP-I, MRP-II e OPT e planejamento just-in-time (JIT). Para Adriano da Conceição Canário, representante de direção em uma indústria de plástico de Diadema, a participação nos treinamentos do PDS agrega valor à produção das empresas e traz mais conhecimento e qualificação para quem participa.
"Eu estive no primeiro treinamento, o de Gestão de Qualidade e foi enriquecedor. Com o curso ampliei minha visão sobre qualidade e hoje vejo que não é só uma questão de controle, é algo maior que envolve a empresa como o todo", afirma. Ele ressalta que participará do segundo treinamento e que trará mais colegas de trabalho para fazer o curso.
Competitividade
O Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) foi lançado em março deste ano e tem como foco o aumento na competitividade das empresas dos segmentos do plástico e da borracha. Em Diadema, os dois setores reúnem 350 indústrias e juntas geram mais de 3.200 empregos no município.
O desenvolvimento do programa recebe R$ 520 mil e os recursos são compartilhados entre a prefeitura e os parceiros do projeto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindplast) e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindbor).
O Plano levará 14 meses para ser trabalhado e prevê treinamentos nas áreas de Qualidade e Gestão, Inovação, Meio Ambiente e Manejo Responsável, Responsabilidade Social, Gestão Tributária e de Pessoas, Convenção Coletiva de Trabalho e Gestão Participativa de Resultados.
Pesquisa
O Plano de Desenvolvimento Setorial realizará ainda uma pesquisa em inovação e gestão e uma rodada tecnológica. Tais ações vão unir empresas e pesquisadores visando a identificação da maior oferta e da maior demanda dentro das empresas. Na primeira capacitação, Gestão de Qualidade, participaram 31 representantes de 18 empresas.
No total serão realizados 10 treinamentos. Para os interessados em mais informações no Departamento de Articulação e Desenvolvimento Empresarial, os telefones são: (11) 4057-7426 e 4057-7418, falar com Angela ou Catarina. Ou por e-mail: desenvolvimentoempresarial@diadema.sp.gov.br.
fonte - DCI
A capacitação é gratuita e desta vez o tema abordado será sobre Gestão de Produção. O evento já conta com mais de 46 pessoas inscritas.
O treinamento terá 40 horas e será realizada no Anfiteatro do Paço Municipal, Rua Almirante Barroso, 111, Vila Dirce. As aulas apresentadas vão levar informações sobre administração e gestão; papéis, objetivos e estratégia da produção; importância e natureza no planejamento e controle; qualidade total e os desafios da produção; e planejamento e controle de estoque. Também serão abordados os sistemas MRP-I, MRP-II e OPT e planejamento just-in-time (JIT). Para Adriano da Conceição Canário, representante de direção em uma indústria de plástico de Diadema, a participação nos treinamentos do PDS agrega valor à produção das empresas e traz mais conhecimento e qualificação para quem participa.
"Eu estive no primeiro treinamento, o de Gestão de Qualidade e foi enriquecedor. Com o curso ampliei minha visão sobre qualidade e hoje vejo que não é só uma questão de controle, é algo maior que envolve a empresa como o todo", afirma. Ele ressalta que participará do segundo treinamento e que trará mais colegas de trabalho para fazer o curso.
Competitividade
O Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) foi lançado em março deste ano e tem como foco o aumento na competitividade das empresas dos segmentos do plástico e da borracha. Em Diadema, os dois setores reúnem 350 indústrias e juntas geram mais de 3.200 empregos no município.
O desenvolvimento do programa recebe R$ 520 mil e os recursos são compartilhados entre a prefeitura e os parceiros do projeto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindplast) e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindbor).
O Plano levará 14 meses para ser trabalhado e prevê treinamentos nas áreas de Qualidade e Gestão, Inovação, Meio Ambiente e Manejo Responsável, Responsabilidade Social, Gestão Tributária e de Pessoas, Convenção Coletiva de Trabalho e Gestão Participativa de Resultados.
Pesquisa
O Plano de Desenvolvimento Setorial realizará ainda uma pesquisa em inovação e gestão e uma rodada tecnológica. Tais ações vão unir empresas e pesquisadores visando a identificação da maior oferta e da maior demanda dentro das empresas. Na primeira capacitação, Gestão de Qualidade, participaram 31 representantes de 18 empresas.
No total serão realizados 10 treinamentos. Para os interessados em mais informações no Departamento de Articulação e Desenvolvimento Empresarial, os telefones são: (11) 4057-7426 e 4057-7418, falar com Angela ou Catarina. Ou por e-mail: desenvolvimentoempresarial@diadema.sp.gov.br.
fonte - DCI
8 de mai. de 2010
Diadema apresenta pesquisa sobre setor de cosméticos
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, realizou nesta quinta-feira (06/05), no Anfiteatro do Paço Municipal, o ‘Seminário de Hábitos de Consumo em Cosméticos’. O encontro apresentou às empresas do Polo de Cosméticos da cidade a pesquisa, realizada a cada três anos, sobre hábitos de uso e compras no setor. O estudo foi concluído no segundo semestre de 2009 e envolveu pesquisa de 21 categorias de produtos para cabelo, pele e maquiagem.
A pesquisa foi feita pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e empresas do segmento, com o objetivo de conhecer melhor os hábitos do consumidor brasileiro e, com isso, oferecer produtos que atendam suas necessidades. De acordo com o coordenador de Núcleos Regionais, Airton Biscuola, a cidade foi escolhida para apresentar a pesquisa por ser uma parceira importante da Associação. “Estamos retomando essas ações como Polo de Cosméticos do município pela sua importância a nível Regional e Nacional”, informou.
Realizada desde 1989, a pesquisa envolve levantamento com abrangência nacional em mais de quatro mil domicílios. As entrevistas são individuais, para público de 14 a 65 anos, e aplicadas em cidades a partir de 200 mil habitantes. Entre os itens observados estão hábitos e uso, conhecimentos dos produtos, local e critério de compra, freqüência de uso e marca.
FONTE: Cinthia Isabel - JORNAL ABCD MAIOR
A pesquisa foi feita pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e empresas do segmento, com o objetivo de conhecer melhor os hábitos do consumidor brasileiro e, com isso, oferecer produtos que atendam suas necessidades. De acordo com o coordenador de Núcleos Regionais, Airton Biscuola, a cidade foi escolhida para apresentar a pesquisa por ser uma parceira importante da Associação. “Estamos retomando essas ações como Polo de Cosméticos do município pela sua importância a nível Regional e Nacional”, informou.
Realizada desde 1989, a pesquisa envolve levantamento com abrangência nacional em mais de quatro mil domicílios. As entrevistas são individuais, para público de 14 a 65 anos, e aplicadas em cidades a partir de 200 mil habitantes. Entre os itens observados estão hábitos e uso, conhecimentos dos produtos, local e critério de compra, freqüência de uso e marca.
FONTE: Cinthia Isabel - JORNAL ABCD MAIOR
Dana abre 52 vagas de estágio em SP e no RS
A empresa de autopeças Dana lança seu Programa de Estágio 2010, que terá 52 vagas de para atuação em diversas áreas, como engenharia de produto, manufatura, financeiro e controladoria, compras e fornecedores, vendas e recursos humanos. As inscrições terminam no dia 14 de maio para as vagas disponíveis para o Complexo Industrial em Gravataí (RS) e no dia 28 para os interessados em vagas nas operações em Sorocaba e Diadema (SP).
São 30 vagas para Gravataí e 22 para Diadema e Sorocaba. Os estagiários participarão de dois projetos específicos e receberão bolsa-auxílio atrativa, auxílio transporte e alimentação, além da possibilidade de efetivação. Para participar é preciso ter 18 anos completos até junho de 2010, conhecimentos em nível intermediário da língua inglesa, disponibilidade de pelo menos um ano para estágio e estar cursando engenharia (produção, metalúrgica, mecânica, materiais, elétrica, química), administração, contábeis, economia, psicologia ou secretariado, além de ter pelo menos 50% do curso concluído.
O processo de seleção será realizado em quatro etapas: inscrição, prova on-line de inglês, dinâmica de grupo e entrevista individual com apresentação de projeto acadêmico. O início das atividades para os selecionados está previsto para julho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.dana.com.br/estagio2010.
fonte: Interpress Motor
São 30 vagas para Gravataí e 22 para Diadema e Sorocaba. Os estagiários participarão de dois projetos específicos e receberão bolsa-auxílio atrativa, auxílio transporte e alimentação, além da possibilidade de efetivação. Para participar é preciso ter 18 anos completos até junho de 2010, conhecimentos em nível intermediário da língua inglesa, disponibilidade de pelo menos um ano para estágio e estar cursando engenharia (produção, metalúrgica, mecânica, materiais, elétrica, química), administração, contábeis, economia, psicologia ou secretariado, além de ter pelo menos 50% do curso concluído.
O processo de seleção será realizado em quatro etapas: inscrição, prova on-line de inglês, dinâmica de grupo e entrevista individual com apresentação de projeto acadêmico. O início das atividades para os selecionados está previsto para julho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.dana.com.br/estagio2010.
fonte: Interpress Motor
5 de mai. de 2010
Treinamento incrementa comércio local
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
Modelo semelhante ao programa lançado pela Prefeitura de Santo André na semana passada, o Bairros+Fortes, já foi implementado em Diadema meses atrás. O Bom Negócio, assim como a iniciativa andreense, busca capacitar comerciantes para que sejam detectadas deficiências na operação que a impeçam de vender mais. O intuito da Prefeitura de Diadema é elevar entre 15% e 20% o faturamento de cada um dos 139 estabelecimentos participantes, sendo 105 formais e 34 informais.
Ao todo, estão sendo oferecidas 28 horas de consultoria personalizada para cada um dos empreendimentos. "Estão sendo feitas visitas de consultores do Senac e Sebrae para avaliar uma série de itens na loja. São analisados aspectos como vitrine, atendimento, visibilidade dos preços, circulação de clientes, se é facilitada, se existe banheiro, etc", explica Cássio Morelli, diretor de articulação e desenvolvimento empresarial da Prefeitura de Diadema.
Estabelecimentos dos bairros Eldorado e Piraporinha estão sendo visitados desde o início do ano e a capacitação já vem dando resultados. A comerciante Thelma La Selva, proprietária da loja Miami Beach Modas, mudou completamente o direcionamento de seu negócio após a consultoria. "Virei o jogo. Trabalhava com roupas masculinas, femininas, infantis, bolsas e bijouterias. Minha loja estava sem foco", aponta.
Thelma conta que hoje procura apenas variedades de vestuário masculino e feminino. "Mudei a fachada, a vitrine, coloquei mais araras na loja, a fim de deixar livre acesso aos clientes, tirei enfeites em excesso e ainda mudei o quadro de funcionários."
Antes, trabalhavam dois homens, agora, três mulheres. Por orientação do Sebrae, acordo com fornecedores lhe rendeu pintura nova nas paredes de sua loja. "Hoje, consigo realizar diversas mudanças sem gastar dinheiro. Algumas pessoas não levam a sério a capacitação, mas é a opinião que faz a diferença", avalia.
Desde fevereiro, Thelma conseguiu elevar o faturamento da Miami Beach em 20%. Ela objetiva aumentar em 70% suas vendas até o fim do ano e contratar mais uma funcionária. "Antes, nem registrava o pessoal. Hoje, sei que é bem melhor assim. E, conforme for sobrecarregando as meninas, eu contrato mais gente."
Segundo Morelli, a ideia é finalizar a etapa do visual merchandising, que consiste na visitação aos comércios, até junho. Na sequencia, será feita outra avaliação e os participantes integrarão cursos sobre gestão, estoque e fluxo de caixa, entre outros assuntos.
"Queremos expandir a iniciativa para outros bairros, pois o objetivo é tornar todos os estabelecimentos da cidade mais rentáveis, melhorando o ambiente de trabalho e a qualidade da mão de obra, assim melhorando como um todo o nível do comércio em Diadema", afirma o diretor.
Do Diário do Grande ABC
Modelo semelhante ao programa lançado pela Prefeitura de Santo André na semana passada, o Bairros+Fortes, já foi implementado em Diadema meses atrás. O Bom Negócio, assim como a iniciativa andreense, busca capacitar comerciantes para que sejam detectadas deficiências na operação que a impeçam de vender mais. O intuito da Prefeitura de Diadema é elevar entre 15% e 20% o faturamento de cada um dos 139 estabelecimentos participantes, sendo 105 formais e 34 informais.
Ao todo, estão sendo oferecidas 28 horas de consultoria personalizada para cada um dos empreendimentos. "Estão sendo feitas visitas de consultores do Senac e Sebrae para avaliar uma série de itens na loja. São analisados aspectos como vitrine, atendimento, visibilidade dos preços, circulação de clientes, se é facilitada, se existe banheiro, etc", explica Cássio Morelli, diretor de articulação e desenvolvimento empresarial da Prefeitura de Diadema.
Estabelecimentos dos bairros Eldorado e Piraporinha estão sendo visitados desde o início do ano e a capacitação já vem dando resultados. A comerciante Thelma La Selva, proprietária da loja Miami Beach Modas, mudou completamente o direcionamento de seu negócio após a consultoria. "Virei o jogo. Trabalhava com roupas masculinas, femininas, infantis, bolsas e bijouterias. Minha loja estava sem foco", aponta.
Thelma conta que hoje procura apenas variedades de vestuário masculino e feminino. "Mudei a fachada, a vitrine, coloquei mais araras na loja, a fim de deixar livre acesso aos clientes, tirei enfeites em excesso e ainda mudei o quadro de funcionários."
Antes, trabalhavam dois homens, agora, três mulheres. Por orientação do Sebrae, acordo com fornecedores lhe rendeu pintura nova nas paredes de sua loja. "Hoje, consigo realizar diversas mudanças sem gastar dinheiro. Algumas pessoas não levam a sério a capacitação, mas é a opinião que faz a diferença", avalia.
Desde fevereiro, Thelma conseguiu elevar o faturamento da Miami Beach em 20%. Ela objetiva aumentar em 70% suas vendas até o fim do ano e contratar mais uma funcionária. "Antes, nem registrava o pessoal. Hoje, sei que é bem melhor assim. E, conforme for sobrecarregando as meninas, eu contrato mais gente."
Segundo Morelli, a ideia é finalizar a etapa do visual merchandising, que consiste na visitação aos comércios, até junho. Na sequencia, será feita outra avaliação e os participantes integrarão cursos sobre gestão, estoque e fluxo de caixa, entre outros assuntos.
"Queremos expandir a iniciativa para outros bairros, pois o objetivo é tornar todos os estabelecimentos da cidade mais rentáveis, melhorando o ambiente de trabalho e a qualidade da mão de obra, assim melhorando como um todo o nível do comércio em Diadema", afirma o diretor.
Polo de Cosméticos conhece amanhã as tendências 2010
Fernando Bortolin
Agência BOM DIA
O setor de cosméticos tem encontro marcado amanhã, em Diadema, dia em que a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) apresenta para empresas do setor, com destaque para as 30 fábricas do Polo de Cosméticos de Diadema, pesquisa de hábitos, consumos e tendências para o setor. O encontro é aberto e gratuito para empresários, mas fechado para a imprensa.
“Nem eu sei o conteúdo da pesquisa”, afirma o secretário de desenvolvimento econômico de Diadema, Luís Paulo Bresciani. “Mas posso dizer que é um conjunto de diretrizes importantes para os empresários do setor, pois revela tendências e ajuda no planejamento estratégico da produção e das vendas do setor”, aponta.
Acesso a novas tecnologias, apoio de universidades nacionais e internacionais, possibilidade de cooperação técnica com produtores franceses, boas práticas de produção e inserção a iniciativas voltadas para exportação são alguns dos eixos propostos pelo estudo da ABIHPEC. “Mas não tenho o menor conhecimento dos resultados da pesquisa e o que será apresentado”, afirma Bresciani.
Segundo o secretário, o Polo de Cosméticos reúne 30 fabricantes em Diadema e é responsável por 1,6 mil empregos diretos.
O Brasil é o 3º maior mercado de produtos cosméticos do mundo. Tem 1.659 empresas, das quais 732 em São Paulo, e faturou em 2009 um total de US$ 28,4 bilhões. Ao todo, emprega 3,6 milhões de pessoas.
Valmari já vendeu 30% mais neste ano
A Valmari Cosméticos, em Diadema, fechou o 1º trimestre do ano com crescimento de 30% nas vendas e tem como meta expandir essas vendas em 50% até o fim do ano.
“Temos um mix de 300 produtos, empregamos 68 trabalhadores, temos uma área industrial total de 5 mil m² em Diadema e contamos com 73 franqueados em quase todos os Estados brasileiros. Mas, a partir de agosto, vamos abrir duas franquias por mês, até atingir 300 franqueados em todo o território nacional, nos próximos cinco anos”, afirma o presidente da empresa, Silvestre Resende.
“Acho os estudos da Abihpec uma das melhores ferramentas de mercado, com dados e posições confiáveis, que servem para o direcionamento de negócios, além de dar uma visão de perspectiva e tendências para o negócio”, afirma o empresário, que estará presente no 'Seminário de Hábitos de Consumo em Cosméticos', a ser realizado amanhã, no Anfiteatro do Paço Municipal de Diadema, das 9h às 17h.
“Começamos como uma empresa de pequeno porte e estamos crescendo de forma controlada, mas consistente”, diz ele, ao destacar que o setor passou por cima da crise vivida no ano passado.
A consolidação de franquias é um caminho a ser trilhado, mas Resende está de olho nas exportações também. “Assim que o mercado externo melhorar, voltaremos com força a esse setor
Agência BOM DIA
O setor de cosméticos tem encontro marcado amanhã, em Diadema, dia em que a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) apresenta para empresas do setor, com destaque para as 30 fábricas do Polo de Cosméticos de Diadema, pesquisa de hábitos, consumos e tendências para o setor. O encontro é aberto e gratuito para empresários, mas fechado para a imprensa.
“Nem eu sei o conteúdo da pesquisa”, afirma o secretário de desenvolvimento econômico de Diadema, Luís Paulo Bresciani. “Mas posso dizer que é um conjunto de diretrizes importantes para os empresários do setor, pois revela tendências e ajuda no planejamento estratégico da produção e das vendas do setor”, aponta.
Acesso a novas tecnologias, apoio de universidades nacionais e internacionais, possibilidade de cooperação técnica com produtores franceses, boas práticas de produção e inserção a iniciativas voltadas para exportação são alguns dos eixos propostos pelo estudo da ABIHPEC. “Mas não tenho o menor conhecimento dos resultados da pesquisa e o que será apresentado”, afirma Bresciani.
Segundo o secretário, o Polo de Cosméticos reúne 30 fabricantes em Diadema e é responsável por 1,6 mil empregos diretos.
O Brasil é o 3º maior mercado de produtos cosméticos do mundo. Tem 1.659 empresas, das quais 732 em São Paulo, e faturou em 2009 um total de US$ 28,4 bilhões. Ao todo, emprega 3,6 milhões de pessoas.
Valmari já vendeu 30% mais neste ano
A Valmari Cosméticos, em Diadema, fechou o 1º trimestre do ano com crescimento de 30% nas vendas e tem como meta expandir essas vendas em 50% até o fim do ano.
“Temos um mix de 300 produtos, empregamos 68 trabalhadores, temos uma área industrial total de 5 mil m² em Diadema e contamos com 73 franqueados em quase todos os Estados brasileiros. Mas, a partir de agosto, vamos abrir duas franquias por mês, até atingir 300 franqueados em todo o território nacional, nos próximos cinco anos”, afirma o presidente da empresa, Silvestre Resende.
“Acho os estudos da Abihpec uma das melhores ferramentas de mercado, com dados e posições confiáveis, que servem para o direcionamento de negócios, além de dar uma visão de perspectiva e tendências para o negócio”, afirma o empresário, que estará presente no 'Seminário de Hábitos de Consumo em Cosméticos', a ser realizado amanhã, no Anfiteatro do Paço Municipal de Diadema, das 9h às 17h.
“Começamos como uma empresa de pequeno porte e estamos crescendo de forma controlada, mas consistente”, diz ele, ao destacar que o setor passou por cima da crise vivida no ano passado.
A consolidação de franquias é um caminho a ser trilhado, mas Resende está de olho nas exportações também. “Assim que o mercado externo melhorar, voltaremos com força a esse setor
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