10 de mai. de 2010

Diadema tem treinamento nas áreas de plástico e borracha

DIADEMA - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), além do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast), o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindibor) e a prefeitura local, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, realizam de hoje a 21 de maio o segundo treinamento do Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) voltado para os setores do plástico e da borracha.

A capacitação é gratuita e desta vez o tema abordado será sobre Gestão de Produção. O evento já conta com mais de 46 pessoas inscritas.

O treinamento terá 40 horas e será realizada no Anfiteatro do Paço Municipal, Rua Almirante Barroso, 111, Vila Dirce. As aulas apresentadas vão levar informações sobre administração e gestão; papéis, objetivos e estratégia da produção; importância e natureza no planejamento e controle; qualidade total e os desafios da produção; e planejamento e controle de estoque. Também serão abordados os sistemas MRP-I, MRP-II e OPT e planejamento just-in-time (JIT). Para Adriano da Conceição Canário, representante de direção em uma indústria de plástico de Diadema, a participação nos treinamentos do PDS agrega valor à produção das empresas e traz mais conhecimento e qualificação para quem participa.

"Eu estive no primeiro treinamento, o de Gestão de Qualidade e foi enriquecedor. Com o curso ampliei minha visão sobre qualidade e hoje vejo que não é só uma questão de controle, é algo maior que envolve a empresa como o todo", afirma. Ele ressalta que participará do segundo treinamento e que trará mais colegas de trabalho para fazer o curso.

Competitividade

O Plano de Desenvolvimento Setorial (PDS) foi lançado em março deste ano e tem como foco o aumento na competitividade das empresas dos segmentos do plástico e da borracha. Em Diadema, os dois setores reúnem 350 indústrias e juntas geram mais de 3.200 empregos no município.

O desenvolvimento do programa recebe R$ 520 mil e os recursos são compartilhados entre a prefeitura e os parceiros do projeto, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindplast) e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo (Sindbor).

O Plano levará 14 meses para ser trabalhado e prevê treinamentos nas áreas de Qualidade e Gestão, Inovação, Meio Ambiente e Manejo Responsável, Responsabilidade Social, Gestão Tributária e de Pessoas, Convenção Coletiva de Trabalho e Gestão Participativa de Resultados.

Pesquisa

O Plano de Desenvolvimento Setorial realizará ainda uma pesquisa em inovação e gestão e uma rodada tecnológica. Tais ações vão unir empresas e pesquisadores visando a identificação da maior oferta e da maior demanda dentro das empresas. Na primeira capacitação, Gestão de Qualidade, participaram 31 representantes de 18 empresas.

No total serão realizados 10 treinamentos. Para os interessados em mais informações no Departamento de Articulação e Desenvolvimento Empresarial, os telefones são: (11) 4057-7426 e 4057-7418, falar com Angela ou Catarina. Ou por e-mail: desenvolvimentoempresarial@diadema.sp.gov.br.

fonte - DCI

Nenhum comentário: