13 de abr. de 2022

Shopping de Diadema é modelo de sustentabilidade com uso de energia 100% renovável


Praça da Moça recebe, em média, 800 mil visitantes mensais e é vitrine de boas práticas para o varejo.

O Shopping Praça da Moça, em Diadema, na Grande São Paulo, acaba de ser reconhecido internacionalmente como modelo de sustentabilidade, com o recebimento do selo Trinity Energia padrão International REC Standard, que atesta o consumo de energia do empreendimento sendo 100% proveniente de fontes renováveis.

Em assunto de sustentabilidade, o mall é uma verdadeira vitrine de boas práticas ao setor varejista. Mensalmente, os mais de 800 mil visitantes que frequentam o local convivem com ações como água de reuso em sanitários e mictórios, arrecadação de lacres de latinhas e tampinhas de garrafas para doação à Ongs, bebedouros com contagem de redução de garrafas pet, torneiras com redutor de consumo, secadores de mãos, teto no estilo Skylight, que promove a iluminação natural na maior parte do dia, sendo necessário ativação da luz artificial apenas por algumas horas e geradores à gás.

“Entendemos que um shopping é muito mais do que um centro comercial. É um local onde as pessoas convivem, onde podem ser impactadas por boas práticas e incentivadas a repensar a forma como utilizam os recursos naturais. Ao adotarmos práticas sustentáveis, além de um impacto gigantesco no meio ambiente e na vida das pessoas, oferecemos uma reflexão às marcas que estão conosco e também aos consumidores, que passam a repensar a maneira como agem em suas próprias casas. Receber o certificado de que todo o nosso consumo é proveniente de 100% de energia renovável é, para nós, uma conquista coletiva das nossas ações e do apoio do nosso público. É motivo de orgulho para toda cidade de Diadema”, destaca Daniel Lima, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça.

Energia renovável amiga do meio ambiente

De acordo com a certificação, o Shopping Praça da Moça, entre 2020 e 2021, deixou de emitir 1.159 toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente ao plantio de 8.113 árvores.

Para a engenheira ambiental, Bianca Galdino, as práticas sustentáveis são essenciais, principalmente em estabelecimentos de grande porte. “Por conta do grande fluxo de pessoas, há muita geração de resíduos, consumo de água e energia elétrica. Aplicar estas práticas é de suma importância para reduzir os malefícios da intervenção humana”, enfatiza.

O Shopping Praça da Moça também realiza ações com empresas parceiras terceirizadas para a coleta de lixo, separando resíduos líquidos, orgânicos e recicláveis, oferecendo o destino correto a cada tipo de material.

“Estamos em constante evolução e buscando soluções que nos mantenham como uma vitrine de boas práticas ao setor. Realizamos ações onde recebemos estudantes para apresentar as ações sustentáveis aplicadas no shopping e estamos sempre disponíveis aos lojistas para auxiliar na implementação de ações que geram impacto positivo ao shopping, visitantes, colaboradores e à toda sociedade”, finaliza Lima.

fonte: SEGS 

Nenhum comentário: